Análises

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

10
COWABUNGA!

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection apresenta 13 jogos nostálgicos, cada um dos quais serve como um lembrete perfeito de por que muitos de nós adoramos os jogos de plataforma dos anos 90. É uma compra digna para fãs de TMNT ou mesmo para aqueles que estão atrás de um desafio.

Desde criança eu sou fã das Tartarugas Ninja. Na verdade, acho que Leonardo, Donatello, Raphael e Michaelangelo são parte do motivo pelo qual eu amo tanto pizza – especialmente Michaelangelo, aquela tartaruga que adora nunchucks é louca por pizza de pepperoni, uma qualidade que compartilho.

Então, não é surpresa que eu mal podia esperar para colocar minhas mãos em Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection , já que não só posso desfrutar de uma aventura com minhas tartarugas chutando bundas favoritas, mas 13 delas. Sim, este pacote de jogos apresenta Teenage Mutant Ninja Turtles (NES e arcade), TMNTII: The Arcade Game, TMNT: Fall of the Footclan, TMNT: Turtles in Time, TMNTIII: The Manhattan Project e muito mais. Também vale a pena notar que esses jogos são originários de várias plataformas, como arcade, SNES, NES, Sega Genesis e Game Boy.

Esse jogo é mais divertido do que parece!

Como The Cowabunga Collection apresenta tantos títulos, não vou detalhar cada jogo individualmente, caso contrário, estaria aqui até o Natal. Em vez disso, pretendo dar uma visão geral e menções individuais quando necessário. No entanto, posso dizer logo de cara que cada jogo é um deleite. Não há um único fracasso à vista.

Cada um faz exatamente o que se propõe a fazer. Eu joguei alguns desses jogos no passado, mas não todos eles. No entanto, segundos depois de jogar um título que é novo para mim, eu poderia dizer que estava em um momento divertido cheio de ação, grande side-scrolling e plataformas intensas que certamente testariam todas as minhas habilidades inexistentes. Eu gosto de jogos de plataforma, mas não vou me enganar e dizer que sou um profissional neles.

Joguei tanto esse jogo na minha infância…

Uma das melhores coisas sobre Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é a variedade de histórias oferecidas, cada uma com personagens reconhecíveis além dos vários elementos de jogabilidade. Isso vai além de diferentes ambientes e gêneros. Estou falando sobre ser capaz de chutar traseiros enquanto anda de skate. São coisas assim que ajudam a manter os jogos divertidos, especialmente quando você tem 13 deles para curtir.

Claro, nem é preciso dizer que cada título individual apresenta Leo, Raph, Donnie e Mikey (que tipo de jogo TMNT seria sem as tartarugas principais?). No entanto, cada jogo exige que você escolha com quem você quer ir na aventura – uma escolha que nunca fica mais fácil.

Que bacana as artes laterais, não?

Portanto, costumo alternar entre os dois à medida que progrido nos diferentes jogos, embora alguns títulos, como Teenage Mutant Ninja Turtles, permitam que você jogue com os quatro personagens, pois assim que você ficar sem vidas com seu primeiro escolha, você assume o controle de um de seus irmãos, e isso continua até você sofrer a derrota com todos eles. Ou, claro, se você completar o jogo e salvar o dia, esse é certamente o melhor final.

Naturalmente, em cada jogo você enfrenta muitos inimigos, tantos de fato que parece que não há fim para eles. Então, à medida que você se aproxima do final dos níveis individuais, você se depara com alguns minibosses difíceis (sim, você precisa passar por alguns fracassos antes de ser digno o suficiente para enfrentar Shredder). Ainda estou para sucumbir ao tédio, no entanto. A ação constante é um deleite, mantendo você ligado.

Dinossauros? Yes!

No entanto, completar até mesmo jogo do The Cowabunga Collection não é tarefa fácil. Aqueles de vocês que cresceram no final da década de 1980 até a década de 1990 com máquinas de fliperama, os consoles NES, SNES e Sega podem sem dúvida se lembrar da notória dificuldade dos jogos para aquela época. Este é um sentimento que é especialmente verdadeiro para os jogos de plataforma, um gênero que os jogos TMNT ajudaram a sintetizar naquela época.

Em termos de controles, não tenho problemas com The Cowabunga Collection, pois eles são simples, mapeados de maneira semelhante aos jogos originais e são responsivos. Melhor ainda, os controles são atendidos com gráficos divertidos que permanecem fiéis aos jogos originais. Parece que voltei a ser criança numa tarde de domingo. Está chovendo, tenho alguns lanches e minha mãe está feliz por eu não estar causando problemas.

Os anos 80 em uma imagem.

Eu tenho muitos elogios para Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, mas há uma reclamação principal que tenho, embora seja mais relacionada à época dos títulos originais. Repetição de trilhas sonoras. Eu amo a música nesses jogos, mas eles estão em um loop constante que eu não gosto. Como eu disse, isso tem mais a ver com a época dos títulos originais e, se houver, respeito que esta coleção seja fiel ao material de origem. Mas isso não significa que eu não possa pensar que as músicas repetidas são irritantes depois de um tempo.

Dito isto, o design de som é excelente, e a música induz uma onda de nostalgia que eu gosto. É uma faca de dois gumes, com certeza. No entanto, eu me recuso a deixar o fluxo interminável da música tema TMNT atrapalhar o que considero ser uma série de jogos altamente agradável que qualquer fã de Teenage Mutant Ninja Turtles deve gostar.

A versão do Mega Drive desse game também era legal.

No geral, considero Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection um item obrigatório não apenas para os fãs de TMNT, mas para qualquer um que queira uma série de jogos de estilo antigo que apresentem side-scrolling, ação, plataformas, luta e mais. Faça um favor a si mesmo e pegue o que certamente será um destaque de 2022 nos jogos.

VEREDITO

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection apresenta 13 jogos nostálgicos, cada um dos quais serve como um lembrete perfeito de por que muitos de nós adoramos os jogos de plataforma dos anos 90. É uma compra digna para fãs de TMNT ou mesmo para aqueles que estão atrás de um desafio.

Pros
  • 13 jogos clássicos em um único pacote, quer mais ou tá bom?
  • Capricho demais na apresentação da coletânea
  • Muitos extras
  • Jogos em sua maioria excelentes
Cons
  • Podia ter uns filtros melhores.
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)