Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 6 de dezembro de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Análise – Forza Horizon 3

Análise – Forza Horizon 3
Átila Graef

Review

O melhor jogo de corrida da geração

Com controles precisos, gráficos realistas, centenas de atividades, 350 carros e músicas customizáveis, Forza Horizon 3 é o melhor, mais completo e mais bonito jogo de corrida da geração.

Vamos começar esse review de maneira diferente? Normalmente falamos do jogo para depois chegar ao veredito, mas Forza Horizon 3 é o próximo passo da evolução dos jogos de corrida.

Desenvolvido pela Playground Games, o retorno desta variante da franquia Forza Motorsport é simplesmente o melhor jogo de corrida da geração até agora. Estamos diante daqueles jogos que são compra obrigatória, seja você dono de um Xbox One ou um PC com Windows 10.

Bem vindos ao Festival Horizon!

O primeiro game foi no Colorado. O segundo na Europa, no noroeste da Itália e sudeste da França. Forza Horizon 3 muda novamente de continente e embarca para a Austrália, oferecendo um mundo aberto incrivelmente maior que o de Forza Horizon 2. A experiência visual é única e contempla todas as variáveis que um fã de jogos de corrida poderia querer.

A Austrália oferece ainda mais variedade nos eventos que você vai participar.  Nesse aspecto, Forza Horizon 3 não é apenas um jogo de corrida. É um grande “playground” cheio de coisas para se fazer a bordo de carros. Há ruas da cidade, praias, florestas, campos e uma grande mancha do Outback australiano. A ideia do festival é uma ótima maneira de ligar as mais variadas classes de carros de corrida através de muitos terrenos diferentes.

Para essa viagem o jogador terá 350 veículos diferentes. Cada um possui interior e exterior modelados com detalhes incríveis e o jogo reforça isso com a estréia do sistema Forza Vista na série Horizon. Agora, os jogadores poderão explorar seus carros, tirar fotos e conhecer mais sobre a história de cada um dos veículos como já faziam na série Forza Motorsport.

A principal diferença desta vez é que você está no comando do festival. Isso reflete na progressão, a forma como você desbloqueará novos eventos e desafios. Como líder do festival,  agora você escolhe a próxima localidade e estilo do evento e decide quem são os pilotos que farão parte do seu grid. Seu trabalho é ganhar fãs ao completar desafios e vencer corridas.

Jogabilidade

Forza Horizon 3 ainda mantém a jogabilidade precisa e macia. Você sente uma sensação imediata do peso e poder de cada veículo ao apertar o acelerador. Cada veículo responde de maneira diferente e ainda que não seja um simulador como a série Motorsport, ele não é um jogo Arcade puro. Há um misto de estilos de jogabilidades único a Horizon que é simplesmente divertido. É possível passar horas realizando diferentes eventos no game sem enjoar. A variedade de veículos e terrenos conseguem garantir isso.

Felizmente o maior defeito de Forza Horizon 3 é facilmente contornável. O jogo é demasiadamente fácil e começa com assistências ligadas, IA não tão agressiva (mesmo com os drivatars carregados) e ainda conta com o recurso de voltar no tempo para corrigir eventuais erros.

Felizmente essas assistências podem ser desativadas e é possível aumentar a dificuldade da CPU e fazer isso aumenta as recompensas que você conquista ao final da corrida.

O sistema de Forza Drivatar está de volta e cria uma inteligência artificial pra cada corredor baseada no estilo de direção de um jogador da sua lista de amigos. Com isso você vai correr contra seus amigos, mesmo que eles não estejam jogando. A recíproca é verdadeira e quando você não estiver jogando, seu drivatar irá disputar eventos e trazer créditos de bônus das corridas disputadas com seus amigos.

Vale destacar os modos online. Os eventos multijogadores vão desde corridas padrão, a modos de arena, como capturar a bandeira e “infectado”. Mas a melhor novidade é sem dúvidas a campanha em cooperativo, onde você pode simplesmente agrupar-se com seus amigos para uma aventura na Austrália com até outros três jogadores no seu jogo, explorando os diversos eventos e desafios do mundo aberto.

GRÁFICOS

Possivelmente estamos diante do jogo de corrida mais bonito até hoje. A versão de Xbox One é um primor gráfico e mantém a mesma jogabilidade estável de Forza Horizon 2, no mundo aberto com diversos veículos na tela em constantes 30 FPS sem quedas. Tudo está mais bonito e todos os efeitos evoluiram. As praias são simplesmente absurdas e em alguns momentos é possível confundir o cenário com uma praia da vida real. Duvida? Olha o gif abaixo:

Mas é a versão de PC que causa o maior impacto nesse departamento. Disponível através da loja do Windows 10, o título é exclusivo dessa plataforma e faz todo o uso dos amplos recursos do PC para entregar pela primeira vez os gloriosos 60 FPS à série Forza Horizon.

Mas para isso é preciso ter uma máquina potente. O jogo só vai rodar na configuração High em 1080p e 60 FPS constantes em máquinas equipadas com processadores das gerações mais recentes com uma GPU GeForce GTX 970 ou Radeon RX480 ou superiores. Abaixo disso pode se preparar pra mexer no setup e reduzir alguns efeitos pra não ter quedas na performance. Ultra só nas GTX 980 Ti ou equivalentes. Placas de mais de 2000 reais. Mas se o bolso permite, o jogo vale e a experiência no Ultra é ainda mais fantástica.

Forza Horizon 3 é o segundo título do selo Xbox Play Anywhere. Isso significa que a compra do jogo garante versão de PC e de Xbox One independente da plataforma escolhida. O sistema funciona muito bem e alguns dias após testar o jogo no Xbox One, continuamos a campanha direto no PC, carregando o progresso do título do Xbox sem qualquer necessidade de configuração adicional. Posteriormente voltamos ao Xbox One e o save da versão de PC estava lá, com lances nos leilões de carros dados, pontos de habilidades ganhos e nossa garagem intacta. É realmente um sistema muito prático e não requer nada por parte do jogador. Basta escolher a plataforma onde você quer jogar.

Trilha Sonora

A música é a alma da série Forza Horizon, com uma variedade na trilha sonora mais variada que nos games da franquia Forza Motorsport.

Agora, além das diversas estações com os variados estilos de música eletrônica, hip hop, rock, clássica, entre outros, ainda é possível sincronizar com o serviço do Microsoft Groove e curtir suas próprias playlists personalizando ainda mais a experiência. Quem não for assinante do serviço ainda ganha 14 dias grátis para testar com o Forza Horizon 3.

Compre esse jogo!

Com controles precisos, gráficos que beiram a realidade, centenas de eventos, muitas atividades, 350 carros, diversos modos online e músicas customizáveis Forza Horizon 3 é o melhor, mais completo e mais bonito jogo de corrida já lançado até hoje. Se você tem um Xbox One ou um PC Gamer, compre esse jogo agora!

Prós

  • Gráficos absurdamente realistas
  • Jogabilidade no perfeito mix entre Arcade e Simulação
  • Mundo aberto com centenas de eventos
  • Cooperativo Online para até 4 jogadores
  • A versão de PC é simplesmente absoluta

Contras

  • Narradores continuam chatos como sempre. Menos chatos, mas ainda chatos.
  • Dificuldade bem baixa no geral. É necessário aumentar manualmente para ter desafio.
Átila Graef

Átila Graef

Átila Graef é fanático por conquistas do Xbox 360, General aposentado em Halo Wars, colecionador de placas de Arcades, e apaixonado por F-Zero GX.