Análises

Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise

Não é recente a ideia de jogar videogames usando o corpo inteiro como forma de movimentar seu personagem na tela, desde os primórdios do NES nós vimos isso, Power Pad e Power Glove são exemplos clássicos de que existem alternativas aos controles tradicionais.

Hoje em dia existe uma grande preocupação com a saúde da população devido a doenças relacionadas à obesidade e a Nintendo viu isso como um mercado a ser explorado. Na geração do Wii eu tive contato com o Wii Fit e sua revolucionária Balance Board. Foi um tremendo sucesso de vendas e era até normal encontrar ele em academias. Sempre fui acima do peso e os resultados que vi com o uso daquele jogo foram tremendos, fiz inclusive a família inteira se mexer.

Praticamente uma década depois do Wii Fit, cá estou eu novamente me exercitando com ajuda de um produto da Nintendo, mais precisamente o Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise, mas será que os resultados foram positivos? Vamos lá!

O jogo tem esse visual meio doido mesmo.

AQUECIMENTO

Antes de mais nada, vale lembrar que Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise é um jogo que não necessita de acessórios adicionais para funcionar, diferente do já mencionado Wii Fit e o recente Ring Fit Adventures. Isso é bom para nós brasileiros pois jogos com acessórios inclusos costumam ser bem mais caros que os normais e aqui só precisamos mesmo dos Joy-Cons que são já estão inclusos com qualquer aparelho Nintendo Switch. É evidente que esse jogo não irá funcionar no Switch Lite, certo?

Ao iniciar o jogo, nós somos introduzidos a um tutorial que irá explicar de forma super simples e prática como irá funcionar todo esse treino. Como o nome do jogo já diz, o foco aqui é o boxe rítmico, quase como uma dança e lhe garanto que vais suar demais. Após o tutorial nós somos incentivados a responder algumas perguntas sobre o nosso corpo, como altura e peso, no Wii Fit não tinha como mentir sobre isso pois se tratava de uma balança, mas aqui o seu treinador virtual confia que você irá falar a verdade.

Dado essas informações, o jogo estima alguns planos de treino baseados em você, me usando de exemplo, o instrutor orientou planos mais leves devido ao meu peso, afinal mesmo existindo a necessidade de perder muita massa, não adianta programar uma rotina da qual não conseguiria realizar.

Os treinos livres são mais direcionados.

HORA DE SUAR

Quando estiver tudo pronto, basta escolher um dos modos de jogo(ou treino, como achar melhor) e “partiu” suar até dizer chega. O jogo conta com diversas músicas(apenas melodias) famosas que foram adaptadas para funcionar dentro da proposta inserida aqui, a maioria são bem famosinhas e em pouco tempo já estarás se soltando. Eu recomendo que você siga exatamente as instruções dadas, tais como postura e respiração, caso contrário não terás um resultado legal.

Eu me segurei um pouco para escrever essa análise pois queria ver se realmente conseguiria algum resultado. Para a surpresa de poucos, o resultado foi bem positivo! Aprendi a respirar melhor e diferente do que muitos imaginam, o boxe trabalha bastante o corpo inteiro e não somente os membros, senti em poucas sessões meu abdômen dar uma fortificada e inclusive as pernas.

No começo é normal sentir bastante cansaço, ainda mais para quem é sedentário como eu, entretanto, se feito com dedicação, a fadiga vai diminuindo e até movimentos mais complicados como agachamento, acabam ficando naturais. Se você for mais pesadinho como eu, tome cuidado com os agachamentos para não machucar os joelhos, ok? A postura é tudo aqui e os instrutores deixam isso bem claro.

Por fim, não esqueça de estabelecer um ambiente de treino amplo, você vai se mexer bastante e com certeza não vai querer destruir a casa. Ah, coloque a pulseirinha dos Joy Cons para que quando você der um Straight não fazer o controle voar até sua TV!

Dá pra ser fitness e fashion SIM!

VISUAL

A apresentação de Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise lembra muito o Wii Fit mesmo, com uma interface bem simples e objetiva, como tem que ser. Os instrutores podem ser customizados, inclusive você pode desbloquear roupinhas para eles, nada que faça muita diferença, mas mesmo assim serve como um incentivo para continuar suando.

VEREDITO

A Nintendo acertou mais uma vez com esse título, eu acredito que jogos assim estimulam demais as pessoas a se mexerem, ainda mais na era que vivemos onde é perigoso sair de casa devido à pandemia. Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise foi uma grata surpresa e com certeza irei continuar os meus treinos diários, afinal a luta está longe de acabar!

Pros

  • Os instrutores conseguem facilmente te alinhar no treino escolhido
  • Apresentação simples e objetiva
  • As músicas vão agradar a maioria das pessoas
  • O jogo não necessita de acessórios extras para funcionar

Contras

  • Acredito que seria mais legal se as músicas não fossem só instrumentais

David Signorelli

Comment here