Análises

Carrion – Análise

Carrion é um Action Adventure, o primeiro game desenvolvido pelo Phobia Game Studio e está sendo publicado pela Devolver Digital para PCs, Xbox One e Nintendo Switch.

ALGO QUE DEU MUITO ERRADO

Carrion tem uma premissa simples, pouco desenvolvimento narrativo e até pode ser considerado clichê, mas isso com certeza funciona dentro da proposta do jogo. No início do game você é jogado diretamente na ação e aos poucos vai descobrindo o que aconteceu através de flashbacks.

A intenção dos desenvolvedores desse game foi colocar o jogador dentro de um filme de terror, mas ao invés de ser a vitma, você encarna o monstro e todo esse conceito é levado do começo ao fim do game.

Carrion não tem diálogos, portanto serão os cenários, os acontecimentos e poucos intanstantes dentro do game que irão te contar sua história. Para quem esperava algo mais elaborado narrativamente, Carrion é um game puramente mecânico e todas suas forças e premissas estão inseridas em sua jogabilidade e ambientação.

FRESH MEAT

O gameplay de Carrion é diferenciado e desafiador no ponto certo. O jogo inicia bem simples e passo a passo vai apresentando novidades ao jogador sem forçar dificuldade ou mecânicas inúteis. Tudo é muito simples, dinâmico e extremamente funcional dentro do game e são poucos jogos conseguem usar mecânicas de forma tão satisfatória.

O combate pode ser Action ou Stealth, mas ambas as abordagens precisam ser pensadas antes da execução. Você tem diversas ferramentas para destroçar suas vítimas, mas erros crassos serão fatais, pois os inimigos tem uma boa Inteligência Artificial, reagindo a barulhos e aos tentáculos, além de terem ferramentas para te dizimarem.

O level design foi perfeitamente desenhado para os jogadores não se perderem. É incrível como o jogo, mesmo sem marcadores ou um mapa, consegue te levar pelo caminho certo mesmo que você tenha a impressão de estar no lugar errado. O game inclusive tem áreas mais escondidas com colecionáveis power-ups, que são mais dificeis de encontrar e oferecem puzzles muito bem pensados.

Os puzzles do game não são muito complexos, mas com certeza vão deixar alguns jogadores travados e embora o game não seja efetivamente um Metroidvania, tem alguns elementos que com certeza vão agradar fãs do gênero.

Em nenhum momento me senti punido por não conseguir racionar bem um quebra cabeça ou pela dificuldade de um cenário de combate. Carrion é um jogo justo que não é fácil, mas também não é muito dificil, na minha opinião poderia ser um pouco mais desafiador, mas no geral é bastante satisfatório.

MONSTRUOSIDADE

Falando especificamente dos gráficos esse com certeza é um dos pixels art mais bonitos e bem animados que já vi, o monstro é muito bem feito e devidamente tenebroso, seus tentaculos se espalham pelos cenários elegantemente e a morte dos frágeis humanos é literalmente saborosa.

Os inimigos tem a variedade necessária para duração do game e oferecem diversos tipos de desafios. Os cenários mesmo se passando no mesmo local, são bem variados e todos eles tem sua personalidade.

Os efeitos sonoros e as músicas estão muito bons e com certeza destacam bem a ambientação e os cenários do game. O visual dos inimigos, efeitos, animações, transições, assim como toda parte técnica foram muito bem executadas. Eu joguei o game em um PC equipado com uma RTX 2070 Super em 4K e 60 FPS sem nenhum problema e duvido que maquinas mais antigas não suportem rodar igual.

MUITO MAIS QUE UM EXPERIMENTO.

Carrion é um game simples com uma proposta diferenciada. O Phobia Game Studio não reinventou a roda, mas criou algo único dentro do gênero. Esse é um game clássico de ação e aventura inspirado em produções mais antigas, mas mais do que isso é o melhor game Indie que joguei em 2020 e um dos melhores indies que tive o prazer de jogar.

Seja pela jogabilidade e puzzles interessante, level design impecável ou pela proposta diferenciada, o primeiro game do estudio vai deixar sua marca e será celebrado por jogadores mundo afora.

Eu terminei o game com aproximadamente 5 horas, mas levei mais 1 hora para finalizar tudo que ele tinha oferecer em termos de conteudo e conquistas, inclusive você pode conferir minha aventura completa no youtube: LINK Se você gosta de game de ação com puzzles e um toque de Metroidvania, deixo clara minha recomendação ainda mais se você tiver o Xbox Gamepass.

Pros

  • A jogabilidade e os puzzles são muito bons, e bem diferenciados
  • Level Design de altissima qualidade, mesmo sem marcadores o mapa o jogador é organicamente levado para o caminho certo
  • Gráficos em pixel art e trilha sonora de alta qualidade

Contras

  • A falta de desenvolvimento narrativo pode não agradar alguns jogadores.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)