Artigos

Top 10 melhores jogos da série Super Mario

O personagem mais famoso dos videogames fez 35 anos em 2020 e o vgBR fez uma pequena homenagem ao Super Mario nessa matéria especial.

Lembro perfeitamente do dia que vi o bigodudo da Nintendo pela primeira vez, foi em uma locadora de especializada em videogames da minha cidade. Eu tinha aproximadamente uns 7 anos e até então achava que quem era o bam-bam-bam do universo dos games era o tal do Sonic, eis que vejo um muleque da minha idade jogando em um console completamente diferente do meu Mega Drive, controlando um personagem de macacão ao som de uma trilha sonora completamente viciante.

Esse jogo meus amigos, era nada mais nada menos que Super Mario World e ele é o jogo que inaugura essa lista dos meus 10 melhores jogos da série Super Mario!

10º

Por mais que esteja no ponto mais baixo da lista, Super Mario World é ainda um dos melhores jogos que já joguei. Muito provável que você já tenha jogado essa aventura de cima pra baixo, de trás para frente, por aí vai… mas de qualquer forma vale relembrar um pouco do jogo que inaugurou o Mario no 16 bits da Nintendo.

Ele segue uma estrutura parecida com o jogo anterior, o Super Mario Bros. 3 do NES, com uma espécie de mapa-mundi e diversos segredinhos aqui e ali. Na minha opinião o fator que faz World se sobressair em relação ao anterior é a precisão dos controles. Mario não parece mais que tem um pé afundado na manteiga, você consegue realizar qualquer salto com precisão e todas as falhas são de culpa exclusiva sua, portanto nada de chorar com o jogo!

Jogaço com toda certeza, mas o melhor ainda está por vir.

Com certeza o jogo em 3D mais revolucionário de todos os tempos. Quem viveu essa época e viu o jogo rodando na sua frente sabe perfeitamente como foi perceber que seu queixo estava no chão ao ver Mario daquele jeito. Foi surreal demais, sem exageros, ainda mais em uma época onde não dava pra ter ideia de quando iria chegar as coisas.

Sem internet nossa única fonte de informações eram as revistas e era tudo muito aleatório. Eu tinha uma vaga noção de que estava pra chegar o Nintendo 64 na locadora, mas nunca imaginaria que seria em um dia no qual não estava preparado. Nem sequer pensei em pagar pra jogar, visto que a fila de espera estava enorme, me contentei em ficar pelo menos 1 hora vendo pessoas explorarem aquelas fases incríveis e detalhadas, o som no máximo(com qualidade de CD) dava mais um charme pra experiência como um todo… que saudades!

Engraçado que só de ler o nome desse jogo já começa a tocar a música tema dele na minha cabeça, você sabe bem qual é. Super Mario Odyssey é o Super Mario 64 do século 21, ele é divertido demais e mesmo não sendo ultra inovador, ele se esforça pra se reinventar a cada fase.

A Nintendo foi bem ousada na parte artística desse título, fugindo bastante da arte padrão da série em certos momentos e arriscando até com traços realistas como na fase New Donk City, nem preciso dizer que acertaram em cheio, né?

Com certeza um dos melhores jogos do Nintendo Wii U é Super Mario 3D World. Ele é a resposta para aqueles que ainda ficam com receio de encarar as aventuras 3D do Mario pois coloca os jogadores em um mundo mais contido, mais focado e direto, exatamente como suas aventuras em 2D.

Com modo multi-jogadores, gráficos belíssimos, design de fases fantástico e uma trilha sonora arrebatadora, Super Mario 3D World consegue a sétima posição nessa lista.

Que tal colocar Mario e seus amigos em um kart alucinado para disputar corridas insanas? É gente, essa ideia deu muito certo e depois de inúmeras versões, temos hoje em dia Mario Kart 8 Deluxe, que é disparado o jogo mais divertido da série Mario Kart.

Jogo obrigatório para quem gosta de se divertir, simples assim. Não é à toa que continua sendo um dos jogos mais vendidos do Nintendo Switch apesar de ter quase 4 anos de idade!

O ano de 2020 pode não estar sendo dos melhores, mas confesso que boa parte das risadas que dei nesse difícil ano foi jogando Paper Mario: The Origami King. Pensa em um jogo de RPG com elementos de aventura, humor seco e muita diversão, é a combinação perfeita de um case de sucesso.

Com certeza um dos melhores jogos que joguei esse ano, saudades imensas de Olivia, Mario e cia.

Se eu fosse dar um apelido maroto pra esse jogo seria “Super Mario World 3“, pois é exatamente o que esse jogo parece, uma continuação direta daqueles joguinhos dos anos 90. Com controles excelentes, modo multi-jogadores e inúmeras fases, a Nintendo criou um dos melhores plataformas 2D de todos os tempos.

Quem tem o Nintendo Switch por favor não deixe de conferir a versão Deluxe dele.

Um dos jogos mais bem avaliados de todos os tempos não poderia ficar fora do pódio, certo? Esse jogo é maravilhoso demais, reinventou as aventuras 3D do nosso herói de um jeito que só a Nintendo consegue e ainda colocou uma trilha sonora orquestrada fenomenal que deixou o trabalho ainda mais primoroso.

Melhor que isso só…

Perfeição existe e se chama Super Mario Galaxy 2, o melhor jogo de plataforma 3D de todos os tempos. Pegue tudo que havia no original e triplique a qualidade, eu não acreditava que poderia existir algo tão lindo assim.

E sem esquecer que aqui temos o Yoshi, quem não ama esse dino?

Só um jogo poderia superar o segundo lugar e esse é o Super Mario Maker 2. O Mario 2D definitivo. O jogo é tão completo que não faço ideia de como a Nintendo conseguirá dar um passo à frente em uma sequência ou mesmo em uma nova aventura 2D de Mario.

Você pode criar o seu Mario, do jeito que você quiser. Se não gostar de criar, tudo bem, existe mais de 20 MILHÕES de fases pra você se deliciar.

Entendeu por que está em primeiro?

Feliz 35 anos, Mario!

E se você quiser ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos videogames, fique ligado no vgBR!

David Signorelli

Comentários