Análises

New Super Mario Bros. U Deluxe

10
O melhor jogo 2D da série Super Mario Bros.

New Super Mario Bros. U Deluxe é um complemento perfeito para a biblioteca cada vez maior de jogos excelentes do Switch.

Quando se trata de desenvolvimento de videogame, há algo a ser dito sobre “acertar da primeira vez”. A primeira versão de uma franquia em potencial não precisa ser perfeita, mas deve apresentar um alto nível de qualidade.

Todos os fundamentos devem ser levados em consideração e também deve haver algum potencial de crescimento. É impossível incluir absolutamente tudo o que o desenvolvedor poderia desejar, então é mais uma questão de estabelecer uma base sólida. Em outras palavras, deixe o jogador satisfeito e ansioso por uma possível sequência. Um dos jogos mais conhecidos que “acertou da primeira vez” foi Super Mario Bros. Este é um clássico que define o gênero. Na época de seu lançamento, não havia nada lá fora que pudesse ser considerado tão ambicioso e agradável. Pense neste clássico do NES como o guia não-oficial de “como fazer” para projetar um grande jogo de plataforma. Se um aspirante a desenvolvedor dedicar tempo para estudá-lo, ele estará mais bem equipado para lidar com seus próprios projetos. Mesmo hoje, essa declaração ainda contém alguma verdade.

As primeiras fases são só alegria.

O design dos níveis, por exemplo, é tratado de tal forma que, além de alguns buracos no final, o jogador sempre tem espaço de sobra para fazer seus saltos. Com muita frequência, os desenvolvedores incluem recursos como salto duplo, mas ambos os saltos são sempre necessários para quase não preencher todas as lacunas. Dá ao jogo de plataforma uma sensação de uniformidade que é realmente maçante e previsível. Além disso, força a pessoa a pensar apenas no próximo movimento. Se eles estão tão preocupados que podem não dar o próximo salto, eles nem pensarão nos obstáculos que se aproximam.

Desde a primeira versão, a série Super Mario Bros. sempre foi projetada para permitir que você pense três ou quatro movimentos à frente. Isso leva a todos os tipos de situações emocionantes. Com o passar do tempo, esses jogos tiveram sucesso contínuo, em parte porque Super Mario Bros. não tem saltos cegos. Concedido, é uma façanha bastante fácil de realizar, já que é um jogo de plataforma que rola apenas horizontalmente.

No terceiro jogo, o design dos níveis faz uso de alguns truques inteligentes para garantir que não haja nenhuma incerteza ao determinar um salto. Isso inclui a colocação de objetos de fundo – como árvores – para indicar onde é seguro pousar. Um dos detalhes mais sutis é que os inimigos raramente (ou nunca) são colocados em áreas para as quais Mario pode voar. Isso é para que ele não tenha que se arriscar a perder a roupa de Tanooki – também conhecido como sua capacidade de pairar lentamente para baixo e ver o que está abaixo.

Para resumir tudo, um bom videogame cria um conjunto de regras que são justas e fáceis de entender. O jogador deve ter permissão para dobrá-las ocasionalmente, mas eles não podem ser quebrados. Não importa o que o desenvolvedor tenha em mente para futuros títulos da mesma série, eles não podem se desviar das regras que já estabeleceram. Isso pode parecer um tanto chato, mas consistência é essencial para um design de jogos de qualidade. Por mais de trinta anos, a Nintendo demonstrou uma compreensão magistral dessa filosofia. Agora, com isso em mente, aqui está uma olhada em duas das suas versões mais recentes.

Não consigo ver essa tela sem ficar com a música dela na cabeça.

Grandes mecânicas e design excelente nível é, sem dúvida, o pilar que suporta o magnífico New Super Mario Bros. U . Todos os seus aspectos são implementados de forma inteligente e demonstram um nível de confiança surpreendente. Este é um título imediatamente acessível e que não prejudica de forma alguma os especialistas que gostam de levar suas habilidades ao limite. Isso tudo é cortesia de um nível incrível de controle. Mario e seus amigos têm vários tipos de saltos para trabalhar, todos com alturas e aplicações variadas. Para adicionar a isso, os jogadores são livres para soltar ou segurar o botão de pular para atingir seus objetivos. Não há outra maneira de dizer isso: a mecânica de salto é perfeita.

Além disso, o design de nível inteligente tem tudo a ver com a criação de rotas alternativas que são mais fáceis ou mais difíceis do que o pretendido. A sutileza desempenha um papel fundamental aqui. Algo tão simples como desacelerar por um ou dois segundos para considerar o perigo pode alterar significativamente a rota. O atual aumento de energia de Mario também pode ter um efeito. Caso em questão: o traje de esquilo voador não é um passe livre para deslizar sobre o perigo. Na verdade, usá-lo cria novos obstáculos – às vezes é mais seguro apenas ficar perto do solo ou lançar bolas de fogo para limpar a área imediata. O jogador vai devagar? Tomando muito cuidado para evitar todos os perigos? Eles encontram aquele ritmo constante para navegar rapidamente por tudo? Cada fase pode ser abordada de várias maneiras diferentes, o que adiciona um nível de valor de repetição além de pegar todas as moedas de estrelas.

Até as nuvens são felizes.

Uma das melhores demonstrações do design de nível exemplar deste jogo é a segunda metade de ‘Freezing-Rain Tower‘, que está localizada no mundo Frosted Glacier. Depois de chegar ao checkpoint, Mario tem que andar de elevador enquanto fica de olho em ossos secos e pingentes de gelo caindo. No entanto, ao utilizar toda a extensão do traje do esquilo voador e as habilidades naturais do encanador, o jogador pode ignorar o elevador e subir rapidamente na torre. O problema, é claro, é que, como estão se movendo em um ritmo mais rápido, terão menos tempo para reagir ao perigo. Novamente, tudo isso é tratado com sutileza. Não é como se Mario tivesse acabado de entrar em um tubo rotulado “Isso leva ao caminho difícil”. Blocos e paredes são dispostos para facilitar a criação dessas estratégias avançadas, e isso é maravilhoso.

Geralmente, cada curso é projetado para não deixar nada ao acaso. Tudo funciona com certeza absoluta. Isso é o que significa ser um puro jogo de plataformas. A sorte nunca é um fator, nem as mesmas ações produzirão resultados diferentes. A razão pela qual a rota alternativa ‘ Freezing-Rain Tower‘ existe é porque ela é 100% consistente. O posicionamento e o movimento dos ossos secos são os mesmos, não importa quantas vezes a fase seja repetido. Os pingentes não caem ao acaso. Na verdade, eles só cairão quando Mario estiver próximo a eles. Embora o jogador não perceba imediatamente, eles têm muito arbítrio. Contanto que o conhecimento e a habilidade de uma pessoa sejam suficientes, navegar com estilo em todos os cursos é uma brisa.

Luigi U merece ser jogado.

O que é realmente incrível é que este é apenas uma das fases. Existem mais de 80 para discutir. No interesse da brevidade e da sanidade, porém, essa conversa será guardada para outra ocasião. Portanto, vamos passar para o modo de desafio. Este modo oferece uma série de desafios bastante exigentes, mesmo para quem viu e fez de tudo no jogo principal. Alguns deles exigem que o jogador conclua uma fase em um determinado período de tempo, enquanto outros têm condições especiais como “não toque em nenhuma moeda” ou “não machuque os inimigos”. Alguns podem apenas exigir que um sobreviva a situações cada vez mais intensas por um período de tempo. Em qualquer outro jogo, este modo pode ter sido apenas um preenchimento extra, mas aqui é uma adição verdadeiramente fantástica.

Isso ocorre porque muitos dos obstáculos de New Super Mario Bros. U são projetados para levar em conta uma variedade de nuances. Algo tão simples como uma bola de fogo quicando é muito afetado pelo solo abaixo dela. Manter o equilíbrio em uma pedra que pode tombar é praticamente um jogo em si. Todos esses elementos e muito mais estão reunidos em um pacote incrivelmente viciante. Espere passar muitas horas tentando obter todas as medalhas de ouro. Boost Rush também é muito divertido. Vários cursos foram revisados ​​para que sejam rolados automaticamente, com o jogador sendo capaz de pegar moedas para acelerar as coisas. No entanto, será necessário um pouco de prática e movimentos habilidosos para atingir os melhores tempos. Qualquer pessoa que subestime esse modo pode se sentir oprimido pela rapidez com que ele é capaz de se mover.

Fantástico visual de background.

Super Luigi U é melhor descrito como uma nova visão do jogo anterior. A ideia por trás deste DLC é criar uma experiência diferente, que desafie os jogadores de novas maneiras. Cada fase tem o mesmo tema de antes, mas todos foram completamente reformulados. Eles são mais compactos, mais focados e mais desafiadores. Além da diversão, embora Luigi e Toad possam pular mais alto e mais longe do que antes, eles têm um pouco de dificuldade para pisar no freio e mudar de direção enquanto correm. Se não tomarem cuidado, podem escorregar de uma saliência e cair no esquecimento.

Este aspecto faz comparações com o papel de Luigi em Super Mario Bros. 2: The Lost Levels . Na maioria dos casos, a melhor ideia aqui é ir a todo vapor, enquanto faz uso total das capacidades de salto do herói. O objetivo deste add-on é dar aos designers de nível outra chance de se concentrar em conceitos e obstáculos que eles sentiram que foram subutilizados. Nem é preciso dizer que eles aproveitaram a oportunidade ao máximo. A maioria das fases aqui podem ser concluídas em menos de um minuto, mas eles estão repletos de toques brilhantes. Tudo tem um propósito. Inimigos e perigos são colocados nos locais ideais. Se eles ajudam ou atrapalham o progresso de Luigi, depende do jogador.

Se você chegou até aqui, com certeza deve ter se divertido muito!

Com o novo Super Mario Bros. U Deluxe, A Nintendo considerou adequado incluir uma série de recursos para ajudar a dar-lhe uma vantagem sobre os originais do Wii U. A maioria desses recursos é projetada tendo em mente a facilidade de uso e a conveniência. Em primeiro lugar, os jogadores são livres para escolher seus personagens favoritos. Isso significa que o jogador 1 não fica preso a Mario durante todo o jogo. Configurar um jogo multiplayer também é mais fácil do que antes, principalmente porque o GamePad desajeitado do Wii U não é mais um fator. Infelizmente, a falta de um GamePad também significa que o modo Boost foi cortado. Por outro lado, Nabbit agora pode ser jogado em ambos os jogos. O único problema é que sempre que ele termina uma fase, é marcado em roxo em vez de azul no mapa. Ainda é possível passar para a próxima fase, então até mesmo jogadores apenas de Nabbit podem ver o jogo inteiro.

VEREDITO

New Super Mario Bros. U Deluxe é uma compilação exemplar. Ambos os jogos receberam algumas melhorias de qualidade de vida e mais importante, este é simplesmente um dos melhores conteúdos da saga Super Mario. É incrível como cada elemento se junta para uma experiência de plataforma totalmente refinada. O design dos níveis é genial e os controles perfeitos tornam cada salto mais eletrizante do que o anterior. Mais recomendado, impossível!

Pros
  • Os controles são praticamente perfeitos
  • Level design das fases faz você simplesmente não conseguir enjoar do jogo
  • Muito conteúdo no pacote
  • Modo multi-player excelente
Cons
  • Uma hora acaba, demora, mas acaba
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here