Análises

A Fold Apart – Análise

7.5
Uma história de amor
Ótimo game, com uma história cativante, puzzles criativos e ótimos gráficos. Por mais que seja muito curto, vale a pena para quem está procurando um jogo de quebra-cabeça fora dos padrões, com algo diferente.

A Fold Apart é aquele tipo de game que nos intriga. Ao darmos uma primeira olhada, podemos achar que é simplesmente mais um jogo de puzzle, porém não é apenas isso! O jogo, desenvolvido pela Lightning Rod Games, envolve quebra-cabeças com uma história de amor, e está disponível para Xbox One, PS4, Steam, Switch e aparelhos IOS.

Um casal, que por acaso é realmente muito feliz, acaba tendo que se distanciar quando o homem é obrigado a se mudar para a cidade grande, já que o mesmo precisar ajudar na construção de um novo prédio. Porém, conforme o tempo passa, cada um começa a se questionar se as suas vidas estão seguindo o melhor rumo possível, e refletem também se as suas escolhas realmente fazem bem não apenas para um, mas sim aos dois.

A história é super simples, mas muito cativante. Conforme os personagens avançam, nós vamos vendo mensagens que ambos trocam e percebemos que a relação entre os dois é muito amorosa, mas que com o tempo, eles vão pensando se os rumos que suas vidas estão tomando são realmente o que ambos querem.

Os cenários do jogo também levam em conta as características de cada personagem. Enquanto jogamos com a mulher, passamos por parques e florestas, já que a mesma ama a natureza. Já com o homem, caminhamos por prédios e outros tipos de construções, já que o mesmo está na cidade grande, e é arquiteto. E isso é muito bom, pois traz um toque diferente para cada personagem, já que leva em conta os lugares em que ambos se encontram. Os cenários também são super coloridos e cartunescos, e outro ponto positivo são as transições, já que é super legal ver as folhas se juntando (sim, os cenários são folhas de papel!) A trilha sonora é outro ponto positivo, já que cada melodia representa muito bem desde os momentos mais felizes até os mais tristes. Os controles também são super simples e não possuem nenhum segredo, já que o game tem um ótimo tutorial e nunca nos deixa confusos durante os capítulos.

Mas e como os puzzles entram nessa história? Os personagens estão sempre conversando por mensagens, porém, de vez em quando um dos dois acaba falando algo que intriga o outro, e aí o mesmo acaba refletindo sobre não apenas aquilo, mas sim tudo que ambos estão passando, e isso na forma de quebra-cabeças. Os puzzles são de certa forma bem criativos, já que para prosseguir nos cenários você deve ir dobrando folhas, achando sempre o padrão para conseguir passar. Cada padrão é único, sendo que alguns são bem simples, já outros lhe farão pensar um pouco mais sobre o que fazer. Há também outras variações desses mesmos puzzles, que fazem com que a experiência não fique muito repetitiva com o tempo.

Caso você tenha dificuldade em algum puzzle, há uma opção para utilizar dicas, em que o jogo tomará o controle e lhe mostrará o passo a passo do que deve ser feito. Por mais que seja algo interessante para quem tem mais dificuldade, se essa opção for muito utilizada fará o jogo perder a graça, já que resolver os puzzles sem nenhuma ajuda é muito mais legal.

Porém o game apresenta alguns problemas. De vez em quando certos bugs aconteciam, me obrigando a reiniciar o puzzle. Outro ponto a discutir são as motivações dos personagens para que os mesmos saiam refletindo sobre suas vidas, já que algumas são bem bobinhas, e fazem com que os personagens pareçam um tanto quanto paranoicos. O game também é super curto, sendo possível terminá-lo de 2 a 3 horas, e por mais que seja uma experiência bem divertida, não há nada que o faça querer jogar tudo novamente.

A Fold Apart é um ótimo game, com uma história cativante, puzzles criativos e ótimos gráficos. A mecânica de dobrar folhas até obter a resolução foi algo muito bem implantado, e que traz ótimos desafios em certos momentos. Por mais que seja muito curto, vale a pena para quem está procurando um jogo de quebra-cabeça fora dos padrões, com algo diferente.

Pros

Cons

[joomdev-wpc-pros]

  • História cativante
  • Puzzles criativos e muito bem implementados
  • Gráficos e cenários cartunescos muito bonitos
  • Ótima trilha sonora

[/joomdev-wpc-pros][joomdev-wpc-cons]

  • Alguns bugs que atrapalham os puzzles
  • Campanha muito curta
  • Algumas motivações dos personagens para refletirem são bem bobinhas
Lucas Nunes
Últimos posts por Lucas Nunes (exibir todos)