Análises

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

7
Bob Esponja, Patrick e Sandy alopram em uma aventura 3D de qualidade
Por mais simples que seja, este é um dos meus jogos de plataforma 3D favoritos dos últimos anos. Apesar de parecer apenas mais um jogo de Bob Esponja do lado de fora, depois de jogá-lo, você reconhecerá aspectos realmente memoráveis.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um jogo que me fez muito feliz, sério mesmo. Não joguei o original na época e jamais imaginava que um jogo de plataforma 3D licenciado poderia ser tão bem feito, recriando de forma genial aquele universo maluco da franquia Bob Esponja.

Agora com a versão “rehidratada”, disponível em praticamente todas as plataformas, é hora de sem desculpas embarcar em uma aventura que te fará perder o fôlego(péssima, eu sei)!.

O jogo é realmente assim, bonito e coloridíssimo!

GAMEPLAY

Aqui temos sua tarefa de plataforma padrão. Corra, pule, ataque. Cada personagem tem um conjunto único de movimentos – enquanto Bob Esponja tem ataques baseados em bolhas aprendidos durante o jogo, Patrick pode pegar e jogar coisas, enquanto Sandy pode usar seu laço para pairar, balançar e derrotar inimigos à distância. Cada área do jogo é jogada com Bob Esponja e um de seus dois amigos, dependendo da área.

O design de níveis neste jogo é o que faz brilhar. O jogo é dividido em muitas pequenas tarefas que recompensam o jogador com meias (basicamente 1/10 de uma Espátula Dourada) e as espátulas, que marcam o seu progresso no jogo e permitem o acesso a novas áreas. Convenientemente, você pode acessar qualquer seção de um nível que o recompensa com uma Espátula Dourada no menu de pausa, supondo que você já esteve na área antes, o que é realmente útil quando você volta aos níveis antigos e consegue o que perdeu pela primeira vez por aí.

Patrick doidão no Pier.

Eu só quero fazer outra menção rápida sobre o quão variado é o nível de design. Cada nível tem seus próprios tchans, mas você realmente sente uma diferença no estilo. Downtown Bikini Bottom tem uma estrutura muito vertical. Rock Bottom tem elementos furtivos pesados. O Mermalair tem quebra-cabeças muito mais complexos. Sand Mountain inclui pistas de corrida brilhantemente divertidas. Todos eles funcionam muito bem.

O combate é direto, mas pode ser bastante complicado no final. Cada robô inimigo tem um ataque único ou padrão de ataque e adiciona um sabor único ao combate. Existem várias arenas no jogo superpovoadas de robôs, e as várias combinações criam combinações únicas de combate. No final do jogo, o seu confiável Bubble Bowl e Cruise Bubble rasgarão a maioria desses inimigos em pedaços, mas os inimigos continuam sendo outro ponto forte do jogo. Uma maior densidade de adversários provavelmente teria tornado as coisas mais interessantes.

Os cenários são os mais variados.

Criticamente falando, o maior problema com este jogo é a falta de conteúdo. Cada nível tem seus próprios itens colecionáveis, meias e moedas (Shiny Objects), mas no final todos eles levam a mais espátulas, o que é bastante decidido no jogo. Seria bom se os minijogos de bolas de esqui ou pistas viessem com seus próprios modos e tabelas de classificação para manter o jogador voltando, ou até itens consumíveis para incentivar as pessoas a coletar Objetos Brilhantes. Outro grande problema com os Shiny Objects é que o jogo é bastante mesquinho com eles. Eles estão espalhados por níveis em um ou dois, mas depois de acessar alguns níveis que podem premiá-lo com 300-400 deles em alguns segundos, você se teleportará para essas áreas quando estiver com pouco dinheiro.

Sandy é a personagem com o melhor controle.

Como nota final, as batalhas contra chefes neste jogo são bastante divertidas, mas no final são curtas e não são difíceis o suficiente, como o resto do jogo. Faz sentido, dado o público-alvo deste jogo, mas algumas configurações de dificuldade ou superbosses teriam dado a este jogo um pouco mais de polimento.

HISTÓRIA

O mais recente esquema do Plankton para capturar a fórmula de Krabby Patty é criar um exército de robôs para obtê-lo para ele. Infelizmente, devido a um erro crítico de pesquisa, os robôs não o obedecem e começam a ficar loucos. Enquanto isso, Bob Esponja está brincando com robôs de brinquedo e deseja ter robôs reais para brincar. Ele acorda no dia seguinte e, vendo o caos, assume que seu desejo foi o que causou os robôs correndo pela Bikini Bottom. A dublagem é bastante elegante e não é diferente de um episódio jogável do programa, embora alguns dos diálogos sejam bastante enfadonhos (o que você espera de um jogo infantil?)

TECNICAMENTE FALANDO

Ignore esse modo multi-player.

O jogo parece bastante básico, especialmente considerando a idade, mas felizmente os personagens parecem muito bons em 3D, o que não pode ser dito para todos os jogos baseados em desenhos. Além disso, os ambientes são muito ricos e envolventes, com muitas áreas com músicas temáticas realmente memoráveis ​​e cativantes e com o estilo gráfico sendo totalmente diferente e dando ao jogo uma excelente variedade. Níveis como Goo Lagoon, Rock Bottom e The Flying Dutchman’s Graveyard têm aparência e jogam bem diferentes um do outro.

Aqui é onde mora praticamente a única novidade do remake que vale a pena mencionar. O visual foi totalmente retrabalhado, deixando os níveis ainda mais divertidos de explorar. Era o banho de loja que precisava para a galera da nova geração mergulhar nessa aventura!

Fica uma foto do modo multi-player caso ainda tenha curiosidade.

DURAÇÃO

Foram cerca de 5-6 horas, terminando com cerca de 78% de conclusão. Mais algumas horas e você poderá obter todos os seus 100%, apesar de não ser fácil tirar as últimas meias de Patrick. O jogo é curto, mas vale a pena o tempo gasto jogando, e o design de nível memorável me levou a repeti-lo provavelmente meia dúzia de vezes.

VEREDITO

Por mais simples que seja, este é um dos meus jogos de plataforma 3D favoritos dos últimos anos. Apesar de parecer apenas mais um jogo de Bob Esponja do lado de fora, depois de jogá-lo, você reconhecerá aspectos realmente memoráveis. Para uma diversão direta, mas variada e alegre, eu recomendo absolutamente este jogo para quem procura esse estilo de jogo.

Pros

  • Bob Esponja, Patrick e Sandy são muito divertidos de controlar
  • Gráficos muito belos para esse tipo de produto
  • Desafio na medida, excelente para os pequenos

Contras

  • Curtinho, esperava mais da duração
  • Dá para se perder em algumas fases
  • Pouca novidade nesse remake além do visual

David Signorelli