Ícone do siteÍcone do site vgBR

CYGNI: All Guns Blazing

Sou péssimo em SHMUPs, bullet hells e afins. Não é que eu não goste deles, é só que meu progresso neles é tão lento — por conta da minha própria falta de habilidades — que, em geral, meu tempo é melhor gasto em outro lugar.

Às vezes, no entanto, surge um jogo tão bom que sou inspirado a lutar contra minhas próprias inadequações de habilidades para aproveitar a experiência completa de qualquer maneira. Cygni: All Guns Blazing é um desses jogos.

Quando os SHMUPs estão no seu auge, eles são uma dança audiovisual cuidadosamente coreografada de movimento e luz. “Bullet ballet” é provavelmente mais apropriado do que “bullet hell”, porque a experiência é tão bem coreografada pelos desenvolvedores. Com este gênero, você tem a ilusão de movimento livre em torno dos ambientes em sua nave espacial (ou outro veículo semelhante), mas, na realidade, os inimigos vêm em padrões tão bem projetados, atirando balas como eles fazem, que o desafio em completar o jogo é, na verdade, aprender os movimentos cuidadosamente projetados através da tempestade de granizo da morte.

Cygni é uma dança particularmente linda, com uma animação lisa e um brilho poderoso nos mísseis, balas, fogos de artifício e explosões que dão uma energia ao jogo. É incrivelmente rápida e parece caótica, mas há um ritmo envolvente e um fluxo hipnotizante, e não demora muito para ficar totalmente imerso nas habilidades de precisão que ela requer.

Há até uma sensação de que os inimigos têm um pouco de IA embutida neles. Vou precisar jogar o jogo por dezenas de horas a mais para escolher o caos e encontrar a nuance, mas parece que alguns inimigos respondem ao que você está fazendo e, portanto, cada vez que você joga e tenta algo diferente, você obtém uma distribuição ligeiramente diferente de inimigos para olhar. Na maior parte, as ondas ainda são coreografadas – certamente em termos do que elas fazem quando chegam pela primeira vez na tela, mas simplesmente memorizar padrões inimigos não é totalmente o suficiente com Cygni.

Depois de lutar contra os enxames, você encontrará as batalhas de chefes, com inimigos que são intimidadoramente grandes, preenchendo a tela para dominar e diminuir sua pequena nave. E então o espaço disponível fica ainda menor, pois seus ataques inevitavelmente começam a cortar a tela com lasers e projéteis.

O efeito geral da energia de Cygni torna difícil jogar por longos períodos de tempo – pelo menos, é o meu caso – mas raramente me sinto tão conectado à ação em um jogo como me senti com Cygni. Os desenvolvedores claramente sabem que não devem deixar a energia intensa e explosiva ultrapassar suas boas-vindas, já que os níveis não são muito longos e a variedade entre eles também é boa.

Embora Cygni seja rápido demais para ser estratégico, ser bom no jogo requer que você seja capaz de fazer uso efetivo de uma gama completa de opções de armas ofensivas e, então, também se envolver com uma mecânica central de “risco-recompensa”: você pode escolher direcionar o poder para o escudo ou para seu armamento. Ter um bom desempenho em Cygni — não que eu tenha — se resume a ser capaz de entender a situação e ajustar suas calibrações rapidamente e na hora.

Realmente a única coisa decepcionante sobre Cygni é a narrativa. Normalmente isso não seria um problema com o gênero SHMUP. Ele realmente não é conhecido por contar histórias, mas está claro que os desenvolvedores realmente queriam dar a este projeto um contexto além da ação. Há cutscenes ricamente apresentadas que encerram cada nível, e claramente devemos nos importar com cada personagem e a situação em que eles estão. Mas… infelizmente, você não rola. A narrativa nunca ultrapassa o clichê, e talvez o mais perto que você chegará de se importar com a protagonista é que há uma cena obrigatória em que ela se veste. É certamente o momento mais memorável de toda a narrativa. Mas falando sério, ela tem a personalidade de um manequim, e no geral o esforço de contar uma história tem sido uma energia equivocada.

VEREDITO

Cygni: All Guns Blazing é um SHMUP com alguns valores de produção realmente altos por trás dele. Para um gênero que geralmente é bem de nicho, ver algo que tem um tom mais alto como esse é impressionante. Nem sempre é perfeito — o orçamento gasto nas cut scenes foi uma ideia nobre que acabou fracassando — mas quando você está no meio do turbilhão de atividades, é difícil ficar desapontado com o que os desenvolvedores conseguiram.

Sair da versão mobile