Análises

GRID Legends

9
GRID Legends aposta na diversão e acerta em cheio!

Com uma proposta simples e objetiva, GRID Legends tornou-se um dos melhores jogos de corrida da atualidade e que merece ser conferido por qualquer um que tenha vontade de pisar num acelerador virtual.

A série GRID chegou em sua quinta versão com GRID Legends prometendo novidades quentes para aqueles que já haviam curtido a versão anterior(GRID, 2019) e também jogos de corrida num geral.

A pergunta que fica é, será que essa nova versão justifica sua existência ou é apenas mais um? Vamos lá!

MODO HISTÓRIA

Se teve algo que me chamou atenção durante o período de divulgação do jogo foi o fato dele possuir um modo história. Até aí tudo bem, hoje em dia é relativamente normal qualquer tipo de jogo ter modo história, a diferença aqui é que GRID Legends trouxe uma ideia inspirada no documentário da Netflix “Drive to Survive” só que com o nome de “Driven to Glory”. Tudo é retratado como se aquilo lá fosse de verdade, isso no caso de GRID Legends evidentemente e de fato parece que aquelas pessoas realmente existem.

Ncuti Gatwa é um excelente ator e ficou bem bacana interpretando Valentin Manzi.

Gostei bastante foi da presença do ator Ncuti Gatwa da série Sex Education como Valentin Manzi, mas todo o elenco num geral fez um trabalho bacana. Apesar de curtinho, esse foi um dos pontos fortes do jogo da Codemasters, ele serviu bem como um plano de fundo para aquela toda aquela adrenalina.

Essa gameplay do modo história retrata bem como funciona as corridas, com a equipe se comunicando contigo e outras coisas acontecendo ao mesmo tempo.

AS CORRIDAS

Depois de terminar o modo história, do qual recomendo inicialmente, você entrará de cabeça nos demais modos de GRID Legends. Basicamente contamos com um modo carreira que é auto-explicativo, nele você irá competir em diversas corridas com os mais variados tipos de veículos e com certeza será a parte mais irá desafiar os jogadores pois a dificuldade fica bem mais acirrada, pelo menos em comparação ao modo história.

A inteligência artifical de GRID Legends é totalmente agressiva, você sente a fúria dos oponentes e isso acaba gerando situações muito inusitadas, esse negócio de fila indiana na corridinha não é coisa da Codemasters não! Nem preciso dizer que vindo desse estúdio você pode esperar controles perfeitos e precisos, é uma delícia jogar esse jogo e tudo funciona super rápido, pelo menos no PlayStation 5 que foi o console usado para fazer essa análise, porém imagino que nos demais seja assim também.

Como deu pra perceber, o jogo possui um sistema de customização bem elaborado.

Há uma infinidade de pistas para correr nesse jogo e nos mais variados lugares do planeta, alguns sendo trajetos criados pela mente dos designers e outros circuitos verdadeiros como não poderia deixar de ter. Algo de extrema importância em relação a jogabilidade é que GRID Legends é um jogo bem mais voltado pro lado Arcade e menos simulação, ok? O jogo não chega a ser zoado que nem a série Burnout ou OutRun, mas não espere algo como foi o próprio GRID Autosport lançado alguns anos atrás.

GRÁFICOS E SOM

Gostaria muito de tecer somente elogios aqui, porém infelizmente terei que comentar algumas coisas que me deixaram chateados. Primeira coisa é a interface extremamente pobre e confusa do jogo, algo que deveria ser simples, mas acabou sendo mal feita e olha que a Codemasters fez várias interfaces lindas na sua carreira, não dá pra entender o que aconteceu. Outra reclamação é da parte sonora do jogo, ele não possui músicas licenciadas e estou tranquilo com isso, não é algo que faz sentido na proposta desse jogo, mas em contrapartida temos umas músicas “épicas” tocando o tempo todo e chatíssimas… não demorou muito para eu ligar o Spotify.

Sempre é legal saltar dirigindo um carro!

Agora quanto aos gráficos das corridas que é o que mais importa, eles estão lindos demais. Além fluência maravilhosa, o jogo conta com efeitos climáticos excelentes como chuva e neve, assim como passagens do dia até a noite, que não acontecem em tempo-real, porém ficaram bem competentes. Os cenários são outro deleite, em especial aqueles que se passam em cidades como Paris, Dubai ou mesmo Madrid, esse último mesmo recebeu um efeito super bacana da bandeira da Espanha projetada nos prédios, algo que pode passar despercebido por conta da velocidade do jogo, mas são coisas que fazem a diferença.

Os carros também estão super bem modelados, um capricho só. Tecnicamente é de fato um produto de primeira, que não deve em nada para a concorrência.

VEREDITO

GRID Legends é uma ótima pedida para fãs do gênero e para todos aqueles que querem acelerar sem ter que pensar muito. O jogo é super acessível, divertido e tem uma longevidade que compensa ficar horas e horas na frente da TV!

Pros
  • GRID Legends é um jogo focado na diversão, é bem complicado largar o controle
  • Modo história ficou interessante, vale a pena conferir
  • Os visuais são incríveis, especialmente durante as corridas na chuva
  • Super acessível, GRID Legends é desafiador na medida
Cons
  • Interface muito pobre e confusa
  • Músicas genéricas
  • Algumas coisas mereciam melhor explicação, como na parte de tuning
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here