ArtigosNotícias

Venda de videogames cresce 47% na OLX; PlayStation e Xbox são as marcas mais procuradas

Levantamento da OLX Brasil apontou um aumento de 47% na venda de videogames por meio da plataforma durante o período de quarentena por conta da Covid-19. Os dados comparam a média do período de 02 a 15 de março, pré-confinamento, com a média da primeira semana de maio.

Entre as marcas mais buscadas, PlayStation e Xbox dominam as cinco primeiras posições do ranking; a Nintendo entra no Top 10. Mostrando o interesse pelo melhor custo-benefício, os três mais procurados são os modelos PlayStation 2, Xbox 360 e PlayStation 3, respectivamente.

Neste período de isolamento social, os itens de entretenimento têm se tornado mais relevantes para o público em geral, como consequência observamos um aumento de 49% nas vendas da categoria eletrônicos por meio da OLX. É importante ressaltar que os modelos de videogames mais buscados estão apontando uma provável mudança de comportamento do consumidor, pois são produtos com melhor custo-benefício e maior tempo de uso“, aponta Janet Baireva, CPO da OLX Brasil.

Confira os Top 10 videogames mais buscados na OLX:

Modelo x Crescimento na busca (comparativo da semana de 02 a 15 de março com a primeira semana de maio)
1) PlayStation 2 – 167%
2) Xbox 360 – 145%
3) PlayStation 3 – 122%
4) Xbox – 120%
5) PlayStation 1 – 109%
6) Xbox One – 101%
7) Super Nintendo – 98%
8) Nintendo 64 – 98%
9) PlayStation 4 – 95%
10) Nintendo Wii – 84%

A importância das orientações para a melhor negociação
A OLX vem investindo na disseminação das melhores práticas de negociação do usuário dentro e fora da plataforma. Com o crescimento do e-commerce em tempos de Covid-19,a empresa reforça ainda mais seu investimento em iniciativas de educação do usuário. “Para nós, é fundamental que nossos usuários tenham acesso às melhores práticas de negociação e às ferramentas disponíveis na plataforma. Muitas vezes, são ações e dicas simples que fazem toda a diferença na hora de fechar um negócio”, explica Janet.

Confira as principais dicas da OLX para compras online:

Adote práticas de segurança: a plataforma da OLX oferece um chat privado para que as negociações ocorram dentro das melhores práticas. A empresa não aconselha que as negociações ocorram em outro canal, a exemplo de redes sociais — inserir número de celular, por exemplo, é uma função opcional. O indicado é que, do início ao fim, a negociação seja feita pelo chat da plataforma, aumentando as chances de uma negociação bem sucedida e sem imprevistos. O recurso conta ainda com o botão denunciar, que pode ser acionado sempre que um dos usuários identifique comportamentos suspeitos na negociação.

Cuidado redobrado: A OLX também recomenda que o usuário saiba mais sobre o anunciante com quem está negociando. Questionar nome completo, local onde mora ou trabalho e pesquisar na internet pode ajudar. Outra medida importante é ficar atento à transação financeira e confirmar a forma de pagamento.

Preço justo: Pesquise e fique atento ao notar ofertas com valor muito abaixo do mercado ou então com muitas facilidades. Por exemplo, se você busca um console e encontra algo por menos da metade do preço e que o vendedor afirma estar em ótimo estado, isso é um sinal de alerta.

Documentos: Ao comprar produtos eletrônicos, por exemplo, sempre peça a nota fiscal e outros documentos disponíveis. Essa é uma das formas de saber mais sobre o produto de interesse e tirar dúvidas técnicas.

Saúde em primeiro lugar: A OLX entende que sua plataforma viabiliza geração de renda para milhares de brasileiros, por isso, tem orientado clientes e anunciantes a adotarem práticas de segurança durante a crise da Covid-19, tanto no manuseio dos itens vendidos quanto nas negociações. É sempre muito importante que tanto vendedores como compradores adotem medidas de higienização dos produtos e evitem contato físico durante a entrega.