Notícias

Switch: ações da Nintendo caem após revelação

As ações da Nintendo tiveram um aumento significativo no período que antecedeu o anúncio do Switch, mas agora que ele foi finalmente revelado, o valor das ações da empresa terminou em queda.

A Bolsa de Valores de Tóquio encerrou suas atividades com uma queda de 6,5 por cento nas ações da Nintendo. Isso derruba US$ 1 bilhão em valor de mercado que a empresa havia adquirido quando as ações subiram no início desta semana.

A queda no valor das ações pode ser atribuída a uma série de coisas, mas o motivo principal é que grande parte dos acionistas não acreditam muito no apelo do novo console para o grande público.

switch-1

Dr. Serkan Toto um analista do mercado asiático disse em entrevista ao GamesIndustry: “Desculpe, mas uma abordagem console/portátil é tão inovadora assim em 2016? Eu estou mais preocupado com o grupo-alvo do dispositivo. Quem, além dos fãs da Nintendo, vai comprar o Switch?

“O console carece de uma característica matadora, e eu acho que vai ser muito difícil para a Nintendo reconquistar os jogadores casuais que estão principalmente nos celulares agora. No Japão, por exemplo, o setor de jogos mobile já é de 2-3 vezes maior do que consoles . Mesmo o PS4 luta aqui. Vai ser um desafio enorme tentar inverter essa tendência “. afirmou Serkan.

Alguns apostam que Super Mario Run anunciado para iOS poderia ajudar a atrair as pessoas para console. Mas o Dr. Toto acha que isso pode não se concretizar. “Acho que é muito difícil imaginar um cenário em que um número crítico de usuários móveis acostumados ao free-to-play converte para um console tendo que comprar o hardware e software investindo centenas de dólares para isso. São diferentes mercados e é muito difícil fazer essa ponte.“, disse ele.

Outro analista de destaque na história, Piers Harding-Rolls da IHS, disse que o Switch parece uma forma de se defender contra a “invasão cada vez mais robusta do smartphone e jogos tablet mas ainda apela para jogadores de console tradicionais que estão à procura de um console tradicional da Nintendo.” Segundo ele , será importante para a empresa mudar a abordagem e “evitar a entrega de uma experiência de qualidade inferior, tentando ser tudo para todos os usuários.

super-mario-run-01_070916
Super Mario Run seria um dos carros chefe do Switch para atrair o público mobile, apostam alguns investidores

O IHS está prevendo que o Switch venda 2,85 milhões de unidades em todo o mundo no lançamento, em Março de 2017.

Os analistas da GamesIndustry também foram questionados sobre o preço do Switch e todos  concordam que a Nintendo não deveria lançar o console acima de US$300.

Resta aguardar pra vermos os próximos capítulos dessa novela, mas apesar da surpresa inicial, tudo indica que o Switch vai ter trabalho pra mostrar a que veio. Para mais novidades sobre a Nintendo, continue ligado aqui no vgBR.com.

Átila Graef

Comentários(3)

  1. Avatar

    Pois eu digo que o mim eh compra certa p 2017. Como o João Paulo disse, texto tendencioso.
    Pela qntidade de empresas que serão parceiras do NS,sim, estão apostando na idéia.
    Tem gente q não gosta da Nintendo pq prefere PS4. Não eh pq vc prefere outro game que o concorrente não presta.

    • Átila Graef

      Não tem gostar ou deixar de gostar na notícia. Números não comportam isso. Eu não prefiro nada, apenas postei uma notícia com números que não te agradam, mas a culpa não é do site. Se quer brigar com alguém, brigue com os acionistas da Nintendo.

Comentários