Análises

Pikmin 3 Deluxe

8
E pensar que poderia ter tanta aventura em um jardim!
Pikmin 3 Deluxe é uma excelente adição à biblioteca do Nintendo Switch, ele é bem produzido e acima de tudo, original.

Pikmin é provavelmente uma das franquias mais originais e polarizadoras do universo da Nintendo. Poucos jogos criados pelo lendário Shigeru Miyamoto se encontram em uma posição como esta e agora recebendo uma versão Deluxe, Pikmin 3 recebeu uma segunda chance em uma plataforma muito mais popular.

Em Pikmin 3, você assume o papel de três minúsculos exploradores com a tarefa de encontrar um suprimento de comida em um mundo distante. Quando você pousa no planeta dos Pikmin, você usa a ajuda dos pequenos homens-planta para coletar os frutos gigantes de seu mundo, junto com a tripulação perdida e pedaços de sua nave.

“Vamos lá galera! Tá na hora do suquinho”

O jogo se desenrola em dias, cada um com cerca de vinte minutos de duração, em que você deve colher frutas para sua equipe, produzir mais Pikmin e resolver quebra-cabeças para avançar a história. Tudo ao mesmo tempo. É um tipo maravilhoso de jogo multitarefa. Ele se presta a pequenos pedaços de jogo e nunca realmente parece que está em um limite de tempo, embora tecnicamente esteja. Os jogos anteriores da série tinham um limite real e faziam você se preocupar com o relógio, mas Pikmin 3 está muito menos preocupado com o grande escopo de um prazo iminente – porque seu único limite é a quantidade de frutas que você pode coletar para converter em suco.

A história é facilmente longa o suficiente, cronometrando cerca de 13 horas com uma extensa jogada por um jogador habilidoso, talvez 17 para alguém que leva seu tempo, como eu.

É bem legal o recurso de tirar fotos no jogo, dá para ter uma ideia diferente do mundo de Pikmin.

Além de um relógio de jogo muito menos restritivo, muito pouco mudou desde Pikmin 2. Já se passaram nove anos, mas a jogabilidade ainda é incrivelmente divertida e acessível. Os controles são o que tornam o jogo: eles são fáceis de usar e acessíveis, permitindo que você acesse as estratégias e táticas interessantes. Embora os jogos Pikmin mais antigos possam ocasionalmente ser frustrantes devido à falta de precisão dos controles, isso não acontecerá aqui.

Tá na hora da limonada.

Os novos Pikmin, Rock e Flying, adicionam estratégias interessantes o suficiente para não parecerem adições desnecessárias ou estranhas. Rock Pikmin causa dano extra quando você os atira – agora você pode literalmente apedrejar alguns monstros até a morte – mas não consegue segurar as coisas muito bem com seus braços atarracados. Os Pikmin voadores são como mosquitos e não podem causar muito dano, mas podem facilmente carregar frutas ou peças para a nave, passando por obstáculos que outros Pikmin não podem atravessar. É um bom sinal que nenhum dos novos caras se sentiu enigmático, como o Pikmin branco e roxo de Pikmin 2, então você sempre os traz consigo para sua utilidade.

Trabalho em equipe é o liga.

Mais do que tudo, o jogo é simplesmente agradável de jogar. O design das criaturas é tão inspirado e caprichado como sempre, de lesmas flamejantes a centopéias com armadura de cristal. Você vai se surpreender com um sorriso no rosto de algum uso particularmente estranho de uma prancheta que alguém deixou por aí, como quando seu Pikmin a transformou em uma ponte improvisada ou quando seus exploradores decidiram nomear um limão, encontraram uma “Bomba Zest”.

Manobrar sua horda, esquivar-se de ataques e descobrir como derrotar cada novo monstro é uma emoção, e os encontros são difíceis o suficiente para que às vezes você tenha que recuar, conseguir mais Pikmin e começar do zero. A única coisa que impede Pikmin 3 de ser o melhor possível é o final, que, sem estragar nada, é uma sequência semelhante a uma perseguição que parece deslocada em comparação com o ritmo relaxado e suave do resto do jogo.

A estratégia do jogo é flexível o suficiente para acomodar todos os tipos de jogadores, embora não haja uma medida de dificuldade real, você pode julgar o quão habilidoso você é pela rapidez com que enfrenta os desafios. Se você é do tipo que extrai o máximo de eficiência de cada dia do jogo, então trocar entre os três personagens, dar a eles rotas programadas e recuperar todas as frutas no mínimo tempo possível será ótimo para você. Se você não é um estrategista radical, então, bem, não se preocupe. Não tenha pressa e provavelmente terminará antes que todos morram de fome.

Cada coisa louca que aparece.

Infelizmente, os quebra-cabeças não são particularmente difíceis. Eles são divertidos, com certeza e muito satisfatórios de executar uma vez que você os tenha descoberto, mas nenhum deles é particularmente difícil de finalizar. Você pode facilmente passar por todos eles sem ficar preso ou parado, e seus únicos atrasos serão quando você cometer um erro e ficar sem tempo durante um dia para terminar o quebra-cabeça no qual estava trabalhando.

Como uma linha secundária da história principal, o modo de missão de Pikmin 3 permite que você aprimore suas habilidades de arremesso tentando definir desafios com um certo número de Pikmin à sua disposição. Eles são desafiadores e enigmáticos, cenários definidos onde o jogo repetido é gratificante e agradável. Freqüentemente, você se verá tentando uma nova estratégia no mesmo mapa, tentando economizar alguns segundos em seu tempo de conclusão ou aumentar sua pontuação. Jogar cooperativo nos mapas de missão é incrível, com ótimos momentos para trabalharmos juntos, e faz você se perguntar por que não houve uma campanha de história cooperativa.

Modo multijogadores em ação.

Semelhante ao modo de missão, o multiplayer Bingo Battle é um evento estranho onde você não necessariamente compete diretamente com seu oponente, mas você tem que competir por recursos limitados para preencher seu cartão de pontuação antes deles. É surpreendentemente divertido, provavelmente mais divertido do que deveria ser. Embora não seja infinitamente repetível, a menos que você seja um verdadeiro entusiasta de Pikmin, parece um valor agregado ou a cereja do bolo.

A versão Deluxe trouxe poucas novidades relevantes e infelizmente os gráficos ainda são os mesmos do Wii U, não que sejam exatamente feios, mas podiam ao menos terem melhorado a resolução, é quase impossível jogar no Switch Lite por exemplo devido ao estilo de jogo.

De qualquer forma, Pikmin 3 Deluxe é uma excelente adição à biblioteca do Nintendo Switch, ele é bem produzido e acima de tudo, original. Há quem diga que Miyamoto se inspirou em seu próprio jardim para ter a ideia desse jogo, imagina como não é a cabeça desse homem!

Pros

  • Desafio inteligente, mesmo com uma dificuldade relativamente baixa
  • Controles funcionais
  • É um jogo muito relaxante e para os dias de hoje isso conta muito
  • Trilha sonora super gostosa


Contras

  • Os gráficos continuam os mesmos de 7 anos atrás
  • Podiam ter otimizado melhor o jogo para jogatina em modo portátil


David Signorelli

Comentários