Análises

MindSeize

8.5
Mais um jogão de exploração 2D, vamos conferir!
MindSeize é um jogo bem completo e competente, une uma boa jogabilidade a uma bela arte.

Mind Seize é outro título indie bem top que estava apenas na Steam mas que agora chega para o Nintendo Switch. Desenvolvido pela softhouse Kamina Dimension, Mind Seize é uma ótima opção para os amantes do gênero Metroidvania.

A história do game é narrada como uma história em quadrinhos, a arte é muito bonita e os personagens são bem carismáticos, é uma pena que eles não se destacam mais. Estamos na pele de Mc Fox, um investigador privado cujo qual teve a mente de sua filha capturada por um grupo extra-terrestre-terrorista chamado The Ascendents, responsável também por aleijar nosso herói, incapacitando ele de buscar vingança.

Há muita verticalidade nos combates!

Isso seria trágico se não fosse os milagres da tecnologia Sci-fi e meio cyberpunk de uma galera que divide interesse comuns conosco. Com os equipamentos corretos, transferimos a mente do nosso herói para uma armadura robótica armada até os dentes para azucrinar a vida selvagem para alcançar o objetivo principal.

E com isso, damos início a nossa jornada. Lembram que eu falei que estaríamos armados até os dentes? Pois é, vamos estar, mas não estamos ainda. Em Mind Seize, a medida que vamos explorando os cenários do game, vamos encontrando recursos para dar um melhorada no nosso MAG, a armadura que controlamos.

Os cenários são bem feitos, um 2D bem polido.

Melhorias que vão desde coisas que ajudam a exploração em geral como pulo duplo, slides para passar por buracos estreitos, pulo em paredes no melhor estilo Magman e muitas outras coisas.

Além de claro, a possibilidade de usar até 8 tipos de armas diferentes para cada situação que as exigem, 4 armas de combate próximo e 4 armas de longo alcance, cada uma dessas armas tem uma variante usando uma barra de especial, então sim, o jogo fica bem complexo mais para frente na jornada.

Percebi pequenos problemas com relação a alguns bugs, inclusive um bug estranho de travada de animação do boss que ficou paralisado durante uma de suas esquivas e como um bom brasileiro, fui oportunista e derrotei ele sem honra mesmo. Fora isso, não tem mesmo o que reclamar desse jogo, é muito bem polido, muito bem estruturado. Ouvi coisas sobre a versão da Steam, mas a do Switch está lisinho, tudo corrigido e funcionando adequadamente.

Gosto do layout das coisas, mas não curto essa fonte pixealizada.

Mind Seize é um daqueles jogos onde a gente curte pra caramba a trilha sonora. As músicas dos ambientes são em uma pegada eletrônica industrial, algo difícil de explicar, é um negócio bem cyberpunk com graves agitados e melodias mais pesadas porém agradáveis. Fantástico, só ouvindo para saber mesmo.

Jogamos Mind Seize muito parecido como jogamos outros jogos nesse estilo. Temos um mapa para nos guiarmos e somos limitados temporariamente ao alcançar um plataforma ou outra por falta da habilidade adequada para tal, então estamos sempre indo em caminhos alternativos e acabamos sendo surpreendidos por uma cutscene ou um chefe surpresa.

Teleportamos de lugar para lugar com esses aparatos.

Salientar que os controles são super agradáveis é um ponto que eu gostaria de deixar aqui, isso porque as batalhas são desafiadoras pra caramba e um controle preciso é tudo o que precisamos para termos segurança no que estamos fazendo.

Para zeramos o game, será necessário a dedicação de pelo menos 20 horas eu acredito (a batalha final mesmo pode ser que você leve bem mais tempo, eita bicho difícil, cara!).

Muito difícil de zerar em menos tempo, mas é muito legal e recompensador. Temos bastante variedade de ambientes para se explorar nos 4 planetas disponíveis dentro do jogo.

Para concluir, eu amei muito isso, intuitivo e gostoso de jogar, é uma das melhores experiências que já tive até então, queria muito um Mind Seize 2! Kamina Dimension impressionou bastante, fiquei de cara mesmo. 

Pros

  • Grande variedade de cenários.
  • Exploração legitimamente boa.
  • Combate é tenso e instigante.
  • Bastante meios de evoluir seu personagem.

Contras

  • Alguns crashes durante a jogatina.
  • Embora seu saiba que é opção artística, odiei as fontes de texto.
  • Fábio Kraft
    Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)

    Comentários