Análises

Análise – Grow Up

Divertido com controles frustrantes
Grow Up tem uma idéia bacana, com mecânica simples e cativante, mas a jogabilidade travada propositalmente prejudica a experiência.

Grow Up é um game de plataforma 3D, desenvolvido pela Reflections e distribuído pela Ubisoft.

No game controlamos BUD, um robô muito carismático que tem que recompor as partes de sua nave “MOM”, com a ajuda de uma versão sua em satélite. O robô vai explorar planetas e recolher partes da nave em todo tipo de cenário diferente.

No game BUD pode pular, agarrar, escalar e ele conta com um dispositivo que coleta sementes distintas e lança elas de volta no solo criando diversas plantas diferentes que irão ajuda-lo em sua jornada, como por exemplo um cogumelo que serve para impulsionar o pulo de BUD, ou uma planta plataforma e assim por diante.

Os gráficos do game são bonitos seguindo sua própria proposta, texturas simples e muita cor. A trilha sonora também vai mais pela linha da diversão.

Após explicar as mecânicas e traçar seu objetivo, o restante fica por conta da intuição, agarrar as plantas novas, coletar sementes que irão te ajudar a subir cada vez mais alto, etc…

Os pedaços da MOM são sempre em colinas, plataformas flutuantes, pedaços de planetas e lugares altos, muito altos. O jogo inclusive conta com um marcador de altura em metros, onde cada vez que atingimos um recorde de pico ele irá nos alertar.

grow-up-9

Porém BUD é difícil de controlar, os comandos tem um retardo e uma lerdeza propositais e não entendemos realmente qual era o intuito dos desenvolvedores ao projetar BUD dessa forma. Se era tornar o game mais difícil conseguiram, porém da forma mais irritante possível. O personagem não obedece os comandos com precisão e por diversas vezes eu estava acima dos 600 metros de altura e caia lá de cima por culpa da câmera mal posicionada e um personagem com uma movimentação horrível. BUD é pesado, lento e impreciso, o que pra mim fez perder o sentido de grande parte da experiência.

Prós:

  • Visual e trilha sonora carismáticos
  • Objetivos e ferramentas criativas

Contras:

  • Jogabilidade travada e imprecisa, resultando em dificuldade frustrante
Pedro Kakaz
Últimos posts por Pedro Kakaz (exibir todos)

Comentários