Análises

Might & Magic: Showdown – Análise

RPG estratégico competitivo
Bons gráficos, um sistema de jogo inteligente e ótimo desafio para os amantes de RPG e estratégia. Ver as miniaturas vivas e ter combates competitivos em tempo real é maravilhoso.

Might & Magic: Showdown é um game de rpg tático em visão isométrica desenvolvido pela Fun House e pela Ubisoft Montreal e distribuído pela Ubisoft, para Steam nos PCs.

Might & Magic: Showdown se passa no extenso universo de Might & Magic, lançado primeiramente para DOS e Windows. O novo jogo tem uma proposta completamente diferente dos antecessores. Por mais que Might & Magic sempre tenha abordado a temática de RPG e estratégia vemos em Showdown o ápice disso. Lembro de ter jogado o famoso Heroes of Might and Magic III Complete, uma edição que continha um compilado da série e todas as magias e criaturas que tanto me fascinaram estão de volta! A visão em primeira pessoa foi abandonada para uma visão isométrica que da uma liberdade maior para estratégias e o game não segue mais uma narrativa com dungeons e segredos. A proposta agora é o PvP em arena, o que deixou a proposta bem mais interessante.

Quando iniciamos já somos ensinados de maneira didática e dinâmica sobre o novo sistema: o game contém miniaturas dos personagens com preços neles e moedas que ganhamos conforme avançamos. A miniatura é de um herói ou de um suporte a esse herói, com status e habilidades. O herói pode ser um knight parrudo e porradeiro ou um mago com magias de dano e suporte e assim por diante. Assim que compramos essa miniatura ela é nossa e podemos customiza-la, tornando tanto sua cor ou skins diferentes, e também modificar suas habilidades. Após selecionarmos os heróis e suportes, é hora de finalmente entrar em combate.

Um ponto legal na parte de customização é uma ferramenta de pintura que permite pintarmos cada parte da miniatura da cor que quisermos. Não ela inteira sólida, mas por exemplo a armadura de uma cor, a arma de outra cor, as roupas por debaixo da armadura com uma terceira, etc. Para os amantes da customização é interessante o sistema, eu mesmo sou um apreciador disso e deixei minhas miniaturas elegantes!

O combate vai iniciar e posicionamos nossas miniaturas de acordo com o desafio e as regras propostas;  os heróis somos nós que controlamos, ordenamos quem atacar e qual habilidade deve usar, tudo isso em tempo real. É interessante frisar que essa mistura é intrigante, pois temos que realizar uma estratégia e montar uma tática enquanto a batalha está ocorrendo em tempo real e por isso é tudo muito rápido e intenso. Em contra partida os suportes e adjacentes nós não controlamos, apenas selecionamos anteriormente quais tipos de habilidade a miniatura irá usar e qual tipo de estratégia ela vai seguir e quando o combate inicia ela toma seu rumo e age sozinha, te ajudando e etc.

As criaturas são aquelas que estamos acostumados na série Might & Magic: minotauros, esqueletos, monstros típicos de um RPG. No jogo existe um modo offline para aprendermos a jogar a habilitarmos algumas miniaturas, mas o foco é o multiplayer online competitivo, onde enfrentamos pessoas na arena com nossas miniaturas customizadas.  O balanceamento é impecável, o que em um competitivo é chave. Entrar em batalhas épicas e vencer, ganhar pontos e liberar mais miniaturas é a premissa.

might magic showdown (6)
A animação das criaturas em combate é o diferencial do jogo

Os gráficos são belíssimos, as miniaturas estáticas e em movimento são realmente lindas de ver. Os efeitos das magias, sombras e a batalha, tudo é muito bonito e fluído. A textura de metal das miniaturas ou a base de madeira, os cenários que são tabuleiros porém com detalhes diferentes da vida real, o departamento gráfico é um ponto forte do game.

Fiquei triste do jogo não ter suporte ao português. Talvez venha futuramente, mas por enquanto é realmente decepcionante pois impede o acesso dos que não dominam a língua inglesa.

Might & Magic: Showdow veio pra ficar, para os amantes de RPG e estratégia, ver as miniaturas vivas e ter combates estratégicos em tempo real é maravilhoso. Foi um jogo que desde o momento que liguei para jogar me apaixonei e joguei horas sem perceber. Compra certa para quem curte competitivo ou simplesmente o tema.

might magic showdown (3)

Prós

  • Combate competitivo intenso
  • Criaturas e miniaturas incríveis
  • Gráficos muito bem trabalhados

Contras

  • Falta de localização dificulta a entrada de jogadores que não dominam o inglês 
Pedro Kakaz

Comentários(1)

  1. […] 2 Video 3 Video 4 Vídeo: Opinião do Átila sobre o Switch Video: Expectativas para 2017 Análise Might and Magic: Showdown do Kakaz Video: Might And Magic: Showdown Video: Melhores Jogos de 2016 Análise Resident Evil 7 do […]

Comentários