Análises

Scott Pilgrim Vs. The World: The Game – Complete Edition

8
Aqui é porradaria pra tudo que é lado!

Além de ser uma ótima adaptação do filme e das HQs, o game é diversão garantida para todo mundo.

Scott Pilgrim Contra o Mundo é um filme que tem uma boa base de fãs, e isso não é à toa, já que o filme possui 82% de aprovação no site Rotten Tomatoes (que para você que não entende muito bem do assunto, é um site que faz um compilado de várias notas de filmes e séries, e 82% de aprovação não é para qualquer produto). É claro que com todo esse sucesso e com uma história cômica, o filme e as HQs iriam ganhar uma adaptação para os videogames, e a mesma veio de ninguém mais, ninguém menos que da Ubisoft.  

O game teve seu lançamento inicial em 2010, para as plataformas da sétima geração: Xbox 360 e PlayStation 3, e fez um grande sucesso. Agora, 11 anos depois, a empresa francesa decide relançar o jogo para PC, Xbox One, PlayStation 4, Stadia e Switch, em uma “edição completa”, para que mais pessoas possam estar acompanhando as aventuras de Scott. Mas será que o game ainda continua divertido? 

Um relacionamento complicado 

Scott Pilgrim está apaixonado por Ramona, desde que ele a viu pela primeira vez não consegue esquecer da mesma, e sabe que deve tomar uma atitude o quanto antes. Porém logo o mesmo descobre que namorar Ramona não será uma tarefa fácil, já que a mesma namorou com sete homens bem estranhos (e bota estranho em cada um), e para ficar com a mesma, Scott terá que derrotar um por um.  

O amor é lindo… ou não!

Como se pode perceber, a trama é a mesma do filme, e por mais que ela pareça bobinha e infantil, definitivamente não é. O enredo é cheio de sátiras e momentos cômicos que fazem com que o jogador dê boas risadas e queira continuar jogando para ver até onde Scott irá chegar e por quais aventuras o mesmo irá passar. 

Por mais que o game seja uma adaptação do filme e das HQs para os videogames, você não precisa ter assistido ou lido os mesmos para conseguir entender a história, já que tudo é bem explicado e não deixa nenhum buraco aberto, para que assim todo mundo consiga entender a história e se divertir enquanto joga. Isso definitivamente é um ponto muito positivo do game, já que o mesmo consegue ser divertido tanto para quem assistiu o filme, quanto para quem não teve a chance de ver a produção cinematográfica. 

Mas vamos passar para o ponto mais importante do game, a sua jogabilidade. Scott Pilgrim Vs. The World é um beat’em up que consegue ser divertido e trazer boas referências a outros games do gênero. É fácil se lembrar de games como “Final Fight” enquanto jogamos Scott Pilgrim, não só no seu estilo, mas também em sua jogabilidade. 

Aqui a porradaria come solta!

Aqui podemos jogar não apenas como Scott, mas também como Ramona, Kim, Stills e ainda outros personagens. Não pense que todos possuem a mesma jogabilidade e movimentações, pois isso não é verdade. Cada um possui seus próprios movimentos e diferem bem dos outros, algo muito interessante, já que cada jogador pode preferir um personagem diferente, tornando assim a gameplay bem diferenciada para cada um. 

Conforme vamos avançando na jornada de Scott, conseguimos desbloquear novos movimentos e combos ao subirmos de nível. Esses novos desbloqueios ajudam e muito na jogatina, já que com novos ataques temos mais possibilidades do que fazer e conseguimos progredir mais facilmente. Você ainda pode comprar itens para te ajudar a progredir, isso com as moedas que você vai coletando ao avançar no game. 

Mas nem tudo são flores na jogabilidade. Em vários momentos é fácil de perceber que os controles não respondem tão bem, e isso acaba dificultando e muito a jogatina, já que por ser um beat’em up precisamos de movimentações que respondam bem aos nossos comandos. Esse problema nos controles fica perceptível ao jogarmos em cada uma das três dificuldades do game, já que mesmo na primeira a jornada fica um tanto quanto difícil por conta dessa falta de precisão na jogabilidade, e acaba ficando bem desbalanceado. 

As boss fights são muito boas, mas a jogabilidade poderia ser melhor.

Mas vamos voltar aos pontos positivos do game e falar do seu visual, que é simplesmente animal. Scott Pilgrim Vs. The World: The Game traz gráficos arcades em 2D que tem tudo a ver com a proposta mais fantasiosa e cômica que o filme e as HQs têm, e consegue agradar facilmente os jogadores. O nível de detalhes em cada cenário também é incrível, e consegue trazem bem a mesma sensação que sentimos enquanto assistimos ao filme. A trilha sonora também é outro show à parte, com músicas fantásticas e que combinam muito bem com todo esse clima de ação e aventura que o game passa. 

Esse é o tipo de game que cai bem jogar acompanhado, e aqui você pode. É possível jogar Scott Pilgrim Vs. The World: The Game com até 3 outras pessoas em co-op local, e uma ótima adição (que tem tudo a ver com a época em que estamos vivendo) que não tinha na versão original é o multiplayer online, fazendo com que seja possível se divertir à distância com os amigos. 

    Veredito 

Scott Pilgrim Vs. The World: The Game – Complete Edition é uma ótima opção para todos os jogadores, sejam os que assistiram ao filme, os que não assistiram, os que jogaram a versão original e os que não jogaram. O game traz uma trama digna a versão cinematográfica e às HQs, com várias sátiras e um humor divertidíssimo, isso sem contar que é um ótimo beat’em up. Por mais que o mesmo possua seus problemas, como a jogabilidade que às vezes mais atrapalha do que ajuda e a falta de tradução para o português, ainda sim é uma experiência que vale e muito a pena, isso sem contarmos que o mesmo está com um ótimo preço. 

Pros

  • História cômica cheia de sátiras
  • Visual fenomenal 
  • Trilha sonora espetacular
  • Ótimos modos multiplayer
  • Cada personagem é único

Contras

  • Jogabilidade deixa a desejar
  • Falta de tradução para o português

Comment here