Jump to content
Ralf Jones

Astronomia amadora vgBR.

Recommended Posts

Chapas, comprei um telescópio refrator (luneta) e gostaria de compartilhar com vocês as fotos que eu conseguir tirar.

Hoje a noite, tentarei tirar alguma foto legal, abaixo seguem as que tirei pra testar o telescópio.

Tirei algumas fotos com a qualidade porca que já me é de costume, mas achei fodástico demais.

Olhem só, essa é a "linda" vista que eu tenho da varanda do meu quarto.

SAM_0017.JPG

Essa foto foi tirada com uma câmera da Samsung com o Zoom no máximo pra conseguir mostrar aquela antena com a setinha vermelha.

No Telescópio a mesma anteninha:

SAM_0018.JPGÉ muito difícil conseguir tirar foto nessa lente, que dá o zoom mínimo nesse telescópio.

Agora testando um zoom mais forte um pouco, porque não consegui tirar foto com o zoom máximo de jeito nenhum...

Essa foto abaixo, é novamente uma foto comum com a minha câmera Samsung com o zoom no máximo pra aparecer a antena da Tim que está a aproximadamente uns 2 quilômetros de distância.

SAM_0019.JPG

Agora a foto com o telescópio com o zoom médio dele. O zoom é conseguido trocando a ocular, ou usando a ocular com uma lente Barlow que dobra o zoom.

SAM_0021.JPG

Faça review das capacidades astronômicas dele. Achou um lugar bom pra usar ele de noite?

Jones manjou.

Acho o assunto interessantíssimo, mas tenho conhecimento zero sobre o mesmo.

Legal. Também tenho interesse. Aqui do lado do meu trabalho tem um observatório que abrem uma vez por semana ao público.

Poste mais fotos. Incluindo vizinhas.

Porra, não conseguir tirar fotos de noite.

Primeiro porque achei difícil pra caramba localizar um planeta. Segundo porque tive que ficar no corredor aqui de casa, e tinha muito pouco espaço visual para tentar localizar qualquer coisa, então o único que consegui ver com a minha esposa foi Saturno, e ainda por cima o céu tá meio nublado aqui e agora fechou geral...

Saturno ficou totalmente branco quando eu vi, e bem pequenininho, porque ainda não consigo localizar o planeta com o zoom maior, então vi Saturno com o zoom médio mesmo, mas não consegui distinguir cores de forma alguma.

Várias estrelas que você vê no céu aparece como duas no telescópio, e para qualquer parte do céu que você olha, mesmo que esteja tudo preto, é sempre lotado de estrelas...

A única estrela que eu consegui observar tranquilamente foi a estrela Antares, que é tão brilhante que é facilmente localizável, e também observei por causa dos Cavaleiros do Zodiaco.

A minha visão de Saturno no aumento médio é bem parecida com isso. Só que eu vendo no próprio telescópio é bem nítido, e deu pra ver claramente a sombra dos anéis no planeta.

hqdefault.jpg

• Like 2

Baixem o app Sky Guide. Não tem nada melhor pra se iniciar na observação das estrelas e planetas. Ele mapeia inclusive os satélites, os lixos espaciais e a ISS em tempo real.

Antes de usar ele, eu nem fazia ideia que vários satélites e sucatas podiam ser observados a olho nu, e que devido a proximidade com a Terra, eles se moviam tão rápido, kkkkkk. A ISS se nego der a sorte de um dia observar ao acaso, com certeza vai pensar que é um OVNI.

Edited by Fermac
  • Like 4

Hoje fiz novas observações de Saturno, e porra, descobri o motivo de eu estar achando tão difícil de encontra-lo...

O tripé e a luneta localizadora estavam montados de forma errada, hoje já achei fácil.

Aproveitei para localizar umas estrelas.

Alpha Centauri (Rigil Kentaurus), deu um pouco de trabalho de localizar, por causa de nuvens... mas fui atrás porque é uma estrela dupla, e estava bem visível da onde eu estava. Dá pra ver claramente a outra estrelinha do telescópio.

Alpha Eridani (Achernar), de onde eu estava era a estrela mais visível de todas, e no telescópio ela é incrivelmente brilhante, de um azul bem intenso, com um brilho que lembra um pouco um laser apontado pra você com as devidas proporções. Descobri depois que é uma estrela achatada, não sabia...

Alpha Scorpii (Antares), é outra estrela bem brilhosa, e pisca muito do meu ponto de observação. Descobri depois que isso se deve em parte a sua parceira, Antares B, que eu infelizmente, não consegui observar...

Hummm! Refratores bons são caros e grandes demais!

Telescópio bom e barato são os Newtonianos refletores.

Já tive um refrator xingling, deu para ver Júpiter com suas linhas e as luas maiores como pequenos pontos luminosos. Saturno também, achei por acaso até.

Quanto custa uma bricadeira dessas? Aqui em SJC tem vários lugares bem tranquilos e escuros a noite, e essa época do ano, com pouca cobertura de nuvens, deve ser muito legal observar o céu.

Quanto custa uma bricadeira dessas? Aqui em SJC tem vários lugares bem tranquilos e escuros a noite, e essa época do ano, com pouca cobertura de nuvens, deve ser muito legal observar o céu.

uns 300 a 400 conto se pega um bem legal.

Meu sonho de consumo eram aqueles de mais de 5.000 que tem motor e localizador automático.

uns 300 a 400 conto se pega um bem legal.

Pra fotografar bem com telescópio é melhor que compre um com a base motorizada, porque o movimento da Terra faz com que os astros fujam da sua imagem rapidinho...

Chapas, consegui ver alguns aglomerados de estrela já. Tentei pegar na net, fotos que mostram o que eu vejo no telescópio pra quem quer ter uma ideia.

M7

280px-Messier7.jpg

C104

tuc%25252047%252520dark%252520framed.jpg

Caixinha de Joias

img_0165.jpg?w=529

M4

m004_60f8_atkhs1.jpg

M62

280px-Messier_object_068.jpg

NGC 6281

ngc6281-130825-5k.jpg

• Like 1

Chapas, tirei uma foto de Júpiter depois de umas 3 horas tentando, então resolvi postar para vocês verem como ficou.

Usei uma câmera lixo da Samsung, e um telescópio newtoniano de 114mm Sky-Watcher.

J%C3%83%C2%BApiter%205.jpg

• Like 6

Nebulosa%20de%20Orion2.jpg

Essa é a região da Grande Nebulosa de Órion, mas na minha imagem, ficou só uma manchinha bem fraquinha próxima as estrelas do meio da imagem.

Aldebaran.jpg

Essa outra imagem, mostra a estrela alfa de Touro, Aldebaran, junto com um aglomerado aberto acima, As Híades.

• Like 1

Pra fotografar bem com telescópio é melhor que compre um com a base motorizada, porque o movimento da Terra faz com que os astros fujam da sua imagem rapidinho...

Com uma equatorial bem alinhada não é tranquilo também?

• Like 1