Análises

Cyber Shadow

8.5
Cyber Shadow é um prato cheio para os fãs de jogos como Ninja Gaiden

Um jogo excelente que recompensa o jogador através de seu desafio primoroso.

Cyber Shadow é um Action Platformer e o primeiro game desenvolvido pelo Mechanical Head e está sendo publicado pela Yatch Club, de Shovel Knight para PCs e Consoles.

O game de muitas é uma homenagem aos sidescrollers da era 8 bits, com claras influências de clássicos como Ninja Gaiden e Shinobi. Será que essa formula hardcore resistiu ao tempo?

O visual 8-bits modernizado nunca perde seu charme.

HISTÓRIA

Cyber Shadow tem uma premissa simples, e um desenvolvimento levemente elaborado. No início do game você é apresentado ao ninja robótico que vai controlar durante o game e descobre o mundo está a beira do apocalipse. Como sempre, você é a única esperança deste mundo.

Essa homenagem aos jogos de ação antigos, é bem clássica e dentro do esperado. Quem estiver esperando um enredo super interessante não vai ter essa experiência aqui. O game tem uma narrativa mais complexa que um jogo de 8 bits padrão, mas não reinventa a roda, não foi o intuito e nem a proposta do jogo.

Um dos chefes mais safados do jogo.

JOGABILIDADE

A jogabilidade de Cyber Shadow é muito satisfatória, além de extremamente desafiadora. O jogo começa bem simples e passo a passo vai apresentando novidades ao jogador, sem forçar mecânicas inúteis. A dificuldade é elevada e progressiva, então não espere se dar bem sem um pouquinho de sofrimento.

No começo me lembrou bastante o excepcional The Messenger, outro Indie inspirado em Action Platfomers das antigas, mas sua veia e dificuldade extrema, faz o game de estréia do Mechanical Head Studio ser bem menos acessível e os acessos e raiva bem mais constantes.

Momentos de paz.

Todas as mecânicas de jogo são utilizadas de forma satisfatória, as primeiras fases vão te ensinar o básico para você tentar chegar até o fim, superarando a maior parte dos seus desafios, que são intensos e constantes, mas o final vai te fazer sangrar pelos olhos.

Temos uma boa variedade de inimigos, com desafios diferentes e em constante progressão. Os bosses são alguns dos melhores que vi em jogos 2D e muitos deles são bastante difíceis, sempre exigindo precisão e habilidade do jogador. A variedade e forma como se luta com eles é bem interessante e com certeza vai agradar quem curte aprender na base da tentativa e erro.

O level design foi perfeitamente desenhado para jogadores literalmente se foderem e perderem a paciência, o que não tira o brilho do game, já que este é o intuito. Cada fase apresenta desafios diferentes em termos de plataforma e ação, principalmente quando o game te dá uma nova habilidade.

Como era esperado Cyber Shadow se destaca na jogabilidade e oferece desafios para para jogadores hardcore. Se você abraçar a proposta eu acho difícil se decepcionar com o game. Jogadores menos paciêntes não vão se satisfazer com os desafios propostos, mas de toda forma ele está no Game Pass, e com certeza vale o teste.

A arte de Cyber Shadow é fora de série.

Eu joguei aproximadamente 15 horas do game e fiz tudo que ele tinha a oferecer em termos de colecionáveis, power-ups e chefes. O game está disponível para compra na loja do Steam e nas lojas de todos os consoles.

AUDIOVISUAL

Os gráficos fazem parte dos pixels art mais bonitos e variados que já vi. Os cenários também são homenagens aos sidescrollers antigos, mas não deixam de ter sua personalidade, cheio de ambientes autênticos.

Os efeitos sonoros e as músicas são bons, mas poderiam ser menos repetitivos. O visual dos inimigos, efeitos, animações, transições, assim como toda parte técnica no geral, foram bem executadas. Eu joguei o game inteiro no Xbox One X e não percebi quedas no framerate.

UMA BELA HOMENAGEM

Cyber Shadow é uma bela homenagem a jogos de ação e aventura antigos, e será apreciador por fãs de Ninja Gaiden e Shinobi, duas séries marcantes e deixadas na memória dos jogadores mais velhos.

Em meio ao caos, um ninja audacioso.

Seja pela jogabilidade primorosa, dificuldade extrema, level design desafiador ou pelos belos gráficos, o primeiro game do Mechanical Head me marcou e deu o ínicio a temporada 2021 de novos jogos.

Eu recomendo o game para quem gosta de desafios e quem tem saudades da era 8bits, para novos jogadores esse game pode ser frustrante e um pouco acima de suas capacidades, ou paciência. Se você não desistir, vai se satisfazer com o que o game tem a oferecer.

Pros

  • História é interessante e narrativa funciona.
  • A jogabilidade é primorosa e não comete excessos.
  • Level Design excelente e que incentiva a experimentação das mecânicas de jogo.
  • Excelentes bosses e bons inimigos.
  • Gráficos lindos e excelente animações.

Contras

 

  • Dificuldade as vezes é frustrante.
  • A trilha sonora é boa, mas poderia ser menos repetitiva.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)

Comment here