Análises

Mario Golf: Super Rush

9
Incrível a capacidade que Mario tem de fazer qualquer esporte ficar divertido!

Mario Golf: Super Rush é divertido demais, todos os donos de Switch deveriam no mínimo experimentar esse jogo.

Não importa o quão esquisito seja o esporte, se tiver a turma do Mario pode ter certeza que no mínimo você vai se divertir. Esse é um pensamento que carrego para minha vida desde que Mario Golf 64 foi lançado em 1999 para o saudoso Nintendo 64 e desde então não vi necessidade de pensar diferente.

Desenvolvido pela Camelot e publicado pela Nintendo, Mario Golf: Super Rush traz toda a energia das tacadas mirabolantes para o Switch com muita, mas muita categoria!

CADA PASSO DE UMA VEZ

Golf não é um esporte muito comum na vida do brasileiro e os motivos são óbvios, portanto é natural que a grande maioria de nós tenha apenas uma ideia do que seria o Golf. Se tem algo que me chamou muita a atenção nesse jogo é justamente o mundo aventura, onde controlamos um Mii qualquer em uma espécie de RPG misturado com Golf. Esse é o modo que você deverá começar pois ele serve inicialmente como um extenso tutorial de como praticar esse esporte de gente rica.

Saca a concentração do bigodudo!

Nesse modo recebemos instruções super elaboradas de como realizar cada um dos movimentos e não pense que é só bater com toda força do mundo, rezando para que a bola magicamente caia no buraco. Durante todo esse processo nós ficamos sabendo como o vento afeta a direção da bola, como a chuva impacta no rolamento dela, como a bola tende a se curvar para um lado dependendo da altura que estamos e por aí vai. Tudo está em jogo e se você for direto pro modo aventura vai acabar entendendo tudinho, caso ainda queira se aprofundar mais no linguajar do esporte, ainda tem um glossário com as mais diversas palavras e expressões, como Birdie e Boogey.

Do jeito que eu escrevi até parece que são aulas super chatas com instrutores piores ainda, né? Bem, eu tive essa impressão… porém não se preocupe, os personagens do universo de Super Mario que vão te mostrar como tudo funciona e isso somado a um humor já característico da série, você vai se divertir aprendendo! Agora falando um pouco mais sobre o modo aventura em si, como mencionei lá em cima, ele lembra bastante um RPG com direito a exploração a pé pelos cenários e inclusive contando com um sistema de level, fazendo com que seu Mii fique cada vez mais eficiente.

Luigi está inspirado nessa jogada!

Após as intruções iniciais, o jogo de fato começa e você irá participar de diversos torneiros, sejam eles contra seus amigos ou mesmo outros golfistas misteriosos! Iniciamos em uma espécie de fazenda com pastos verdejantes e conforme os desafios vão aparecendo, outros cenários inspirados na série Mario serão desbloqueados; tais como desertos, cenários com neve, regiões montanhosas e acredito que deu para ter uma ideia, né? Tudo que você pode imaginar servirá como obstáculo e caberá a você achar o melhor caminho até o buraco!

Repito, não deixe de jogar o modo aventura, ele é extremamente divertido e mais ainda para quem não tem outros amigos para jogar junto, sendo uma excelente experiência single player! Na minha opinião ainda melhor do que o modo principal de Mario Tennis Aces que já era ótimo.

CHEGOU A HORA DA PARTIDA

Mas como é de fato jogar o Golf com Mario e seus amigos? Uma delícia! Os controles são excelentes e super intuitivos, nada de comandos malucos para fazer as jogadas, é um jogo muito família inclusive, qualquer um pega e joga, pronto. Se quiser deixar ainda mais “interativo”, pode usar os Joy Cons para dar as tacadas, eu tive um pouco de dificuldade para testar o jogo dessa forma devido a configuração do meu espaço físico aqui em casa, entretanto quem tiver uma sala ou quarto grande irá conseguir tirar um bom proveito desse modo.

Quem será que chegará na bola primeiro? Speed Golf é isso!

Os modos de jogo são bem clássicos, porém a Camelot inovou com o Speed Golf que é uma das adições mais bacanas que já vi em um jogo de Golf. Basicamente é como o nome diz, velocidade, portanto a pontução vai depender também do quão rápido conseguirás realizar as jogadas. Até quatro participantes irão jogar ao mesmo tempo e após dada a primeira tacada, é feita uma corrida a pé até onde sua bola caiu, nada de carrinho de Golf aqui maluco! É muito engraçado ver os personagens correndo e durante o trajeito você pode usar um ataque especial que vai te deixar mais rápido e ainda consegue derrubar os carinhas que estiverem próximos, isso ao custo de um pouco da sua barra de stamina.

Além disso tudo ainda contamos com um modo online bem caprichado para aqueles que infelizmente não conseguem ter a experiência completa de um multiplayer local, jogos assim sempre serão mais divertidos ao lado de seus amigos, mas é bom ter opções!

CENÁRIOS FANTÁSTICOS

Esse jogo é lindo demais pessoal, sem exageros. Além de estar rodando à 60 quadros por segundo, o visual do jogo deixou a jogatina ainda mais gostosa. Nós percebemos o quão bem feito o jogo é quando estamos andando com nosso Mii na primeira cidade do modo aventura, parece um RPG dos mais bem feitos, com bastante detalhes, cores fortes e uma draw-distante que faz você querer ficar admirando.

Bowser Jr. apelando como sempre.

Mais importante ainda são os campos de Golf em si, existem diversas configurações baseadas na área que você está e todos eles são incríveis, fico muito feliz de ver um cuidado tão grande com algumas coisas que normalmente passariam despercebidas. Os personagens clássicos também ficaram extremamente bem animados, vale a pena jogar com todos só pra ver o que cada um vai aprontar em suas investidas, pessoalmente achei o Waluigi um dos destaques pois ele retrata tudo com um certo exagero já característico do personagem, bem bacana.

Outro ponto que gostaria de salientar é o tempo de boot do jogo, mal aperto o botão para iniciar e o vídeo de abertura já aparece, abertura que por sinal é toda em CG e de um excelente bom gosto, a criançada com certeza vai querer ficar vendo e revendo… a criançada velha também! Se tem um pequeno defeito que encontrei da parte gráfica ficou no visual da água, é super esquisito com pixels estourando, destoa bastante do capricho do resto do pacote.

Olha a Anna! Você poderá transformar seu Mii no próximo Tiger Woods.

Em matéria de som temos algumas músicas bem divertidas que captam legal a vibe da série, porém nada que vai ficar na sua cabeça, seria legal se tivessem investido um pouco mais, talvez tivessem trazido uma big band como em Mario Kart 8, mas tudo bem!

ACE IN THE HOLE

A Nintendo acertou em cheio com Mario Golf: Super Rush! Se você quer um jogo onde toda a família pode se divertir sem se preocupar em ficar ensinando mil coisas, ele é o jogo perfeito pra você e mesmo que vá jogar sozinho, o modo aventura vai lhe garantir fácil umas 15 horinhas de pura diversão. Pegue seus tacos e venha curtir uma diversão descompromissada com Mario e sua turma.

Pros

  • Não sabe jogar Golf? Sem problemas! Aqui vais se divertir muito de qualquer jeito;
  • Um dos mais belos jogos do Nintendo Switch;
  • Modo aventura e o Speed Golf fizeram toda a diferença na série;
  • Controles fáceis, só pegar e jogar;


Contras

  • É meio chato ter que assistir a CPU terminar sua jogada mesmo você tendo já finalizado;
  • Alguns probleminhas gráficos pequenos prejudicam o visual;
  • Poderia ter músicas mais marcantes;


David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here