Notícias

Mafia Definitive Edition

8
o melhor jogo sobre máfia que existe e agora oferece uma experiência narrativa e audiovisual bastante melhoradas

Mafia Definitive Edition é um game de Ação e Aventura, e remake do primeiro da série Mafia. Foi desenvolvido pela Hangar 13 e publicado pela 2K Games para PCs, Xbox One e PlayStation 4

BEM-VINDOS À CIDADE DE LOST HEAVEN

Em 2002 Mafia, foi um jogo a frente de seu tempo. Sua narrativa instigante e seus personagens muito bem construidos, eram bastante incomuns naquela época. Lembro de ter jogado o game e ficado maravilhado com a história do jogo. Uma proposta que ao mesmo tempo que era expansiva, também era linear e coerente.
Mafia DE é um forma gloriosa de reviver (ou viver) a história do táxista Tommy Angelo, que por acaso acaba entrando para máfia e se aproveitando do que esse tipo de vida pode proporcionar.

O Definitive Edition no subtítulo do game não é por acaso. A evolução técnica, aliada a uma excelente direção narrativa, amplia e aprimora ainda mais a história e o desenvolvimento dos personagens. A cidade de Lost Heaven é muito bem construida e simula com perfeição a época da Lei Seca nos EUA na decáda de 30. Todos os detalhes que o time de desenvolvimento puseram no game ajudam na atmosfera e na experiência bastante imersiva.

Na série Mafia, a intenção dos desenvolvedores sempre foi colocar o jogador dentro de um filme, vivendo na pele de um mafioso e Mafia DE com certeza cumpre o papel de imergir o expectador dentro dessa proposta. Se você gosta do tema e quer experimentar um jogo clássico sobre a máfia, esse é o seu jogo.

A THOMPSON VEIO CARREGADA DE FESTIM

Em de gameplay, Mafia DE, infelizmente fica devendo bastante, principalmente quando comparamos com Mafia III, que embora tivessse problemas na estrutura repetitiva de missões, oferecia bons sistemas de combate e stealth, além de uma Inteligência Artificial minimamente decente.

A experiencia de jogabilidade que tive com esse remake, foi algo que me lembra um game do final da geração do PS2 e começo da geração do PS3. As animações são travadas, incluindo a movimentação do personagem, mirar com a arma e até descer a porrada nos inimigos, não trazem uma boa sensação e na minha visão atrapalham a experiência de jogo.

Os tiroteios são genéricos e muitas vezes massantes. Não temos variedade de armas ou inimigos pro combate ficar interessante e mm vários momentos me senti frustrado por demorar tanto para poder seguir na história e ver mais uma das excelentes cenas de ação que o game oferece. E não se engane, sou um jogador que prefere muito mais jogar do que assistir.

O level design é bem feito, principalmente o roteiro das missões que são muito bem construidos e instigantes, e juntas do sistema de direção de automóveis mais realista, levam as outras falhas na jogabilidade nas costas.

O stealth é travado e ultrapassado, além de sofrer muito por conta da Inteligência Artificial frágil do game. Sinceramente se você procura um jogo para aproveitar a gameplay, te garanto que esse não é ele.

UMA PALINHA DA NEXT-GEN

Falando especificamente dos gráficos esse com certeza é um dos mundos abertos mais bonitos e realistas que já vi. O game não tem ciclo de dia e noite, mas tem um sistema de iluminação, sombreamento e reflexos, inacreditável para um game dessa geração.

Eu joguei ele inteiro no Xbox One X e não tive problemas com bugs, framerate ou qualquer outro problema técnico grave. O meu maior choque com o game foi quando pude andar com Tommy pela primeira vez.

Ver aqueles cenários deslumbrates, carros lindissimos e o trabalho excelente no sistema de iluminação, sendo completamente cagados por animações de combate e movimentação toscos foi broxante.

Como todos os jogos da série Mafia, o sound design e a trilha sonora são grandes destaques. O barulho da cidade, das armas, das pessoas e as músicas de época são extremamente bem trabalhadas, com um destaque para a remasterização da musica de abertura original.

A série Mafia tem e continua tendo uma das melhores trilhas de jogos e é com certeza um grande destaque neste game. Para você ter ideia no detalhismo do design sonoro, ao entra em um túnel o rádio perde o sinal. Outro detalhe incrível é que ao ligar o rádio ele demora para esquentar e produz um som mais abafado, muito realista.

VALE A PENA VER DENOVO

Embora seja um jogo problemático em sua jogabilidade, se você gosta de jogos imersivos com roteiro e narrativa super desenvolvidos, Mafia DE definitivamente vale a o seu tempo e dinheiro. Esse é o melhor jogo sobre máfia que existe e agora oferece uma experiência narrativa e audiovisual bastante melhoradas.

A jogabilidade com certeza vai ser um problema para qualquer jogador, porque o game parece que ficou preso nas mecânicas de 2000 e pouco. Na minha visão a jogabilidade poderia ser melhor trabalhada, pois elevaria ainda mais a expériência de jogo.

Eu terminei o game com aproximadamente 12 horas, seguindo direto na história (não que exista muita coisa além disso), e deixo novamente minha recomendação para quem busca boas histórias e goste do tema do game.

Pros

  • História, narrativa e personagens muito bem construidos. Essa é a melhor história sobre a máfia nos videogames.
  • Atuação, voice acting e cinematografia de primeira. Hangar 13 elevou ainda mais a qualidade do que foi visto em Mafia III.
  • Gráficos absurdos, dão uma palhinha do que teremos na próxima geração.
  • Construção de mundo realista e imersiva.
  • Trilha sonora e sound design excepcionais.

Contras

  • Mecânicamente é um jogo completamente ultrapassado e tirando a direção de automóveis nada parece funcionar muito bem.
  • As animações in-game e a Inteligência Artificial são bem precárias.
  • Tiroteios, combates corpo a corpo e o stealth não são divertidos.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)

Comentários