Análises

MX vs ATV All Out

8
Tá na hora de encher essa moto de lama!
MX vs ATV All Out é um prato cheio para os fãs de jogos de corrida off-road.

Para que dirigir loucamente em estradas se podemos sair dos trilhos e encher nosso veículo de lama? Sempre tive um apreço por jogos de motocross ou qualquer coisa off-road, a própria Nintendo já arriscou nessa área com a série Excitebike, mas que por enquanto anda adormecida.

Por sorte a desenvolvedora Rainbow Studios juntamente da editora THQ Nordic, lançaram o MX vs ATV All Out bem redondindo para o console da Nintendo.

Como o próprio nome já diz, o jogo é composto por 2 tipos de veículos disponíveis, a motocross(MX) e os all-terrain vehicle(ATV), temos também alguns UTVs, mas esses são mais uma variação dos ATVs do que algo único mesmo. Cada um dos veículos possuem características próprias e em eventos onde todos os tipos são permitidos, vai caber mais ao jogador decidir o que é mais conveniente para ele.

Eu falei que tem lama pra caramba.

GAMEPLAY

Curiosamente o jogo começa numa espécie de mapa aberto com diversos tutoriais, achei bem estranho quando iniciei, mas percebi o quão importante esses tutorais são para entendimento dos modos de jogo e algumas funcionalidades, portanto gaste 30 minutinhos fazendo eles! Após aprender praticamente tudo que o jogo oferece, você tem a liberdade de iniciar os eventos.

Deixando o esporte um pouco mais seguro.

Além das tradicionais corridas, temos um modo chamado Waypoint que faz você ter que ir atrás de um ponto específico no mapa de forma livre, ele é o modo mais divertido na minha opinião pois não há limites de como você pode chegar até o destino, vai da criatividade, habilidade e sorte de cada um. Além dele, contamos com o divertidíssimo Freestyle mode que nada mais é que um modo de manobras no maior estilo Tony Hawk e é claro que nesse modo nós somos obrigados a usar a moto, né? Imagina fazer manobras com um ATV? Se bem que em San Francisco Rush 2… que seja!

O controle dos veículos não são daqueles de pegar e jogar, precisa de um pouco de prática pois existe uma certa complexidade aqui. Embora não busque o realismo, tudo tende a se comportar como na realidade, portanto não adianta querer fazer coisas impossíveis como dar 2 mortais pra trás com uma moto em um salto curto, você irá cair e provavelmente perderá a corrida. O desafio é bem equilibrado e a longevidade do jogo é ótima, isso que eu nem falei que existe modo multi-player para 2 jogadores em tela dividida ou até 8 no modo Online, há muito com o que se divertir em MX vs ATV All Out!

É pura adrenalina.

GRÁFICO E SOM

Apesar de não ter o melhor visual do mundo, tanto que ele lembra muito os jogos da geração passada, dá para dizer que fizeram um trabalho bacana aqui. Os cenários possuem detalhes bacanas, mesmo não sendo muito variados. Tem gente que fala que não tem como fazer cenários diversificados em um jogo totalmente voltado pro off-road e eu discordo piamente, joguei vários jogos do gênero e alguns possuiam uma excelente variedade, portanto não é desculpa.

Essa imagem representa muito bem o que o jogo tem a oferecer.

Parte do problema disso acho que foi o fato os produtores terem feito um mapa “meio” aberto e quiseram que tudo funcionasse nele, dificultando a existência de outros terrenos, no fim não achei uma decisão tão inteligente assim. Um detalhe relativamente bobo que achei bonitão foi a sky-box ou o “céu” do jogo, ele parece bem distante e com detalhes bacanas, não é sempre que a câmera dá “aquela” olhada pra cima, porém quando der repare e lembre dessa análise, haha.

Cara tá mais doido que o Batman.

O aspecto sonoro é super esquisito, o jogo conta com algumas playlists com foco em eventos específicos, mas dá para escolher o que quiser ouvir. Algumas bandas famosas como Offspring dão o ar de sua graça aqui e o mais estranho é que a música “All I Want” que ficou famosa por ter aparecido no Crazy Taxi original(no mundo dos games, lógico), está presente, acredito ter sido a primeira vez que vi uma música licenciada em 2 jogos de épocas tão distantes.

As demais músicas variam entre uns metal estranho e punk, sei lá… não gostei muito da seleção das faixas e logo já coloquei no mudo, ficando apenas com os excelentes efeitos sonoros, pra mim tá mais do que suficiente.

Parece que tá decolando, não?

VEREDITO

MX vs ATV All Out é o melhor jogo desse gênero que já joguei e olha que já joguei bastante títulos até então, a Rainbow Studios entendeu que a diversão é o ponto mais importante de um jogo e trouxe o melhor para os jogadores. Não temos aqui o jogo tecnicamente mais lindo das galáxias, entretanto para se divertir basta dar a primeira aceleradinha, confia em mim.

Pros

  • Com certeza um dos melhores jogos desse gênero
  • Longevidade excelente com diversos modos de jogo
  • Controles são meio complexos, mas depois que pega o jeito vai que é uma beleza


Contras

  • Tecnicamente poderia ser bem melhor
  • Má escolha de músicas, não necessariamente um contra para todos
  • Loadings um pouco longos


David Signorelli