Análises

Spelunker HD Deluxe

5
Claustrofobia em alta definição

Roguelikes estão com tudo atualmente, mas infelizmente Spelunker HD Deluxe poderia ter sido mais caprichado

Não sei se é apenas impressão, mas hoje em dia estamos vivendo uma espécie de “era de ouro” dos jogos roguelikes e Spelunker HD Deluxe veio para agregar isso.

Lançado pela ININ Games em conjunto com a produtora TOZAI, essa versão HD de Spelunker está disponível para o Switch e o PlayStation 4 com diferenças negligenciáveis entre elas. Mas sendo um remake de um jogo originalmente lançado em 1983, será que tem algum apelo hoje em dia? Vamos ver!

“E agora? Para onde vamos?”

Explore e sobreviva, esses são os mantras que devemos ter em mente quando formos jogar esse jogo. No modo principal, o Adventure, nós temos que percorrer por 100 fases prestando atenção em cada detalhe para não terminarmos nossa aventura de forma breve. Esses jogos foram desenvolvidos para que o jogador falhe e continue tentando, sempre progredindo mesmo que de maneira singela.

Para aqueles que tem bastante paciência pode ser uma experiência interessante, mas já adianto que devido a algumas decisões de design, boa parte dos jogadores irão desistir rapidamente. Uma coisa muito mal feita na minha opinião é o dano por queda. Em jogos onde exige precisão na hora do salto, é natural que um pequeno erro possa fazer você cair e ter que no máximo repetir o processo, porém aqui você simplesmente morre e mesmo de alturas ridículas.

Os demais desafios são até compreensíveis e o jogo tem um fator estimulante muito peculiar de quando estamos conseguindo avançar, mas acho que isso é mais mérito do gênero em si. Ah, os controles não são dos melhores também, fique esperto.

A vida não tá fácil.

Se preferires se aventurar com amigos nessa jornada claustrofóbica, o Competition mode é sua melhor aposta. Jogar com outros é a maneira mais divertida de encarar esse jogo, mesmo online. Só que não esqueça que todos os percalços do Adventure aparecem aqui também, portanto tome cuidado.

Além desses dois modos também contamos com o Championship mode que seria uma espécie de “hard” mode e o Endless que como o próprio nome diz, você explorará cavernas infinitas e aleatórias, garantindo diversão praticamente eterna para quem curtiu Spelunker HD Deluxe.

Felizmente o jogo conta com boas soluções para os modos multiplayer!

Sobre a parte técnica não há muito o que falar. Você poderá jogar com os gráficos “atualizados” como visto nas imagens até agora ou se preferir poderás jogar com o visual antigo, que de certa forma tem um charme único. Gráfico não importa muito quando um jogo é divertido e a retocada que deram aqui deu para dizer que ficou um bom trabalho. Em matéria de som nada demais também, a trilha sonora combina com o clima e não atrapalha.

Visual clássico em ação!

Por fim posso dizer que esse jogo dificilmente irá trazer novos fãs para a cena, mas se no passado você se aventurou nas cavernas infinitas de Spelunker, talvez seja hora de voltar para lá e quem sabe levar alguns amigos junto, por que não?

Pros
  • Com a alta dos roguelikes, Spelunker HD Deluxe oferece uma experiência diferente
  • A repaginada gráfica ficou bem bacana
  • O desafio é alto e estimulante, típico do gênero
Cons
  • Controles imprecisos
  • Decisões de design péssimas e que não funcionam bem nos dias atuais
  • Podiam ter caprichado mais na parte sonora
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here