Análises

Chained Echoes

8.5
Se você está procurando um RPG desafiador (mas não punitivo) com uma história envolvente, personagens divertidos e mecânica que o manterá voltando por horas a fio, Chained Echoes é uma necessidade absoluta.

Com uma arte deslumbrante, mecânica viciante e um mundo que combina steampunk com high-fantasy, Chained Echoes é uma homenagem aos RPGs da velha escola enquanto ainda consegue abrir seu próprio caminho com orgulho.

Os RPGs de inspiração retrô têm uma linha muito tênue que devem seguir; não pode se inspirar muito em jogos antigos ou apenas parece uma imitação barata. Chained Echoes , desenvolvido por Matthias Linda, já estava no meu radar há algum tempo, mas eu tinha algumas ressalvas.

Afinal, embora eu adore um RPG de 16 bits e, especialmente, ame o combate por turnos, ele é um concorrente em um campo muito concorrido este ano, e eu não tinha certeza de que seria capaz de se diferenciar o suficiente para se destacar. Meus medos, felizmente, eram completamente infundados.

Visual caprichadíssimo.

Chained Echoes tem uma história que prende você desde o início. Tendo lugar no continente devastado pela guerra de Valandis, o jogo começa no meio de uma intensa batalha. Você assumirá o controle de um jovem e talentoso piloto de mech e seu parceiro, e é sua missão invadir profundamente o território inimigo e destruir uma estranha joia. Infelizmente, destruir a referida joia desencadeia uma explosão devastadora que mata milhares de pessoas. Aterrorizados com o que isso pode significar para seus futuros, os reinos em guerra concordam com um cessar-fogo e uma trégua é anunciada.

Você adicionará constantemente mais membros à sua equipe de protagonistas, cada um vindo de uma parte diferente de Valandis com suas próprias perguntas e desejos ardentes, e todos eles reunidos por nada mais do que por acaso. Há uma quantidade sólida de desenvolvimento de personagens, e eu particularmente apreciei que nenhum personagem se tornou a estrela do show. Foi honestamente bastante revigorante que o foco tenha se espalhado por todo o grupo, já que os RPGs frequentemente se concentram em um herói singular que experimenta o maior crescimento e desenvolvimento do personagem, com um elenco de personagens coadjuvantes que estão lá simplesmente para piadas inteligentes e feitiços de suporte.

Enchendo a cara como de praxe.

O mundo de Chained Echoes parece absolutamente enorme. Não é um mundo totalmente aberto, mas você tem muito espaço para explorar. E você definitivamente deve explorar, porque cavernas e segredos escondidos abundam, e muitas vezes valem a pena o desvio. Em uma decisão pequena, mas inteligente, o desenvolvedor sabiamente escolheu tornar os inimigos visíveis para que você possa (geralmente) evitá-los sem muitos problemas. Dito isto, também há muitos inimigos escondidos e eles irão emboscá-lo quando você menos esperar, então não fique muito confortável com os inimigos que você pode ver.

Outro incentivo para explorar é o Quadro de Recompensas, que é incrivelmente único. Organizado como um jogo de tabuleiro real, existem espaços dispostos com objetivos extras que você pode cumprir. Os objetivos são variados, como encontrar itens específicos ou derrotar inimigos. Quando você completa um determinado objetivo, ele é marcado no tabuleiro, que vem com uma modesta recompensa. Se você conseguir completar os espaços adjacentes, no entanto, começará uma corrente e, quanto mais longa a corrente, melhor a recompensa. É totalmente opcional, mas adiciona uma camada deliciosamente viciante a cada área que você visita.

Ray-Tracing!

Mecânica de combate em Chained Echoessão baseados em turnos (pelos quais eu admito ter uma fraqueza), mas consegue parecer surpreendentemente único e refrescante. Um máximo de quatro membros do grupo podem se envolver em uma batalha a qualquer momento, mas para cada pessoa que você tiver em jogo, você também poderá associá-la a um membro da equipe que ficará na reserva. Quando chega a vez do personagem ativo, você pode trocar com o personagem reserva e ainda agir imediatamente. Isso é bastante útil para mudar seu estilo de luta em tempo real, bem como necessário quando afetado por certos efeitos de status ou quando você precisa reduzir sua barra de Overdrive.

Que aberração!

A barra Overdrive é outra mecânica intrigante que faz você considerar seus movimentos com mais cuidado do que o combate baseado em turnos normalmente exige. Três são três seções coloridas que compõem a barra Overdrive: amarelo, que é o seu estado normal de festa; verde, que é Overdrive, no qual você recebe menos dano dos inimigos enquanto causa dano extra a eles; e o vermelho, que é o Superaquecimento, no qual você causa menos dano, mas recebe mais dos inimigos.

A barra Overdrive é influenciada pelas ações que você executa na batalha. Ataques regulares e habilidades com texto branco aumentarão a barra Overdrive, assim como sofrerão o impacto dos ataques inimigos, enquanto habilidades com texto laranja e troca de parceiros irão diminuí-la. As habilidades que aumentam e diminuem a barra mudam de turno para turno, então você deve ficar de olho na cor do texto. É um ato de equilíbrio que às vezes pode dançar no fio da navalha, e você pode se sentir superaquecido no pior momento possível. Há também um medidor de Ultra Move que aumenta durante a batalha e, uma vez cheio, pode ser ativado por qualquer personagem quando for a vez deles. Cada personagem tem um ataque único, com sua própria animação e efeitos encantadores.

Os menus são bem simples de entender.

Subindo de nível em Chained Echoes quebra os padrões de subir de nível e aumentar suas estatísticas. Em vez disso, ao derrotar inimigos, você ganhará SP (pontos de habilidade) que podem ser usados ​​para aumentar o nível de habilidades individuais. Para aumentar as estatísticas básicas do seu personagem e aprender novas habilidades, você precisará obter um item especial de certas batalhas. Aumentos de estatísticas e habilidades são separados em níveis, e um determinado número deles deve ser aprendido antes de você desbloquear um nível superior. As opções são bem variadas – você pode aumentar parâmetros individuais, como ataque ou defesa, e às vezes até obterá um aumento de bônus em algumas outras estatísticas e poderá aprender novas habilidades, como magia ofensiva ou de suporte. Minha única reclamação com este sistema é que ganhar SP pode parecer um grind e meio, já que você normalmente recebe uma quantidade muito pequena de SP de inimigos casuais,

A estética do jogo é absolutamente deslumbrante. Os ambientes são lindamente exuberantes e é óbvio que muito amor foi investido em renderizar cada cantinho do mundo, desde a enorme e extensa cidade até a pequena e aconchegante floresta. Embora eu seja quase sempre um fã de pixel art, existem jogos que conseguem ir além, e Chained Echoes é um desses jogos. A trilha sonora também é linda, adequadamente melancólica, alegre, dramática e muito mais quando a situação exige.

Batalha na praia.

Chained Echoes é um jogo excelente, mas não é isento de falhas. O diálogo pode parecer estranho e afetado às vezes, embora nunca de uma forma que quebre a imersão ou estrague a história de alguma forma. Grinding for SP pode parecer uma tarefa árdua às vezes, embora, para ser justo, não seja uma necessidade estrita para progredir no jogo. O sistema de nivelamento, embora interessante e único, não parece tão equilibrado quanto eu gostaria, e os pontos de estatísticas de bônus pareciam aleatórios e frequentemente não muito úteis para o personagem em questão. Ainda assim, as deficiências do jogo são bastante curtas e são apenas pequenas distrações em uma experiência incrível.

VEREDITO

Joguei muitos jogos de inspiração retrô nos últimos tempos, e Chained Echoes se destaca facilmente como um dos melhores – e nenhum outro chega perto. Com uma arte deslumbrante, mecânica viciante e um mundo que combina steampunk com high-fantasy perfeitamente, Chained Echoes é uma homenagem aos RPGs da velha escola enquanto ainda consegue abrir seu próprio caminho com orgulho. Se você está procurando um RPG desafiador (mas não punitivo) com uma história envolvente, personagens divertidos e mecânica que o manterá voltando por horas a fio, Chained Echoes é uma necessidade absoluta.

Pros
  • Mecânica de batalha única “Overdrive”
  • Temas de histórias relevantes e modernos
  • Nostálgico no melhor sentido possível
Cons
  • Progressão de nível linear
  • Algumas dungeons meio sem graça
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)