ArtigosNotícias

Os mistérios e teorias de Resident Evil Village

Mesmo antes de ser anunciado, Resident Evil Village já estava envolto em várias teorias. Constantemente haviam vazamentos revelando que o game se passaria em uma vila, que teria inimigos parecidos com lobisomens e que haveria uma espécie de bruxa que atormentaria a vida de Ethan durante a jogatina, e tudo isso acabou se concretizando quando o game foi oficialmente revelado no evento “The Future of Gaming” da Sony. 

Porém mesmo com alguns trailers e pequenos trechos de gameplays que foram mostrados nesses últimos meses, algumas dúvidas ainda permanecem sobre o oitavo título numerado da série, envolvendo desde a sua ambientação até mesmo o destino de alguns personagens. E é claro que várias teorias já estão circulando e sendo discutidas na internet, e aqui estaremos falando sobre algumas delas.  

Antes de começarmos a discutir sobre as teorias já deixo claro que nada que estará nessa matéria tem a ver com os vazamentos que ocorreram com a Capcom, portanto tudo aqui são rumores de fãs e você não precisará se preocupar com spoilers de Village. Outro ponto muito importante é que abordaremos detalhes das tramas de outros jogos da saga, como Resident Evil 6, 7Revelations 2. Tendo isso em mente, vamos teorizar! 

Por que Chris assassinou Mia? 

Um dos momentos mais chocantes do trailer de revelação do game é quando Chris Redfield atira em Mia, transformando assim o grande herói da franquia em um vilão sem nenhum motivo aparente. Essa particularmente é uma teoria que eu acredito e que também serve para desmistificar a vilania de Chris em Resident Evil Village

Se pararmos para analisar, quando Redfield vai acertar os tiros finais, Mia já aparentava ter sido baleada antes, com marcas principalmente na parte da barriga. Supondo que Mia esteja grávida, algo que parece ser real, por conta das histórias que a mesma conta nos trailers, o principal alvo de Chris não era ela, mas sim a criança. 

Ok, é uma teoria um tanto quanto obscura, mas que ao menos faria algum sentido para que Chris realizasse o assassinato. Sabemos que em Resident Evil 7 Mia havia sido infectada com o E-001, e por mais que a mesma recebeu a vacina no final do game, o seu organismo ainda poderia ter resquícios do vírus que acabariam influenciando diretamente no seu bebê. 

Desconfiando (ou até mesmo sabendo) disso, Chris é mandado pela New Umbrella para impedir que a criança nascesse, já que a mesma poderia vir a ser uma ameaça futuramente. Sim, é algo bem macabro mas que eu acredito fortemente, já que traz uma razão plausível (mas ainda assim indignante) para o assassinato de Mia. Ainda há outras suposições de que o bebê na verdade já havia nascido antes de Chris atirar em Mia, mas que mesmo assim a criança está infectada e terá uma grande importância na campanha.

Quem é a mulher misteriosa? 

Algo que muitas pessoas estão teorizando é quem seria a mulher misteriosa, que aparenta viver no castelo da vila. Uma das especulações que mais está sendo discutida é de que a mesma seria ninguém mais, ninguém menos do que Alex Wesker, a principal vilã de Resident Evil: Revelations 2

A princípio essa teoria não faz o menor sentido, visto que a mesma morreu em Revelations 2 e que também havia se transformado em uma aberração, mas se analisarmos alguns acontecimentos do game, podemos sim acreditar nela. Temos que lembrar que antes de morrer, Alex fez uma transferência de sua mente para Natalia, assim podendo ter “uma nova vida”. 

Se fizermos o final bom de Revelations 2, em que após passar por todo aquele pesadelo Barry decide adotar Natalia, podemos ver uma cutscene em que a garota dá um sorrisinho maléfico para a câmera logo antes de os créditos começarem, trazendo assim um gancho para o possível retorno da mesma em outro game, e mostrando que naquele momento Alex já estava no comando. 

Mas agora temos que analisar a linha do tempo para descobrirmos quantos anos Natalia teria em Resident Evil Village. Os acontecimentos de Revelations 2 se passam em 2011, e a garota tinha dez anos de idade. No novo game, que possivelmente se passará no ano de 2021, Natalia consequentemente teria vinte anos de idade, mas a mulher que é mostrada no trailer aparenta ser bem mais velha, e agora? 

Há algumas possíveis explicações para a aparência bem mais idosa de Natalia em Village. Uma teoria apontada pelo canal “Where’s Barry” indica que com o corpo de Natalia sendo assumido por Alex, uma outra pessoa, um dos efeitos pró-procedimento seria que o seu envelhecimento poderia ser muito mais rápido do que o normal, fazendo assim com que Natalia envelhecesse mais do que apenas dez anos nesse meio tempo. É claro que essa mulher pode ser uma nova personagem da franquia, mas as teorias indicando que a mesma é Natalia/Alex são fortíssimas. 

Uma ambientação antiga em um mundo moderno? 

Algo que levantou muitas dúvidas nos fãs seria essa vila, que aparenta ter parado alguns anos no tempo. Como já conseguimos ver nos trailers, a ambientação segue um estilo medieval e antigo, algo um pouco difícil de acreditar nesse universo de Resident Evil, que é tão tecnológico. Sim, isso pode até ser algo que seja facilmente explicável, já que temos vários lugares pelo mundo em que os moradores vivem estilos de vida mais antigos, como a comunidade Amish, que está presente tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. 

Porém os fãs já estão teorizando outras possíveis explicações para a vila simplesmente estar parada no tempo. Uma pouco discutida mas que pode sim fazer sentido é a de que esse lugar segue o estilo do filme “A Vila”, de M. Night Shyamalan, em que (alerta de spoiler, se você não quiser saber o plot twist do filme pode pular para o próximo parágrafo) os líderes da vila optaram por um viver um estilo de vida mais antigo porém sem informar aos outros habitantes, contudo a protagonista Ivy consegue sair das redondezas do lugar e acaba descobrindo toda a verdade. Ok, mas e qual a relação disso com o game? Simples, os líderes do local podem estar fazendo a mesma coisa, e escondendo isso dos outros moradores. 

Mas uma outra teoria que está sendo muito mais discutida e que pode até parecer loucura, mas que lá no fundo pode sim fazer sentido é a de que essa vila na verdade é… uma simulação! Pois é, e isso explicaria tanto o fato de o lugar ser mais antigo e também o surgimento das estranhas criaturas e monstros, fazendo inclusive uma alusão a teoria de Alex Wesker, em que a mesma estaria por trás disso tudo. 

“A história dele chega a um fim.” – A história de quem? 

Logo no início do trailer já ficamos com uma grande dúvida: a história de quem chegará a um fim? Há algumas teorias rondando essa frase. A primeira é de que Resident Evil Village será o último game em que Ethan Winters apareceria, e isso não significa que o mesmo viria a morrer, mas que poderia acabar se “aposentando” desse mundo de BOWs e outras aberrações. Eu sinceramente acho que seja um pouco difícil de isso acontecer, já que se pararmos para pensar, nesse game Ethan não irá optar por lutar ou não contra os monstros da vila, mas será obrigado. Outro ponto a ser abordado é que se a Capcom for seguir a linha desses últimos games, o mesmo pode também protagonizar Resident Evil 9, algo que acabaria com essa teoria. 

Outra e a que muitos fãs estão acreditando é que Chris finalmente dará o seu devido adeus a saga, algo que já deveria ter acontecido e irei explicar. Durante o processo criativo de Resident Evil 6, Piers não era a pessoa que iria morrer, mas sim Chris, contudo a Capcom pensou melhor e acabou optando por mudar essa decisão, já que Redfield ainda era muito querido pelos fãs. Porém é fato que Chris já está envelhecendo (o mesmo terá 48 anos durante os eventos de Resident Evil Village) e ele tem que se despedir de alguma forma, por isso também acredito que o mesmo acabe morrendo ou então tendo algum final digno de seu legado na série. 

Há pessoas acreditando ainda que ambos os personagens podem se despedir da saga em Village, com Ethan se “aposentando” e Chris vindo a falecer. Como eu já disse, acho que ainda não chegou o momento de Ethan simplesmente dar adeus a Resident Evil, é claro que isso pode sim acontecer, mas sendo bem sincero acho que ainda é cedo. Já em relação a Chris eu acredito fortemente que isso possa acontecer. 

Outros personagens também podem retornar 

Além de Chris que já havia aparecido em Resident Evil 7 e que retornará em Village, muitas pessoas acreditam que outros personagens conhecidos da franquia podem voltar a aparecer nesse game. Na lista dos que podem retornar está Claire Redfield, pois é! A sobrevivente dos eventos de Raccoon City é alguém que os fãs acreditam que pode acabar retornando em Village, e muito disso se deve por conta de seu irmão também estar presente no game (e quem sabe se despedindo da saga, também). 

Outra personagem que poderia retornar ao game seria Jill Valentine, que infelizmente está um tanto quanto sumida da série. O último game original em que a mesma apareceu foi Resident Evil: Revelations, que seguindo a cronologia se passa antes dos acontecimentos do quinto game principal, e sinceramente já está na hora dela voltar, não é mesmo? 

Há ainda pessoas teorizando que Leon também pode aparecer em Village, mas eu sinceramente acho um tanto quanto difícil de isso acontecer. Não me entendam errado, eu adoraria que o mesmo voltasse, porém acho que a chance de isso acontecer seja bem pequena. 

Ainda há muito por vir 

É claro que há várias outras teorias envolvendo algumas características e personagens que apareceram nos trailers, já que esse game está envolto em vários e vários mistérios. E por mais que já ocorreram vazamentos que trouxeram também spoilers sobre a trama, sempre é bom descobrirmos tudo com o próprio jogo, e Resident Evil Village logo estará entre nós para termos nossas dúvidas respondidas. 

Para ficar por dentro de todas as notícias do mundo dos games, incluindo novidades de Village, é só acessar a vgBR! 

Lucas Nunes

Comment here