Análises

Wonder Boy Collection

8
Uma coletânea digna da franquia Wonder Boy!

Nostalgia forte nesse pacote, são 4 jogos lendários que continuam excelentes mesmo depois de quase um terço de século!

Wonder Boy é uma das melhores séries retrô com sua divertida mistura de ação 2D e elementos de RPG, então vamos mergulhar no Wonder Boy Collection.

A versão dessa análise é a de Switch.


Wonder Boy Collection é uma compilação de 4 jogos clássicos da série:

  • Wonder Boy (Arcade, 1986)
  • Wonder Boy in Monster Land (Arcade, 1987)
  • Wonder Boy in Monster World (Genesis, 1991)
  • Monster World IV (Genesis, 1994)

Antes de discutir os jogos individuais, fico feliz em dizer que cada um é muito bem emulado, o que é ótimo. Além disso, cada jogo traz sua própria fórmula única para o pacote, o que torna a troca entre eles muito divertida à medida que você progride gradualmente para dominar todos eles.

A música tá tocando na sua cabeça agora.

De qualquer forma, experimentar cada um desses 4 clássicos novamente em toda a sua glória foi um prazer e estou muito feliz que mais jogadores agora possam apreciar a série Wonder Boy. Desde suas belas imagens e sons até suas batalhas épicas contra chefes e sua jogabilidade apertada ao seu humor peculiar, há muito o que amar na franquia.

Meu primeiro skate virtual!

O primeiro jogo do Wonder Boy Collection não é outro senão o Wonder Boy. Os fãs de Adventure Island irão reconhecê-lo imediatamente, pois esse jogo é essencialmente a versão NES de Wonder Boy. Coletar frutas à medida que seu medidor de fome se esgota constantemente cria uma fórmula envolvente e evita perigos de todos os tipos enquanto você usa cuidadosamente seu impulso para pular entre plataformas em movimento, criando um jogo desafiador e recompensador.

Pra que armadura se tenho minha tanga?

A outra inclusão de arcade é Wonder Boy in Monster Land, que reconhecidamente não se manteve tão bem quanto seus sucessores devido à sua jogabilidade bastante meticulosa, embora os elementos de RPG adicionados certamente o destaquem. Agora que penso nisso, se você possui um Switch, seria melhor com o lançamento da Sega Ages de Wonder Boy em Monster Land, pois é muito mais completo.

Acho que doeu!

Wonder Boy in Monster World colocou a série de volta nos trilhos à medida que expande a fórmula de Monster Land, oferecendo uma jogabilidade imediatamente gratificante e um mundo de jogo incrivelmente memorável e divertido de explorar. No entanto, ele tem um problema irritante que é a ocarina que você precisa tocar em certas partes. Não só é super complicado inserir as notas corretamente, o Wonder Boy Collection exibe os botões originais do Genesis para que você tenha que traduzi-los em sua cabeça antes de tocar as notas. Por que eles não poderiam simplificar isso?

Asha é demais!

Felizmente, Monster World IV é simplesmente incrível e é o meu favorito dos jogos clássicos do Wonder Boy. O que o torna tão incrível é a sensação de exploração e movimentos adicionais que permitem que você faça coisas como saltar na cabeça dos inimigos com um ataque de impulso para baixo. Além disso, Asha é uma nova protagonista maravilhosa e é uma explosão absoluta de jogar, então faz você se perguntar por que nunca deixou o Japão no passado. Se você gosta tanto quanto eu, definitivamente confira o remake que eu acho que é um dos jogos mais subestimados de todos os tempos.


Se você é um grande fã de Wonder Boy como eu, então você sabe que Wonder Boy Collection está perdendo alguns jogos excelentes da série. O mais desconcertante é a ausência de ambos os jogos Wonder Boy III: Monster Lair e The Dragon’s Trap. Claro, The Dragon’s Trap teve um adorável remake em 2017 que permite que você jogue o original, mas Monster Lair é um fantástico shooter cooperativo que nem tantos jogadores conhecem quanto deveriam. Eu diria até que é um dos melhores jogos cooperativos retrô de todos os tempos.

Uma imagem que traz saudade.

Wonder Boy Collection não contém muitas opções ou extras, mas o que tem é sólido. Por exemplo, adoro como é fácil salvar e continuar seu progresso mais tarde, graças a um punhado de slots de salvamento. Você também pode ajustar coisas como a proporção e a nitidez e pode até aplicar um filtro CRT. A opção mais bem-vinda é a capacidade de mapear os controles completos com botões de retrocesso e avanço rápido.

Com isso dito, há apenas 1 papel de parede e a galeria de imagens bônus é bastante pequena e carece de contexto. Obviamente, muito mais trabalho poderia ter sido dedicado a conteúdo e opções extras, mas o que está aqui ainda é mais do que algumas compilações oferecem, eu acho.

VEREDITO

Wonder Boy Collection é o tipo de compilação que seus jogos fazem todo o trabalho pesado. Em outras palavras, está tudo bem como um pacote geral, mas os jogos individuais certamente lhe trará muita diversão enquanto relembra o passado.

Pros
  • Todos os 4 jogos são bem emulados e muito divertidos em suas próprias maneiras únicas
  • Fácil de salvar e pular entre os jogos
  • Opções sólidas, como remapeamento de botões
Cons
  • Certos aspectos não intuitivos poderiam ter sido melhor modernizados
  • Faltam alguns clássicos do Wonder Boy
  • Poderia ter mais opções e extras
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)