Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR.com | 12 de dezembro de 2018

Ir para o topo

Topo

Um Comentário

Análise – Crazy Machines 3

Análise – Crazy Machines 3

Review

Puzzle original e inteligente

Um título original como não víamos há muito tempo. Complexo, difícil e instigante. Compra certa para os amantes de puzzle.

Crazy Machines 3 é um game de puzzle e estratégia com física realista desenvolvido pela FAKT Software e distribuído pela Daedalic Entertainment.

O game segue a fórmula dos anteriores, aprimorando ainda mais a física e a complexidade dos desafios. Sem enredo e sem história, você terá de resolver diversos quebra-cabeças em muitas formas e maneiras um atrás do outro.

O gráfico está ótimo com modelagens e texturas perfeitas para a proposta, assim como a iluminação. Os desenvolvedores apostaram em um aspecto realista e usaram a tecnologia a seu favor. Você identifica rapidamente o material de que um objeto é feito, e mais do que isso, esse material irá influenciar na sua maneira de pensar e agir, o que aprimora mais a experiência. Não temos aqui apenas um primor de qualidade gráfica, mas algo que influencia diretamente no gameplay.

E falando do gameplay, esse é o principal fator do game. Você irá se deparar com uma situação congelada, seja um carro estacionado com um caixote na traseira, ou uma série de peças de dominós empilhados. Ou ainda um complexo caminho de objetos que irão suceder a queda um do outro. Aperte o botão “play” e perceba como as coisas irão agir sozinhas sem sua interferência. Aqui você é entregue ao seu desafio. Exemplo: as peças de dominó não irão cair todas, o complexo caminho de objetos irá falhar em derrubar tudo ou a caixa de trás do carro precisa ser colocada dentro dele. Cabe a você decifrar como isso vai acontecer.

O jogo vai te entregar uma série de objetos que você tem a seu uso para posicioná-los da maneira que você preferir nesse cenário, complementando e resolvendo o desafio. Você terá aquela peça de dominó que falta para todas as outras caírem, ou terá engrenagens para auxiliar o caminho complexo ou ainda uma plataforma móvel para jogar a caixa no carro.

crazy-machines-3-10

A complexidade e a dificuldade são graduais e ao mesmo tempo que o jogo vai te ensinar os mecanismos, ele logo vai dificultar a situação, utilizando aquela mesma ideia para solucionar o problema.

A dificuldade é o ponto forte do game. Ela intriga e instiga e você vai querer avançar e desejar ser testado cada vez que você consegue realizar o desafio proposto. Esse é o meu tipo de dificuldade preferido: instigante e não frustrante.

Outro ponto forte é a criatividade com objetos diferentes e a disposição deles. É tudo muito criativo e eu me perguntava a cada nível “como os desenvolvedores pensaram nisso?”

Me lembrou muitas vezes cenários de Mario Galaxy 2, com objetos perfeitamente posicionados para eu não conseguir cumprir o objetivo sem pensar e pensar e pensar.

crazy-machines-3-7

A trilha sonora é marcante, composta de músicas leves e nada estressantes. Eu diria que aqui temos um amigo que irá nos acompanhar durante o gameplay, que vai ajudá-lo a manter a calma enquanto está preso durante duas horas no mesmo desafio.

Crazy Machines 3 é perfeito dentro de sua proposta. Um título original e como não viamos há muito tempo. Complexo, difícil e instigante e compra certa para os amantes de puzzle.

Prós

  • Extremamente criativo
  • Trilha sonora excelente
  • Funciona excepcionalmente bem

Contras

  • Isso pode ser um problema para alguns: a dificuldade é elevadíssima
Pedro Kakaz

Pedro Kakaz

Pedro Kakaz é apaixonado por Dark Souls, eterno hero of time, jogador de Dota que ama o trabalho que faz.