Análises

Yumeutsutsu Re:Master – Análise

7.5
Visual Novel caprichado
O jogo é visualmente lindo com gráficos e personagens muito detalhados e encantadores. Se você gosta desse tipo de jogo, ele entrega uma experiência satisfatória, mas se não conhece e quer começar a conhecer o gênero, é melhor tentar outro game.

Desenvolvido pela Kogado Studio, Yumeutsutsu Re:Master é um jogo no formato de romance visual, que é basicamente um romance contado com texto e imagens representativas das cenas. O jogo é visualmente lindo, todos os seus gráficos e personagens são muito detalhados e encantadores. Se você gosta desse tipo de jogo, Yumeutsutsu Re:Master entrega uma experiência satisfatória, mas se não conhece e quer começar a conhecer o gênero, é melhor tentar outro jogo.

A história do jogo se passa na cidade de Koenji, não muito longe da capital imperial de Tóquio, onde um pequeno estúdio chamado Eureka Soft se estabeleceu. A heroína Ai se junta à sua irmã Kokoro após receber um e-mail misterioso da chefe do estúdio. Nessa empresa, ela conhece o elenco excêntrico de garotas. Ai começa a aprender a criar jogos e lentamente começa a conhecer as peculiaridades de suas colegas. Então a trama cresce lentamente enquanto a produção de jogos na empresa começa. 

A história se desenvolve com suas escolhas durante a narrativa, que levam a linhas de histórias diferentes para cada uma das opções. Algumas dessas escolhas levam a narrativas surpreendente envolventes e com um apelo emocional muito bem desenvolvido. A linha de história da personagem Nana, por exemplo, poderia servir como aula de estrutura de desenvolvimento de personagem e de história para muitos jogos grandes do mercado atual. Por outro lado, algumas história são extremamente rasas ou arrastadas e têm um enredo muito mal explorado e chato. Um exemplo desse tipo de história superficial é da Marie, que tem uma duração muito menor que de outras é contada de uma maneira muito corrida e rasa, sem desenvolver muito a personagem. Outro grande ponto negativo é a personalidade de Ai, que é incrivelmente fraca e não tem quase nenhum desenvolvimento. Você consegue perceber que mesmo ela tomando diversas ações e estando sempre disposta a tentar o seu melhor, ainda parece funcionar como protagonista principal. É um pouco decepcionante não terem aproveitado o potencial de todos os personagens, mas as histórias boas ainda fazem a experiência ser agradável em vários momentos.

Eu já joguei alguns romances visuais antes e joguei o Yumeutsutsu Re: Master esperando que chegasse próximo a qualidade dos melhores do mercado. O que posso dizer é que o jogo poderia estar entre os melhores, mas ele se perde em algumas tramas. Ainda assim, as histórias mais rasas não ofuscam as melhores, o que torna o jogo altamente recomendável para amantes de romances visuais.

Pros

  • Gráficos e trilha sonora muito boa
  • Dezenas de horas de muita história
  • Muitos caminhos de história emocionantes e divertidos

Cons

  • Alguns caminhos de história fracos e rasos
  • Algumas partes apelam muito sexualização dos personagens

Lucas Pitchinin
Últimos posts por Lucas Pitchinin (exibir todos)