Análises

Space Invaders Invincible Collection

6
The Invaders Must Die!

Uma coleção quase-invencível, só faltou alguns detalhes.

Que Space Invaders foi um jogo revolucionário para sua época, ninguém nega e dá para dizer que ainda possui uma base de fãs bem fiel. Publicado pela ININ Games e desenvolvido pela lendária TAITO, Space Invaders Invincible Collection é o pacote definitivo da série, trazendo praticamente todos os jogos que moldaram o passado e o presente desse simples joguinho de destruir alienígenas… e mais uma pitada de novidade.

Contendo 11 jogos cobrindo os 40 anos da franquia, vamos conferir de forma breve cada um deles, começando pelo jogo que deu início a tudo.

Space Invaders (1978, Arcade) – preto e branco

O clássico dos clássicos, aqui temos Space Invaders em toda sua glória monocromática. Destrua tudo que vier pela frente e não se assuste com o ritmo de jogo, lembre-se que estamos nos anos 70!

Que linda essa máquina, né?

Space Invaders (1978, Arcade) – em cores

Basicamente o mesmo jogo, só que colorido! Para a época foi um avanço enorme, porém para nós atualmente não significa muita coisa.

Tudo fica mais bonito com cores!

Space Invaders Part II (1979, Arcade)

No ano seguinte chegou a sequência, mas não houveram mudanças muito significativas, apenas alguns detalhes adicionais como uma introdução e outros inimigos.

Se tu achou muito parecido com o original, é porque ele é mesmo.

Lunar Rescue (1979, Arcade)

Esse é um primeiros dos jogos “bônus” que fazem parte desse pacote.

Cada rodada de Lunar Rescue consiste em duas fases distintas. Lunar Rescue funciona assim, durante a primeira fase, a nave do jogador é ejetada da nave-mãe, com o jogador tendo que navegar em torno de vários asteróides para pousar em uma das três plataformas no fundo. Cada plataforma é composta por duas partes, sendo uma parte removida após um pouso bem-sucedido. Cada parte dessas plataformas corresponde a um dos seis astronautas que o jogador deve resgatar. Ao pressionar o botão de ação, o jogador pode controlar a velocidade de descida do navio.

Após uma aterrissagem bem-sucedida, começa a segunda fase. Durante esta fase, o jogador deve retornar à nave-mãe, mas no caminho uma série de discos voadores inimigos bloquearão o caminho. Ao pressionar o botão de ação, o jogador pode atirar neles. Após o acoplamento com a nave-mãe, a rodada está completa. É uma experiência mais complexa que Space Invaders como pode perceber e é um jogo bem divertido que nunca havia jogado, uma bela surpresa!

Primitivo e divertido, esse é Lunar Rescue!

Space Cyclone (1980, Arcade)

Outro jogo bônus, em Space Cyclone o jogador controla uma nave que se move no fundo. O objetivo principal é destruir os Bems, criaturas alienígenas que cavalgam nos vários meteoros que flutuam na tela e acabam caindo.

É divertido, mas não tão original quanto o anterior.

Os anos 80 chegaram, mas a tecnologia aparentemente estagnou.

Majestic Twelve: The Space Invaders Part IV (1990, Arcade)

Majestic Twelve: The Space Invaders Parte IV , também conhecido como MJ-12 e lançado como Super Space Invaders ’91(que por sinal também aparece nesse pacote e não irei listar) nos Estados Unidos. O jogo permite 2 jogadores!

Gráficos BEM melhores em Super Space Invaders ’91, afinal já estamos os anos 90!

Space Invaders DX (1994, Arcade)

Space Invaders DX é um jogo de Arcade lançado em 1994 pela Taito. É mais ou menos uma port do Space Invaders original, com alguns novos recursos.

O jogo inclui três modos de jogo:

  • Modo Original : Esta é uma porta direta do jogo original.
  • Modo Versus : Um jogo competitivo simultâneo para dois jogadores com tela dividida.
  • Modo Paródia : É a mesma coisa que o Modo Original, exceto que todos os gráficos são substituídos por personagens de outros jogos Taito.

Esse jogo já é mais moderninho, com certeza vai agradar os jogadores mais novos.

Clássico revitalizado.

Space Invaders Extreme (2008)

O melhor de todos, esse jogo é demais! Joguei ele originalmente no Nintendo DS e foi um dos jogos que mais curti no aparelho, nem preciso dizer que farei o mesmo no Switch, né?

Pense que ele é um Space Invaders insano, super rápido e cheio de flashes. Sem exageros, esse jogo vale o pacote.

Aumente o som e destrua tudo!

Space Invaders Gigamax 4 SE (2018)

O mais recente título da série que infelizmente me decepcionou um pouco. Ele possui um modo multijogadores para até 4 pessoas, mas o ritmo é lento e ainda nos moldes do original, sem os modernismos que fez de Extreme um excelente jogo.

Chame 4 amigos e salve a terra… ou façam outra coisa.

VEREDITO

Space Invaders Invincible Collection é um pacote que respeita a trajetória da série e vai agradar os fãs. Infelizmente para os demais ainda se tratam de jogos datados, que se não fosse pelo fato de Extreme ser tão bom, eu dificilmente recomendaria.

Pros
  • 11 jogos clássicos em um único pacote
  • Space Invaders Extreme é excelente e vale o preço pedido
  • Alguns jogos bônus fazem a diferença, especialmente Lunar Rescue
Cons
  • Por mais icônicos que sejam, grande parte dos jogos não tem mais apelo para essa geração
  • Podia ter mais extras, no fim pareceu um trabalho preguiçoso
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here