Notícias

Uma análise detalhada de como os Xbox Series X|S integram a arquitetura AMD RDNA 2

Confira todas as novidades dessa arquiterura ADM RDN2 que foi integrada na series da Radeon RX 6000.

Confira abaixo maiores detalhes:

A Equipe Xbox gostaria de parabenizar os incríveis parceiros da AMD no anúncio das GPUs RDNA 2 da Radeon RX 6000 Series. Foi incrível ver a AMD demonstrar o poder e o potencial que a nova arquitetura AMD RDNA 2 pode oferecer aos jogadores no mundo todo. A empresa continua a ser líder da indústria em inovação de CPU e GPU, trazendo recursos de próxima geração para PC, console e nuvem.

O relacionamento estratégico de longo prazo entre o Xbox e a AMD nos últimos 15 anos, começando com o Xbox 360, está no cerne do Xbox Series X e Xbox Series S. Com o lançamento dos consoles em 10 de novembro, inauguramos juntos a próxima geração de jogos, oferecendo um nível de potência, desempenho e compatibilidade nunca antes visto em títulos para consoles. E isso com a tecnologia das mais recentes arquiteturas “Zen 2” e RDNA 2 da AMD. O Xbox Series X|S são os únicos consoles da próxima geração com suporte total de hardware para todos os recursos RDNA 2 que a AMD apresentou.

A nova arquitetura RDNA 2 da AMD oferece um aumento significativo no desempenho e eficiência em relação às arquiteturas anteriores, além de adicionar novos recursos de aceleração de hardware, incluindo DirectX Raytracing acelerado por hardware, Mesh ShadersSampler Feedback e Variable Rate Shading. O DirectX Raytracing acelerado por hardware, apresentado no lançamento por títulos como Watch Dogs: Legion, da Ubisoft, permite que os desenvolvedores ofereçam um novo nível de fidelidade visual e imersão por meio de técnicas como iluminação realista, sombras, reflexos e acústica. Os Mesh Shaders podem manipular a geometria em tempo real para fornecer um alto nível de fidelidade e flexibilidade que os desenvolvedores nunca conseguiram reproduzir antes. O feedback de amostragem melhora muito a eficiência da memória, permitindo que os jogos carreguem na memória, com granularidade fina, apenas as partes das texturas que a GPU precisa para uma cena. Ela atua conforme necessário, fornecendo uma memória 2,5x eficaz e multiplicador de largura de banda além dos recursos de hardware brutos. O feedback do Sampler também permite a criação eficiente e sombreamento de texturas sob demanda.

Finalmente, o Variable Rate Shading (VRS) oferece um controle de granulação muito mais preciso aos desenvolvedores, que podem aproveitar todo o poder do Xbox Series X|S. Isso permite que eles concentrem seus recursos de GPU nas áreas que mais importam, sem reduzir a qualidade geral. Aproveitando técnicas como VRS, jogos como Gears 5 podem ver o desempenho aumentar em até 15% e além, resultando em taxas de quadro e resolução mais altas e mais consistentes com a mesma qualidade de imagem exata. Todos esses recursos de próxima geração estão disponíveis por meio de hardware no Xbox Series X e Series S e estamos ansiosos para que eles também cheguem ao PC, fornecendo um conjunto comum de recursos com os quais os desenvolvedores podem confiar ao desenvolver seus jogos em console e PC.

No início do desenvolvimento do Xbox Series X|S, sabíamos que estávamos estabelecendo a base para a próxima década de inovação em jogos e desempenho em console, PC e nuvem. Para concretizar essa visão, queríamos aproveitar todos os recursos do RDNA 2 em hardware desde o lançamento. Por meio de estreita colaboração e parceria entre o Xbox e a AMD, além de cumprirmos essa promessa, fomos ainda mais além, introduzindo inovações adicionais de próxima geração, como recursos de aprendizado de máquina acelerados por hardware para melhor inteligência NPC, animação mais realista e qualidade visual aprimorada por meio de técnicas como super-resolução com tecnologia ML.

Em nossa busca para colocar jogadores e desenvolvedores em primeiro lugar, escolhemos esperar pela tecnologia mais avançada de nossos parceiros da AMD antes de finalizar nossa arquitetura. Agora, com o lançamento dos Xbox Series X|S e as novas GPUs AMD Radeon RX 6000 Series, os desenvolvedores têm um conjunto comum de ferramentas de próxima geração e recursos de desempenho que os capacitarão a oferecer experiências transformadoras tanto no console quanto no PC.

Estamos extremamente orgulhosos dos resultados que os jogadores verão no lançamento de títulos como Gears 5, Assassin’s Creed Valhalla, Dirt 5 e muitos, muitos mais. Mas estamos ainda mais entusiasmados com a forma como os desenvolvedores serão capazes de tirar mais proveito dessas inovações, om um um nível de fidelidade visual e imersão nunca antes imaginado em jogos de console.

Queremos agradecer à AMD por sua parceria contínua e parabenizá-los pelos anúncios de hoje, pois eles inauguram a próxima geração de tecnologia gráfica no ecossistema do PC. Com menos de duas semanas do lançamento global do Xbox Series X e Xbox Series S em 10 de novembro, mal podemos esperar para começar a próxima década de jogos com você.

Para mais novidades, fique ligado no vgBR.

David Signorelli

Comentários