Análises

Chivalry 2

8
Se prepare para partidas gloriosas!

Chivalry 2 consegue divertir e muito com batalhas épicas e aquele caos que todo mundo gosta

Hoje em dia vemos muitos jogos PvP das mais diversas características, desde os que se passam em Guerras Mundiais até os que abordam temáticas mais futurísticas. Mas alguns voltam ainda mais no tempo e trazem propostas medievais, e esse é o caso de Chivalry 2, game desenvolvido pela Torn Banner Studios e publicado pela Tripwire

O primeiro Chivalry, lançado em 2012, acabou não fazendo um grande estrondo no mundo dos games, mas conseguiu boas avaliações por parte dos jogadores e se solidificou o suficiente para receber uma sequência. E agora Chivalry 2 está fazendo grandes burburinhos e prometendo uma experiência ainda mais épica que seu antecessor. Mas será que o mesmo entrega o que promete?  

Batalhas insanas e grandiosas 

Chivalry 2 possui apenas modos multijogador, e logo ao iniciarmos o game podemos perceber que o mesmo lembra e muito outros first person shooters, como Call of Duty e Battlefield, mas a sua proposta medieval consegue fazer com que Chivalry ganhe uma identidade própria e tenha suas próprias características. 

Ao iniciarmos o game nós também somos apresentados ao tutorial, que acredite, é muito importante. Ir direto para as partidas sem nem jogar o tutorial acaba sendo uma baita dor de cabeça, já que a jogabilidade pode ser bem confusa (iremos falar dela mais para frente nessa análise). Ter essas dicas do próprio jogo é o que vai fazer com que você esteja mais preparado para realmente aproveitar o jogo em si, e para que a experiência também seja mais divertida (e menos estressante). 

Se prepare para partidas intensas!

Outro ponto muito interessante é o fato de que o game conta com partidas contra bots. A princípio pode parecer um tanto quanto estranho, já que podemos simplesmente sair jogando contra outros jogadores no modo online, mas essas partidas offline acabam sendo uma ótima oportunidade de treinar um pouco mais caso esteja tendo dificuldades na jogatina, e também servem para jogar de maneira mais descompromissada e treinar um pouco mais antes do verdadeiro desafio. 

Mas agora partindo para as partidas online, devo dizer que me surpreendi e muito com o game. Querendo ou não estamos acostumados com games mais modernos e futuristas quando o assunto é FPS, mas jogar um game com essa temática medieval conseguiu ser algo muito bacana e trouxe uma boa variedade a esse gênero. Todo o online no geral também funciona muito bem, durante minhas jogatinas não tive nenhum problema com pings altos ou com quedas dos servidores, tudo correu muito bem e colaborou para que as partidas sempre fossem divertidas. 

Temos diversos mapas a nossa disposição, e todos são muito bacanas e realmente passam a sensação de estarmos em locais medievais e que sediarão batalhas épicas, porém quando falamos sobre os modos de jogo, Chivalry 2 deixa a desejar. Por mais que os modos presentes sejam divertidos e consigam entreter os jogadores, são apenas três no total, sendo eles: mata-mata em equipe, todos contra todos e objetivo em equipe (certos modos são específicos para alguns mapas). 

Poucos modos de jogo, porém mapas incríveis!

Porém mesmo com poucos modos, as partidas conseguem ser divertidas e com durações curtas ou até mesmo longas, isso dependendo do modo que foi escolhido. Partidas de mata-mata em equipe ou todos contra todos serão mais rápidas e caóticas, pelo fato de que na grande maioria se passam em arenas mais contidas, já jogos de objetivo em equipe serão mais demorados e se passarão em mapas mais abertos e com mais detalhes, então esteja preparado pois nesses casos as batalhas não serão fáceis! 

Também temos algumas classes que podem ser escolhidas durante a jogatina. As mesmas variam desde cavaleiro até arqueiro, e agregam bastante a jogatina, já que cada jogador pode escolher uma maneira que se encaixe mais a sua maneira de jogar. Se você prefere confrontos mais diretos, você pode fazer isso, se você prefere ficar um pouco mais na defensiva e usar arco e flecha, você também pode! Fica totalmente a sua escolha. 

Agora partindo para a jogabilidade, Chivalry 2 não pega leve em seus controles. Mesmo jogando o tutorial e algumas partidas, você ainda pode ficar um tanto quanto confuso em relação a jogabilidade, já que nem sempre fica muito claro quando você deve usar algum ataque em específico, isso se levarmos o fato de temos três tipos de ataque disponíveis (leve, forte e de cima). Claro que tudo pode ser uma questão de tempo até você se adaptar, porém os controles podem continuar confusos e nem um pouco colaborativos para a jogatina. 

A jogabilidade pode ser um tanto confusa durante a gameplay

Algo que deve ser destacado é como as partidas conseguem ser grandiosas e épicas. Dependendo do modo de jogo, até 64 jogadores irão competir nos campos de batalha, e tudo será caótico (do jeito que as partidas deveriam ser), e conseguem trazer até mesmo um certo nível de violência que é imaginável para essa temática, com membros saindo voando para todos os lados. 

Os gráficos também são um ponto muito positivo de Chivalry 2. Toda a ambientação é muito bem feita e cada cenário consegue realmente passar a sensação da grandiosidade do local e de toda a sua glória. O nível de detalhes também dá um show, desde castelos até vilarejos, todos são muito bem feitos e lindos. 

Também podemos destacar os efeitos sonoros do game, desde os sons das armas até todo o barulho de fundo, passando a sensação de que uma batalha realmente está acontecendo ali naquele local. Já a trilha sonora acaba não sendo um grande destaque, já que no calor das partidas você estará focado em derrotar seus adversários (e tentar sobreviver aos mesmos também), mas isso não chega a ser um problema. 

Veredito

Chivalry 2 me surpreendeu e muito! Desde quando joguei a primeira partida percebi como jogo conseguia se diferenciar bem dos outros games do gênero e como a sua temática medieval consegue divertir e muito. Mesmo com alguns problemas e com a jogabilidade sendo um tanto quanto confusa, as partidas de Chivalry 2 conseguem ser grandiosas e muito divertidas, com diversos jogadores em campo e batalhas épicas.

Pros

  • Cenários incríveis e muito bem feitos
  • Partidas divertidas e gloriosas
  • Ótimos gráficos
  • Efeitos sonoros muito bons
  • Aquele caos que todo mundo gosta

Contras

  • Poucos modos de jogo
  • A jogabilidade pode ser um tanto quanto confusa

Comment here