Jump to content
Seifer Almasy

Separa São Paulo

Recommended Posts

http://www.saopauloindependente.org/

Apesar do site e ideais ridículos desse site em especial, quero promover um debate a respeito.

Por mais que a ideia soe ridícula... e tenha chances ínfimas de acontecer (não sem uma revolução armada no meu modo de pensar, na diplomacia que não vai acontecer - isso dentro das "chances ínfimas" no caso) será que esse povo que posta e reposta essas merdas na internet (postei no meu facebook sim, mas pra tirar onda) tem ideia do que estão falando? será que eles pensam que é mesmo tão fácil assim se isolar do restante do país e prosperar? até mesmo se falando da posição do estado ao entorno do restante...

Será mesmo que seria uma saída boa? eu não consigo pensar dessa forma... talvez demore para se tornar algo bom, e mesmo que acontecer eu só consigo ver a longo prazo, a curto e médio não... sem falar nas disputas que vai haver por quase tudo, sei lá

O que vocês pensam sobre isso se é que pensam?

Paulista é tudo otário...Não sou eu que estou dizendo,é o resto do país quem diz.

Paulista é tudo otário... depois nordestino se irrita quando são descriminados, vocês pedem por isso.

Quer chamar de paulista de otário pode chamar, nem sou paulista mesmo... mas depois não fique queimadinha quando falarem mal do nordeste ou da puta que pariu que for, fica a dica.

Da mesma forma que dizem que o nordeste é o culpado pela reeleição da Dilma, os nordestinos nos chamam de otários, quem ta mais errado nisso?

• Like 1

1º você já disse não ser paulista então não tome as dores, Seifer.

2º Esse preconceito de paulista contra nordestino já existe muito antes da gente nascer. E nunca foi tão recíproco quanto é hoje.

1º você já disse não ser paulista então não tome as dores, Seifer.

2º Esse preconceito de paulista contra nordestino já existe muito antes da gente nascer. E nunca foi tão recíproco quanto é hoje.

1 - Não sou paulista mas moro aqui a décadas, me sinto envergonhado quando vejo preconceito, só isso...

2 - Sim, cabe a nós mudarmos isso ou ao menos tentar... é a isso que me refiro, quando chamam os paulistas de otários, dão brecha a serem "perseguidos" também, isso é um circulo vicioso que nunca vai acabar, se uma das partes não der um fim, entende o que eu quero dizer?

Enquanto pessoas que tem a visão totalmente obtusa do mundo a sua volta e só olha o próprio umbigo existirem, as coisas não serão melhores pra ninguém, nem pra ele, nem para os outros...

Por enquanto isto é mimimi de derrotados. PONTO

Mas existe um cenário que faria sentido sim um separatismo norte - sul. Caso o PT consiga emplacar uma constituinte bolivariana não faz sentido isto ser imposto aos 49% dos votos validos (mais os 20% que nem votaram). Neste caso o certo é sim separar e quem quer uma republica bolivariana que se mude para lá.

Por enquanto isto é mimimi de derrotados. PONTO

Mas existe um cenário que faria sentido sim um separatismo norte - sul. Caso o PT consiga emplacar uma constituinte bolivariana não faz sentido isto ser imposto aos 49% dos votos validos (mais os 20% que nem votaram). Neste caso o certo é sim separar e quem quer uma republica bolivariana que se mude para lá.

Sim, mas é legal ver que quem da essas ideias não tem noção da bobagem que está fazendo...

Não entendi porque o darkshi deu like no post do seifer, se ele disse que é um cenário que faria sentido e que seria certo separar.

Ainda mais que resposta do seifer foi pro fermac.

A idiotice do separatismo sempre vem à tona depois de outra vitória dos neo-comunistas, mas logo passa.

Foi praticamente admitir que teve uma ideia idiota e sem noção.

Ou que concorda com ela.

Hm... Não temos como admirar e celebrar movimentos como a Inconfidência Mineira ou a Revolução Farroupilha sem legitimar qualquer tentativa separatista atual. A história de nosso país nos mostra como, por causa do tamanho e da enorme diversidade, é extremamente difícil um governo conseguir representar toda a população. Acho que se existe uma aspiração de parte da população para que essa separação aconteça então ela pode ser sim legitima.

Eu pessoalmente sou a favor da integridade territorial do Brasil. D. Pedro II entregou um Império não dividido, cuja maioria aprovava o governo, e que estava em grande crescimento. Entretanto, não podemos deixar de ver que os ideais separatistas são um indicativo de que existe um abismo enorme entre as regiões do Brasil, em todos os sentidos: educação, ideologia, aspirações políticas, de tradições, de costumes e etc.

Hm... Não temos como admirar e celebrar movimentos como a Inconfidência Mineira ou a Revolução Farroupilha sem legitimar qualquer tentativa separatista atual. A história de nosso país nos mostra como, por causa do tamanho e da enorme diversidade, é extremamente difícil um governo conseguir representar toda a população. Acho que se existe uma aspiração de parte da população para que essa separação aconteça então ela pode ser sim legitima.

Eu pessoalmente sou a favor da integridade territorial do Brasil. D. Pedro II entregou um Império não dividido, cuja maioria aprovava o governo, e que estava em grande crescimento. Entretanto, não podemos deixar de ver que os ideais separatistas são um indicativo de que existe um abismo enorme entre as regiões do Brasil, em todos os sentidos: educação, ideologia, aspirações políticas, de tradições, de costumes e etc.

Concordo, mas quem admira essas revoluções é a massa que não sabe o que é Inconfidência Mineira ou Revolução Farroupilha. Eles não admiram as revoluções, admiram os feriados e festas etc. Povo, after all...

Seria correto um movimento em busca de maior autonomia para os Estados, isso sim.

Separação seria lindo, principalmente pra termos paises menores (uns 4 estaria de bom tamanho). Somos todos incompetentes para gerenciar tanta terra.

Mas somos uma federação. Separação aqui só com guerra.

• Like 2

Concordo, mas quem admira essas revoluções é a massa que não sabe o que é Inconfidência Mineira ou Revolução Farroupilha. Eles não admiram as revoluções, admiram os feriados e festas etc. Povo, after all...

Seria correto um movimento em busca de maior autonomia para os Estados, isso sim.

Por isso que gosto muito do modelo parlamentarista... acho que ele é o que proporciona uma melhor autonomia entre as regiões, sem prejudicar ninguém. Fora que tem sempre aquilo de, o parlamento tá de sacanagem ou fez merda, dissolve ele e convoca novas eleições 60 dias depois... coisa linda!

Separação seria lindo, principalmente pra termos paises menores (uns 4 estaria de bom tamanho). Somos todos incompetentes para gerenciar tanta terra.

Um país onde até hoje a política se resume a trocar votos por espelhinhos já deveria ter sido interditado faz tempo. Mas teria que ser uma separação que não criasse um sub-país.

Eu estudei a questão do separatismo, ainda na década de 90, que queria separar RS, SC e PR do resto do país. Lembro muito bem da inclinação do governo de SP a integrar o novo país e do surto de governantes do nordeste, onde cada um falava algo tão ridículo quanto as propostas dos separatistas.

A questão que resultou na onda do separatismo, que tem mais reportagens a respeito do que militantes, era em cima dos impostos. Segundo um professor meu de história, naquela época só retornava aos estados que fariam parte da nova federação algo em torno de 60% dos impostos pagos à federação. O resto ia pra investimentos no nordeste que não existiam. Pra complicar ainda mais a situação o irmão de um outro professor comprou uma fazenda na Bahia, botou uma casa pros empregados trabalharem, com água, luz e esgoto, e foi expulso de lá. Um belo dia bateu a porta dele uns caras armados que ameaçaram matar os filhos dele, caso ele não vazasse de lá urgente. Segundo quem mandava na região, "o pobre não pode saber que tem direito a isso".

Então é muito perigoso querer dividir o Brasil em 2, em norte e sul. Se é ruim como está, vai ficar pior com uma eventual separação.

Teria que preparar o nordeste e norte pra algo assim, e isso nunca vai acontecer.

Um país onde até hoje a política se resume a trocar votos por espelhinhos já deveria ter sido interditado faz tempo. Mas teria que ser uma separação que não criasse um sub-país.

Eu estudei a questão do separatismo, ainda na década de 90, que queria separar RS, SC e PR do resto do país. Lembro muito bem da inclinação do governo de SP a integrar o novo país e do surto de governantes do nordeste, onde cada um falava algo tão ridículo quanto as propostas dos separatistas.

A questão que resultou na onda do separatismo, que tem mais reportagens a respeito do que militantes, era em cima dos impostos. Segundo um professor meu de história, naquela época só retornava aos estados que fariam parte da nova federação algo em torno de 60% dos impostos pagos à federação. O resto ia pra investimentos no nordeste que não existiam. Pra complicar ainda mais a situação o irmão de um outro professor comprou uma fazenda na Bahia, botou uma casa pros empregados trabalharem, com água, luz e esgoto, e foi expulso de lá. Um belo dia bateu a porta dele uns caras armados que ameaçaram matar os filhos dele, caso ele não vazasse de lá urgente. Segundo quem mandava na região, "o pobre não pode saber que tem direito a isso".

Então é muito perigoso querer dividir o Brasil em 2, em norte e sul. Se é ruim como está, vai ficar pior com uma eventual separação.

Teria que preparar o nordeste e norte pra algo assim, e isso nunca vai acontecer.

não importa nem por onde. esse pais é muito grande e são poucas as chances de nos tornamos algo como os EUA onde os estados são relativamente independentes.

Fazer esse pais andar de forma correta, a primeira coisa seria promover uma competição fiscal entre os estados, algo proibido na atual constituição. Por isso, separa em 4, formam países menores e mais fáceis de gerenciar.

Esse tipo de coisa que vc falou, se o povo for esperto, acaba rapidinho. Com paises menores, pra sobreviver, cada "pequeno" pais teria que se policiar pra crescer.

Por isso que gosto muito do modelo parlamentarista... acho que ele é o que proporciona uma melhor autonomia entre as regiões, sem prejudicar ninguém. Fora que tem sempre aquilo de, o parlamento tá de sacanagem ou fez merda, dissolve ele e convoca novas eleições 60 dias depois... coisa linda!

Eu gosto disso daí só dentro de uma monarquia. Dom Pedro II já tinha parlamento. Era uma monarquia extremamente avançada, que nunca deveria ter terminado.

Mas Dom Pedro II, apesar de ser sem sombra de dúvidas o maior brasileiro da história, e um dos maiores Imperadores também, não queria governar (depois das viagens dele, isso se acentuou muito, e com as mortes dos filhos, literalmente, fudeu). A princesa Isabel provavelmente seria uma grande Impretriz, mas Dom Pedro II via nisso o mesmo que ele viu pra si mesmo, como uma carga cruel do destino ainda pior por ser uma mulher.

Coisa de brasileiro com síndrome de vira-lata. Nunca daria certo. Nem recursos hídricos São Paulo tem.

O Sao Francisco nasce no sudeste.

Exatamente! Não tem como crescer gastando-se mais do que se arrecada e pior ainda mal investindo ou enfiando no bolso a montante no maior estilo "cultura brasileira do jeitinho brasileiro".

Coisa de brasileiro com síndrome de vira-lata. Nunca daria certo. Nem recursos hídricos São Paulo tem.

Até tem, mas nunca investiram em outras opções justamente por recursos abundantes. Agora que deu uma estiagem e não fizeram nada é que o bicho ta pegando.

Esse tipo de coisa que vc falou, se o povo for esperto, acaba rapidinho. Com paises menores, pra sobreviver, cada "pequeno" pais teria que se policiar pra crescer.

Não sei, cara... Não sei... Por tudo o que eu estudei na década de 90, não é fácil de resolver. Um movimento desses precisaria de, no mínimo, uns 20 anos pra deixar todos os "novos países" preparados. Eu não lembro agora qual estado do nordeste, acho que era Bahia, que estava cobrando taxa de "exportação" de produtos pro resto do país uns 2 anos atrás. Na época eu estava procurando um sintetizador e o vendedor mesmo disse que tinha segurado as vendas até essa taxa cair, pois todo mundo estava retornando os produtos e ele tomando prejuízo com frete. Não durou nem 15 dias, mas já estava fazendo que as vendas da Bahia pra outros estados caíssem.

Agora imagine uma taxa de importação entre sudeste e nordeste. Única região que ia se dar relativamente bem é norte por causa de Manaus, mas aí ter todo pessoal sugando a zona franca levaria a uma possível quebra do sistema.

Até tem, mas nunca investiram em outras opções justamente por recursos abundantes. Agora que deu uma estiagem e não fizeram nada é que o bicho ta pegando.

Claro que tem! É que nem metrô no RJ: se tivessem começado a arrumar essa merda na década de 90 não teríamos problema de transporte. Em SP, se fosse um projeto de longa data, o problema até poderia existir, mas não seria alarmante.