Análises

Análise – I am Setsuna

8
RPG Old-School
Inspirado no clássico atemporal Chrono Trigger, I am Setsuna é uma grande homenagem às obras-primas dos JRPGs do passado.

I am Setsuna é um RPG japonês desenvolvido por um novo estúdio chamado Tokyo RPG Factory e distribuido pela Square-Enix para PS4, PSVita e Steam.

Um projeto com um potencial muito grande e que certamente agradará aos fãs de RPGs old-school.

A aventura é toda orquestrada por uma maravilhosa trilha sonora completamente composta por faixas em piano (inclusive temas de batalhas e chefes) pelo compositor Tomoki Miyoshi que trabalhou também em Soul Calibur V e alguns animes como STEINS;GATE.

Você toma o controle de um misterioso mercenário mascarado no qual recebe a missão de assassinar uma garota chamada Setsuna, que virá a ser conhecida como o Sacrificio, uma jovem oferenda a um templo sagrado.

As primeiras impressões que se tem é a inspiração nos RPGs antigos, principalmente em Chrono Trigger com algumas semelhanças técnicas e artísticas inclusive. A forma de encontro com os inimigos, a barra de ATB (Active Time Battle, que é usada em Chrono Trigger e Final Fantasy por exemplo), golpes em combinação com outros personagens, são alguns exemplos.

Ele é todo ambientado em um mundo coberto de gelo, mas mesmo com essa temática o jogo conta com uma variedade muito grande de cenários bonitos, coloridos e diferentes evitando que o jogador se sinta preso a locais monocromáticos e monótonos.

Caminhamos em vilarejos, florestas, lagos, cavernas, montanhas e, também, um World Map tradicional como nos Final Fantasies antigos.

História

I am Setsuna conta uma história de sacrifício, uma peregrinação a uma terra sagrada em troca da paz temporária, parando os ataques frequentes de demônios pelo mundo.

Como dito anteriormente, o personagem principal recebe uma missão para tirar a vida de Setsuna, visitando um pequeno vilarejo em uma ilha isolada sem dar os motivos reais.

i am setsuna (11)

Ao longo do inicio do jogo, você descobre que neste vilarejo um sacrifício é dado a cada 10 anos através de um ritual onde a garota que atinge 18 anos é escolhida para servir de oferenda.

O herói encontra o seu alvo e a acompanha para um local isolado no qual ela explica a trajetória e o seu objetivo e lhe pede para que a acompanhe nessa jornada. Mesmo assim ele insiste em prosseguir com a missão que lhe foi dada apenas para ser impedido posteriormente por dois indivíduos do vilarejo de Setsuna.

Um ataque de demônios ocorre logo em seguida, forçando você a lutar ao lado da garota para proteger o local. Ao compreender o motivo que leva Setsuna a seguir com a peregrinação do sacrifício, você, Setsuna e Aeterna dão inicio a jornada como seus guardiões até o fim.

i am setsuna (9)

Gameplay e Gráficos

É um jogo muito bonito, trabalhado nos mínimos detalhes nos cenários e personagens. Dentro das casas em vilarejos quanto florestas você pode perceber diversos efeitos interessantes como neve caindo das árvores, o rastro que você faz ao caminhar, um riacho batendo nas rochas, neve se acumulando nos terrenos, etc…

A animação dos personagens e inimigos são muito bem executadas, fluindo de uma maneira muito suave e natural. Unidas a efeitos luz e iluminação, trazem bastante vida a jogatina.

Se tratando de um RPG japonês tradicional, I am Setsuna lembra muito Chrono Trigger em muitos aspectos de navegação e batalha, desde andar ou correr pelos mapas, navegar pelos menos ou lutar.

i am setsuna (7)

Os encontros com os inimigos são pré determinados no cenário, podendo analisar com calma antes de engajar em novo conflito ou tomar iniciativa chegando por trás dos mesmos.

O sistema de batalha é por Active time Battle (ATB), no qual a barra começa a encher designando a ordem de ação dos personagens. Uma vez que ela está cheia você consegue executar os comandos de ação, para atacar, usar um item ou um ataque especial.

Você e os inimigos possuem essa barra, então eles irão atacar dado um tempo também, porém isso pode ser alterado nas opções, selecionando WAIT ao invés de ACTIVE. Isso é ótimo para quem não está acostumado com uma certa pressão durante as lutas, mas influi diretamente no desafio do jogo.

Ao deixar a barra cheia, um outro medidor encherá junto: a barra de SP que pode ser acumulada em até 3 pontos. O SP tem a função de executar o que o jogo chama de Momentum mode, pressionando o botão de ação logo que o personagem em questão usa uma skill ou simplesmente ataca. Os efeitos variam desde danos extras (mais hits), aumento de força do ataque, chance de dar críticos, curar status, entre outros.

heroO que nos leva a uma outra mecânica chamada Singularity, que são acontecimentos aleatórios durante a batalha que concedem alguns atributos temporários como danos elementais elevados ou aumento de defesa por exemplo. Esses singularities acontecem com mais frequência quando os Momentuns são executados, incentivando o uso constante deles durante as batalhas.

Os acessórios tem um papel importante também, pois alem de dar alguns atributos especiais, eles possuem slots para Sprinites, que são basicamente os comandos e habilidades que podem ser equipados. Os Sprinites não podem ser usados por todos, com excessão de alguns, mas magias como Cure ou Lightning podem ser usados apenas por Setsuna, enquanto outros sprinites de ataque ou defesa podem ser usados por outros personagens. Ele são limitados por algumas características de slots, como Support Sprinite ou Command Sprinite, variando de acessório para acessório.

Esses itens também liberam aleatoriamente o Fluxation, que são bonus são ativados através do uso de Momentum, como explicado anteriormente. Esses bônus influenciam aumento de velocidade do ATB ou reduzir o custo de MP por uso de magia.

i am setsuna (4)

Existem muitos recursos interessantes de melhoria dos equipamentos e acessórios dos seus membros da equipe, podendo ser encontrados materiais pelo mundo para forjar e dar upgrades espalhados pelo chão do world map, dungeons, vendedores ou drop de inimigos.

Vender o “loot” que os inimigos deixam após vence-los em combate irá alimentar as lojas, podendo resgatar Sprinites como recompensa. Alem do conteúdo tradicional que é vendido também, como armas e itens.

i am setsuna (6)

Som e Música

I am Setsuna é um jogo de um instrumento só, o piano. Eu sou muito fã de músicas em piano e violino então a trilha sonora muito me agradou. No entanto algumas coisas não combinam tanto com o instrumento como os temas de batalhas por exemplo. Nada crítico e você acaba se acostumando.

Eu acredito que possa se tornar um clássico ao longo dos anos porque as faixas são muito bonitas e muito bem produzidas, principalmente as que pertencem a eventos mais tristes e melancólicos (que é o foco do jogo)

Durante as batalhas, os personagens falam ao atacar ou quando vencem um conflito. É uma pena que ele não seja todo dublado porque as vozes são bem legais e dão bastante vida a aventura.

i am setsuna (1)

Considerações finais

Se você gosta de um RPG old-school deve jogar I am Setsuna. Foi uma surpresa agradável e honestamente não estava esperando que fosse um jogo tão bom.  Ele traz a união de muita coisa que admiro num jogo, então me apeguei muito rápido mesmo.

É um RPG no qual você consegue terminar com 30-40 horas, curtindo bastante os sistemas do jogo e trabalhando nos extras.

É excelente para quem quer pegar algo menos pretensioso e fugir um pouco dos mais moderninhos. Recomendado!

Fábio Kraft
Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)

Comentários