ArtigosNotícias

Centro Universitário lança game educacional sobre novo coronavírus

Desde março, o CentrUniversitáriFacenbusca formas de contribuir com a sociedade no combate à COVID-19. Desta vez, a instituição desenvolveu o HeróidPandemia, um jogo bilíngue para plataforma mobile voltado para gerar conscientização sobre a propagação do novo coronavírus, gratuito, para desktop e pode ser jogado em Android e iOS.

Temos produzido EPIs para os profissionais de saúde, mas sentíamos falta de fazer algo relacionado à educação. Acredito que este jogo tenha exatamente o que os jovens precisam nesse momento – informação correta e distração em um só lugar“, afirma Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.

De acordo com o professor Wilson Marcondes de Oliveira Jr, coordenador do Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA Facens), por meio de 7 mini games o jogador vai conseguir aprender, de forma lúdica e divertida, quais são os passos para evitar a disseminação do vírus. O projeto, com foco no público em geral e que une informação e diversão, foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais.

Os 7 mini games do Heróis da Pandemia são:

1 – Lave bem as mãos

2 – Evite tocar o rosto

3 – Desinfecção

4 – Fique em casa / Quarentena

5 – Sistema Imunológico

6 – Distanciamento Social

7- Use máscara

Cada mini game tem uma mensagem explicativa em relação à medida. Por exemplo, a etapa “Lave bem as mãos”, mostra imagens dos passos certos para realizar o processo de forma efetiva e eliminar o coronavírus. A pontuação de cada “fase” é computada, gerando um total ao fim de tudo. O jogador pode registrar o desempenho em um ranking nacional, bastar estar logado com o Facebook. O Heróis da Pandemia conta também com link direto para o portal do Ministério da Saúde, onde o player encontra todas as informações necessárias sobre a COVID-19. Acesse o jogo em http://www.heroisdapandemia.com.br e assista ao vídeo de lançamento: