Análises

Dirt 5

8.5
O jogo de corrida que estávamos precisando
Dirt 5 é uma ótima opção para quem é fã do gênero e já estava carente de um bom game com muita diversão

Apertem os cintos e coloquem o pé no acelerador pois Dirt 5 está entre nós! O novo game da Codemasters é o oitavo da série que teve origem com Colin McRae e que tem um lugar especial no coração de vários de fãs do gênero, pois vem desde 2007. 

Ok, Dirt 4 foi um game que dividiu e muito as opiniões das pessoas. Teve gente que gostou e teve gente que odiou, já que muitos disseram que o mesmo era repetitivo até demais. Mas será que essa continuação toma um rumo diferente? Será que ela vale a pena e apresenta boas corridas com muita adrenalina? Nessa análise você irá descobrir! 

Faça seus adversários comerem poeira! 

Mais um episódio do “The DIRT Podcast” está no ar e nele conhecemos um pouco sobre AJ, o competidor que está dando o que falar com a sua sequência incrível de vitórias e grandes habilidades no volante. E é exatamente aí que você, o novato dos campeonatos, entra. AJ te convidou para o seu clube e vai te dar a oportunidade de virar uma grande estrela nesse meio, porém para isso você deve competir em diversos eventos que estarão a sua escolha, você decide onde quer competir ou não, mas o que importa é chegar no fim de cada capítulo para conseguir avançar na sua carreira e se tornar um competidor de respeito. 

Adrenalina pura nesse game!

Pois é, a trama está presente no game apenas para dar um contexto ao Modo Carreira e lhe apresentar as mecânicas de Dirt 5, mas ela cumpre muito bem o seu papel como um chamariz para o modo e algo que te faz querer jogar mais e mais para saber até onde você irá chegar no campeonato. O “The DIRT Podcast” também foi uma ótima adição, já que os locutores sempre fazem comentários bem divertidos sobre as corridas e um deles conta com a dublagem de uma certa pessoa que todo brasileiro conhece e tem admiração, mas que não revelarei aqui para não estragar a surpresa. 

No Modo Carreira temos o total de cinco capítulos, mas não se engane, cada um possui várias e várias corridas que variam entre alguns estilos, indo desde rally até off road, contando até com um chamado “Gymkhana”, em que você deve fazer manobras e truques para conseguir mais e mais pontos. Essa variação de estilos é muito boa, pois assim sempre estamos tendo uma experiência diferente da última, isso sem contar que você pode jogar todas as corridas desse modo com a tela dividida, trazendo ainda mais diversão. 

Nesse Modo Carreira ainda temos os Confrontos e os Patrocinadores. No primeiro nós competimos apenas contra uma pessoa por corrida, o famoso X1, que são desbloqueados após você realizar certos objetivos. Já no segundo você escolherá qual empresa irá lhe patrocinar, dando assim bônus de moedas e também um prestígio de ranking dentro do patrocínio.

A jogabilidade de Dirt 5 se aproxima muito mais de jogos arcades, como Forza Horizon por exemplo. Durante toda a gameplay percebi que o foco do jogo estava muito mais na diversão e na simplicidade do que na simulação, mas não se deixe enganar, assim como todo bom jogo de corrida você tem que prestar muita atenção na pista e ter bons reflexos para não bater em algum lugar ou ser ultrapassado facilmente. 

A jogabilidade é bem arcade, mas passa longe de ser fácil.

É incrível notar como cada pista difere das outras, tornando a gameplay muito mais dinâmica e variável. Se jogar em uma pista asfaltada não sentirá tantas dificuldades, mas quando estiver em uma estrada de chão ou então até mesmo em cima do gelo, perceberá a dificuldade chegando! Temos até mesmo pistas que utilizarão carros diferentões com jogabilidades mais desafiadoras, justamente para trazer uma dificuldade maior para a jogatina. 

Ok, eu terminei o Modo Carreira, e agora? Simples, você ainda tem mais três modos para continuar com a adrenalina. No Arcade você pode escolher como será a corrida em que você irá jogar, optando pelo local, classe de corrida, clima e outras opções para montar da forma que preferir. 

Mas o grande destaque vai mesmo ao Modo Playgrounds, uma adição fenomenal ao game. Nele, você pode criar sua própria pista com desafios ou então jogar as que outras pessoas do mundo inteiro criaram, sendo que há três tipos de pistas disponíveis, o Gate Crasher, Gymkhana e Smash Attack. 

O Modo Playground é um show a parte!

No Gate Crasher você terá que passar por todos os checkpoints no menor tempo possível, sempre tentando ser ainda mais rápido do que na última vez. Já no Gymkhana você deve sair fazendo manobras e truques para ganhar a maior quantidade de pontos possíveis. Por fim, no Smash Attack seu objetivo é esmagar todos os objetos de pontos para chegar na pontuação desejada no menor tempo que conseguir. Devo dizer que o Playgrounds é algo que vai trazer várias e várias horas de diversão na sua jogatina, já que sair criando pistas mirabolantes e desafiadoras é algo muito legal e que nos faz soltar a nossa criatividade, mas mesmo que criar não seja muito a sua onda, ainda pode experimentar vários desafios que a comunidade vai criando conforme o tempo.

Dirt 5 já é muito divertido quando você está jogando sozinho, mas é claro que a experiência só melhora quando você joga com amigos. O game apresenta o modo de tela dividida em que até quatro jogadores podem correr pela Carreira e o Modo Arcade, sendo ótimo para aquelas reuniões com a galera. Pois é, nós estamos vivendo um momento complicado e ainda não é recomendável chamar nossos amigos para uma jogatina, por isso aquela partidinha online sempre vem a calhar, não é mesmo? Pois o game também traz esse modo e podemos nos divertir tanto com nossos amigos quanto com outros jogadores do mundo. 

No total temos 64 veículos a nossa disposição no game, dos quais você terá que adquirir vários, é claro (mas tudo com as moedas do game que você recebe ao concluir as corridas). Sim, esse número não chega nem perto da quantidade de outros jogos do gênero, mas sinceramente penso que Dirt 5 não precisava ter muitos veículos, pois devemos escolher um em cada classe para os tipos de corridas e já temos um bom leque a nossa disposição. 

Logo ao iniciar o game você deverá optar por priorizar a qualidade de imagem ou a taxa de quadros. Sim, é possível notar a diferença dependendo da sua escolha mas é algo que vai completamente de cada um, porém se você acha que quer alterar a opção pode estar mudando nas configurações do game. Eu mesmo testei ambos os modos e acabei optando pela qualidade de imagem, e devo dizer não me senti incomodado com a taxa de quadros em nenhum momento da gameplay. 

Já adianto que a ambientação do game é incrível.

Indiferente da sua escolha, os gráficos e a ambientação do game são simplesmente incríveis. É claro que na adrenalina das corridas você não terá tanto tempo para contemplar os cenários, mas só ao olhar de relance já notará como todos os elementos da ambientação condizem com o local em que você está correndo. Durante os eventos do Modo Carreira, passamos por países como Brasil, China, Nepal, Itália e vários outros, e conseguimos notar que realmente estamos em um lugar diferente do anterior, podendo perceber até referências culturais desses países. 

A trilha sonora é outro ponto muito forte de um bom jogo arcade de corrida, e Dirt 5 não deixa a desejar nesse quesito. As músicas dão aquela sensação de adrenalina e velocidade de cada corrida, sem contar que podemos ouvir ótimas tracks como “Check It Out” de Oh the Larceny, “Superlike” de The Academic e várias outras que você já deve ter escutado em algum outro lugar. 

Pois é, já deu para perceber que o game possui vários atrativos, mas infelizmente nem tudo são flores e presenciei alguns problemas durante a jogatina. Vez ou outra eu era simplesmente desconectado dos servidores do game, impossibilitando assim que eu conseguisse jogar online. Também percebi vários momentos em que o game simplesmente travava após eu terminar uma corrida, e por mais que apertasse o botão para continuar nada acontecia, assim me obrigando a reiniciar o game. Isso ainda se não contarmos os loadings demorados, que deixaram a espera no início de cada corrida cansativa depois de um certo tempo. 

Veredito 

Dirt 5 é possivelmente um dos maiores lançamentos de corrida do ano, trazendo muita diversão consigo, e acredite, serão horas e horas de jogatina pelos seus mais diversos modos e diferentes estilos de corridas. Passar pelos diferentes cenários e ver como a jogabilidade é diferente dependendo da pista é algo sensacional e que a Codemasters fez muito bem aqui, sem contar a trilha sonora fantástica com uma música melhor que a outra. Se você já estava carente de um bom game do gênero, pode adquirir Dirt 5 que logo perceberá que o game é uma ótima escolha! O jogo está disponível para Xbox One, PS4 e PC, sendo que logo receberá versões para Xbox Series S|X, PS5 e Stadia. 

Pros

  • Modo Carreira cheio de eventos e conteúdo 
  • Modo Playground é um show a parte 
  • Jogabilidade muito boa 
  • Gráficos e ambientes fenomenais 
  • Trilha sonora fantástica 

Contras

  • Alguns problemas com os servidores 
  • Certos crashes ao finalizar algumas corridas 
  • Loadings demorados 

Lucas Nunes
Últimos posts por Lucas Nunes (exibir todos)

Comentários