Análises

Análise – Pro Evolution Soccer 2017

Campeonato Brasileiro oficial!
Ótimas mudanças em relação a versão anterior. Melhores gráficos e jogabilidade dão uma longevidade muito grande, além da parceira inédita na história do futebol nacional.

Pro Evolution Soccer 2017 chega com ótimas mudanças em relação a sua versão anterior, que já surpreendeu, deixando nítido que a Konami está mais experiente em trabalhar com a Fox Engine.  As melhoras vão desde a parte gráfica até o alicerce do game, que é sua jogabilidade.

Jogabilidade

E começamos o review por esse que é o ponto mais importante para os que acompanham a série. A movimentação dos jogadores melhorou consideravelmente. O game anterior tinha uma jogabilidade aprimorada mas mesmo assim os jogadores causavam um aspecto artificial dentro de campo. Isso foi embora no PES 2017, que traz um show de novas animações e movimentações que encantam desde o primeiro tocar de bola.

pes-2017-9

Essa movimentação está tão incrível que agora você se sente na obrigação de tentar um drible onde numa mesma jogada igual em versões anteriores era melhor realizar um toque de bola. Essa sensação vem desse aprimoramento na jogabilidade, te dando um total controle do seu time. Os jogadores estão exatamente onde você gostaria que estivessem, são inteligentes em acompanhar quem você controla em uma jogada de ataque, ou se organizar para se defender, seja num contra-ataque ou em uma jogada na qual tu está sofrendo pressão em sua defesa. Você percebe todo o cuidado que a Konami teve com o jogo nesses detalhes.

Lançamentos não estão mais na formula mecânica e agora nem sempre um chutão de um zagueiro para o ataque irá render em uma boa jogada. Ao contrário, na maioria das vezes você acabará entregando a bola para o adversário. A qualidade do jogador está interferindo demais num lançamento ou finalização e isso deixa o game mais voltado para a realidade do que o tradicional aspecto arcade da série, o que sinceramente eu gostei muito.

Quando comparado as suas últimas versões, PES 2017  mostra que a Konami buscou nos últimos anos resgatar o que a série tinha de melhor, e agora resolveu ousar acrescentando detalhes que antes não existiam no jogo.

Isso fica claro no modo como a inteligência artificial se comporta a cada partida. Fiz alguns testes insistindo sempre uma mesma jogada durante a partida e nas primeiras tentativas fui feliz usando apenas o lado esquerdo do campo para realizar cruzamentos para área. Após isso a CPU fez uma leitura de como eu estava me comportando e colocou uma marcação mais forte daquele lado do campo que destruía todas as minhas tentativas por ali. Esse exemplo mostra que para se dar bem no jogo será necessário variar seu estilo criando diversos tipos de jogadas, caso contrário, você será marcado facilmente.

PES 2017 (2)

Gráficos

Graficamente o game está muito bonito. Os estádios estão lindos e a câmera do game foca em detalhes dentro de cada estádio dando a sensação de você está fazendo parte de tudo aquilo, seja nas placas de publicidades, traves, arquibancadas e gramado, deixando o jogo com um visual belíssimo.

Os jogadores também tiveram ótimas melhoras gráficas, com expressões muito realistas, seja para mostrar indignação em uma marcação de falta ou a explosão de alegria ao marcar um gol. O detalhe gráfico é tamanho que até mesmo as chuteiras estão mais caprichadas. Agora o juiz marca com spray as faltas próximas ao gol realizando um efeito inédito na série.

Felizmente essa melhora gráfica não afetou o frame rate do jogo e a Fox Engine segura bem o game nos seus 60 quadros por segundo deixando a partida fluida até mesmo nos replays, o que vinha sendo um problema desde a geração de consoles anterior. Muitas vezes chegava a incomodar pela aquela queda de FPS mas nessa nova versão prepare-se para lotar seu HD de replays espetaculares. Você vai evitar cortá-los, de tão bonitos que ficaram.

pes-2017-5
O estádio do Maracanã nunca esteve tão bem representado

Quanto aos menus, os mesmos estão bem intuitivos e de rápida assimilação. O problema mesmo ficou por uma alteração nas cores de desempenho dos jogadores onde desde a época do Winning Eleven para PlayStation 1, o game mantinha o seguinte padrão nas cores para mostrar o desempenho de cada jogador:

Versões anteriores

  • Vermelho ou Rosa – Jogador veio para ser o cara do jogo
  • Laranja – Jogador está animado
  • Verde – Jogador está bem
  • Azul – Jogador não está em boas condições
  • Roxa – O jogador está muito mal

PES 2017

  • Vermelho – O jogador está muito mal
  • Amarelo – O jogador está bem
  • Laranja – Jogador não está em boas condições
  • Verde – Jogador está animado
  • Azul – Jogador veio para ser o cara do jogo

Essa alteração gerou uma tremenda confusão, já que o padrão dessas setas existente a mais uma década foi desfeito. Claro que é algo que dá para se acostumar com o tempo, mas num primeiro momento será comum você realizar uma substituição rápida dentro de um jogo e depois de alguns instantes notar que fez a escolha errada porque se esqueceu que as cores das setas mudaram nessa nova versão. Foi uma alteração desnecessária que complicou as coisas para jogadores de longo tempo na série.

Som

O som da torcida e o barulho da bola não sofreu alteração em relação a versão anterior e diversos clubes continuam com torcidas com cantos próprios, como já existia nos games anteriores.

A trilha sonora manteve seu padrão de qualidade, mesclando com músicas conhecidas das rádios e agradáveis novidades. Só não espere desta vez nenhum grande clássico, como tivemos o Queen com We Will Rock You na versão do ano passado.
A maior novidade é que Milton Leite chega para substituir Silvio Luiz como narrador do jogo. Milton Leite já tem experiência em narração de jogos de futebol, afinal ele era o narrador de FIFA a uma década atrás.

Apesar de gostar da narração do Silvio Luiz seus jargões já estavam se tornando repetitivos demais, afinal foi uma longa seqüência de jogos dele como narrador. Agora com Milton Leite o jogo traz novos jargões do narrador do Sportv e volta a ter gritos de gol, algo que não existia na narração do Silvio Luiz.

É notável que algumas frases padrões do PES continuam mesmo com o narrador tendo sido alterado, assim como algumas narrações de lances estão incoerentes, mas essa é uma falha que pode ser corrigida em futuros updates e no geral a mudança foi positiva e trouxe um clima de novidade para o jogo.

pes-2017-28

Exclusividades

A guerra por compra de ligas, estádios, parcerias com clubes entre FIFA e PES foi algo que nos acostumamos com o passar dos anos e dessa vez o PES 2017 chega com exclusividades interessantes.

Uma delas foi adquirir o Camp Nou, um dos mais importantes estádios do planeta, que está exclusivamente no jogo com uma belíssima representação gráfica. Achei o estádio mais bonito e bem detalhado do game. Os outros estádios também estão impressionantes e um ponto interessante é que em alguns deles você consegue visualizar os arredores do estádio antes da partida iniciar. São detalhes que dão uma imersão a mais para o jogo e fazem a diferença na apresentação.

A maior exclusividade para nós do Brasil, foi a parceria da Konami com a CBF que rendeu pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de modo oficial dentro do jogo, contando com todos os clubes da primeira divisão. Esse foi um presente da Konami para os gamers brasileiros e certamente essa é a melhor representação do futebol brasileiro que já existiu em um jogo de videogame.

Foi um trabalho tão bem feito que diversos times brasileiros apresentem até seu terceiro uniforme, tudo muito bem detalhado mostrando a atenção aos detalhes que a Konami teve para nos trazer essa exclusividade.

Infelizmente alguns clubes da Serie-B que estavam disponíveis nas versões anteriores não estão mais no game. Nada de jogar com Vasco da Gama, Bahia ou Goiás de forma oficial no PES 2017. O único clube brasileiro fora da serie A que se encontra no jogo, é o RB Brasil, que consta na lista de Outros (América Latina).

O game também não irá mais contar com a Copa Libertadores, assim como alguns clubes europeus que não assinaram com a Konami e estão com nomes genéricos dentro do game. Esse é um duro baque para quem já estava acostumado a jogar a Libertadores no game, assim como alguns clubes como o Real Madrid.

Felizmente o modo de edição é muito completo e permite que o jogador personalize seus clubes e ligas para deixar do jeito que desejar. Além disso existe um modo de edição onde você pode importar times através de um pendrive e uma breve busca na internet já será suficiente para você encontrar arquivos que irão corrigir os clubes que estão sem licenças dentro do game.

pes-2017-29

Isso facilitou muito a vida de quem gosta de deixar tudo organizado. Até a versão anterior levavamos horas para corrigir clube por clube e agora ao importar esses arquivos tudo ocorre de forma automática.

As escalações de diversos clubes já estão atualizadas mas alguns clubes brasileiros ainda carecem de ajustes, como por exemplo o Flamengo que ainda não tem o meia Diego, o São Paulo que não tem o Chavez e o Palmeiras que ainda não tem o zagueiro Mina. Pelo que conhecemos da Konami essas atualizações devem ocorrer em breve.

Algo a lamentar profundamente é que o jogo não possui o Bayern de Munique, nem mesmo de modo genérico como alguns clubes. Isso é algo grave e é lamentável deixar um dos principais clubes do planeta de fora do jogo, ainda mais se for levar em conta que o PES 2015, primeiro jogo da série na atual geração, trazia Mario Götze com a camisa do Bayern na capa.

pes-2017-33

Modos de jogo

Os principais modos de jogo da série continuam presentes. Dentro da aba competição você encontra a UEFA CHAMPIONS LEAGUE, UEFA EUROPA LEAGUE e a AFC CHAMPIONS LEAGUE (Liga internacional Asiática). Você também encontra Ligas e Copas onde é possível selecionar a competição que desejar; assim como as competições online.

Já na aba “Partidas” é possível jogar amistosos, seja offline contra a CPU ou amigos, assim como partidas online amistosas ou através do divisões online. Você começa da divisão 12 e deve ir vencendo para subir as divisões, encontrado adversários cada vez mais difíceis.

Na aba “Vida Futebolística” você encontra o myClub, Liga Master e Rumo ao Estrelato, que são modos de jogo já conhecidos da série com algumas melhoras.

Por fim temos a aba “Extra”, onde podemos treinar, editar tudo que é possível no jogo, conferir estatísticas online, assistir os replays gravados e alterar configurações diversas. É aqui que você pode realizar a função “Atualização ao vivo”, sistema que deixará o desempenho dos jogadores de acordo com a realidade.

Isso quer dizer que se o jogador foi mal recentemente em uma partida real, isso afetará o jogo também. O mais bacana é que agora o sistema de atualização ao vivo também está afetando o Campeonato Brasileiro, pela primeira vez na série!

Finalizando

PES 2017 chega para agradar tanto o casual gamer, que busca jogar com amigos num final de semana, como aquele apaixonado por jogos de futebol, que joga diariamente querendo aprimorar seu desempenho.

É um jogo que tem uma longevidade muito grande e com uma parceira inédita na história do futebol nacional certamente trará novos jogadores que estavam a alguns anos no game concorrente.

É notável como a Konami se preocupa com o título e vem aprimorando suas qualidades ano a ano. Mesmo assim não podemos fazer vistas grossas principalmente para as parcerias que diminuíram, trazendo diversos clubes europeus antes licenciados, agora com nomes genéricos. Apesar de ser algo simples de corrigir com arquivos de edição, é algo que muitos desconhecem e passarão despercebidos sobre essa função, o que pode afastar alguns jogadores por não ter seu clube europeu favorito licenciado.

Mesmo com esses problemas burocráticos, fica claro que o PES 2017 é um jogo melhor em relação ao seu antecessor, evoluindo em vários aspectos. Vai divertir todos aqueles que gostam de jogar um game de futebol, seja com amigos ou com a inteligentíssima inteligência artificial do jogo.

Prós

  • Campeonato Brasileiro Licenciado
  • Jogabilidade aprimorada
  • Gráficos melhores e fluidez nos replays
  • Novas animações e ajustes deixaram o game mais realista
  • Estádios com uma reformulação gráfica incrível (exclusividade do Camp Nou)
  • Inteligência Artificial surpreendente

Contras

  • Perda de licença de alguns clubes Europeus
  • Bayern de Munique fora do jogo
  • Alteração no padrão de setas de performance dos jogadores
  • Transferências de alguns clubes desatualizadas
Avatar
Últimos posts por Itamar Diniz (exibir todos)

Comentários