Análises

Planet Coaster: Console Edition

9
Criar parques nunca foi tão divertido!

Planet Coaster traz uma grande experiência e muita diversão com sua proposta diferentona, mas muito legal

Vamos ser sinceros, alguma vez na vida nós jogamos algum jogo em que tínhamos que construir uma cidade, como Sim City ou Cities: Skylines, por exemplo. Mas e se tivéssemos que construir um parque de diversões? Pois é, essa é a proposta de Planet Coaster, que já havia sido lançado para PC mas que agora recebeu versões para os consoles Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5. Mas vale a pena sair criando gigantescos parques? Vamos descobrir! 

Solte sua criatividade! 

Planet Coaster possui um modo Carreira bem diferenciado. Ao mesmo tempo em que ele serve sim como uma campanha para você ir avançando, parece muito mais um gigantesco tutorial para você conseguir aprender as diferentes mecânicas que o game tem a oferecer. Com uma boa variedade de níveis que trazem bons momentos de diversão, você vai cada vez mais querendo jogar as fases e ver diferentes possibilidades do que fazer no game. 

Pode até parecer que depois de um tempo a experiência vai ficar repetitiva, mas acredite, não fica nem um pouco! O legal de cada nível é que eles não caem na repetição e sempre mostram algo de diferente, para fazer com que o jogador esteja cada vez mais aprendendo o que fazer e como deixar os parques grandiosos. 

Aqui grandiosidade é o que não falta!

Assim como em um parque de verdade, aqui você também terá que se preocupar com alguns aspectos do seu parque. Sempre tome cuidado e administre bem o seu dinheiro, pois falir obviamente não é nem um pouco legal. Outra coisa para se preocupar é com a felicidade dos clientes, já que pessoas felizes gastam mais dinheiro, e isso é essencial para um parque continuar funcionando. Ainda existem várias outras coisas que você deve ajustar em seus parques, mas que com o tempo você vai descobrindo e melhorando. Outro ponto que me impressionou e muito é a dublagem do game, que consegue passar muito bem as emoções e o humor de cada personagem. 

A jogabilidade pode até parecer complicada no início, já que são várias coisas para fazer e diversas opções, mas acredite, é apenas questão de tempo até você pegar completamente a manha dos controles. O próprio modo Carreira já te ajuda e muito na aprendizagem da jogabilidade, então você não precisa se preocupar. O único problema que eu consegui perceber foram alguns bugs na jogabilidade, que simplesmente me impossibilitavam de conseguir mexer no zoom, fazendo com que eu não conseguisse mexer muito bem a câmera. 

Além do modo Carreira, que é a grande estrela do game, temos também dois outros que vão trazer ainda mais horas de jogatina, sendo eles o modo Sandbox e o modo Desafio. O primeiro é um modo livre, em que você cria o que quiser sem se preocupar com economizar dinheiro ou coisas do tipo, e é ideal para quem quer se divertir sem se preocupar muito. Já no segundo você terá uma quantidade limitada de dinheiro e terá que administrar bem, para não acabar falindo. Ambos os modos são muito bons e acrescentam e muito na sua experiência com o game. 

Os modos de jogo desse game são um show a parte

Mas e a criação, realmente temos um grande leque de brinquedos à nossa disposição? Eu lhes digo que sim, e uma variedade muito boa! Podemos criar desde brinquedos mais simples até mesmo montanhas-russas, em que você escolhe como será o percurso, fazendo com que a experiência de criar o parque seja ainda mais legal. Ahh, e você pode ainda entrar com uma câmera em primeira pessoa em cada brinquedo, podendo assim aproveitar os passeios como um visitante. 

Planet Coaster ainda conta com ótimos gráficos, que não tentam ser realistas e contam com um jeitinho mais cartunesco, mas que ainda sim é muito bonito e combina perfeitamente com o estilo do game. A trilha sonora é outro triunfo, e conta com músicas dignas de fazer com que o jogador realmente se sinta em um parque de diversões. 

    Veredito 

Planet Coaster me surpreendeu e muito desde o primeiro minuto de gameplay, com uma proposta muito divertida e bem executada. O game conta com uma excelente variedade de brinquedos e a possibilidade de você criar suas próprias montanhas-russas só agrega ainda mais na jogatina. Sem sombra de dúvidas Planet Coaster é a experiência suprema de criar parques de diversões, e a Frontier Developments fez um ótimo trabalho com o game. 

Pros

  • Modos de jogo divertidíssimos
  • Ótima jogabilidade
  • Muitas opções para você construir
  • Boa dublagem
  • Gráficos e trilha sonora fenomenais 

Contras

  • Alguns bugs nos controles

Lucas Nunes

Comment here