Jump to content
DanielGalvani

A indústria de consoles venceu a pirataria?

Recommended Posts

De vez em quando dou uma passeada pelas noticias da Scene (como ver o que o Garyopa ou o Wololo estão fazendo), e percebi que o último "grande" anuncio foi o UDE da Cobra em Junho, que simplesmente virou vapor (ou aquele hack safado pelo navegador que já foi travado).

Nada na Scene do WiiU, nada na scene do Xone, nada na scene do PS4..... Vita tbm não tem nada e 3DS tem o gateway, um sistema safado que usa peças de cartuchos originais, que precisa de cartões de memória de tamanho equivalente ao jogo e ainda tem que rodar na OFW bem antiga (3 acho).

Será que acabou?

• Like 1

O gateway ja ta podendo gravar mais de um jogo e a ultima firmware é a 4.5 para rodar... Mas é um negocio tão complicado de rodar que com certeza não pegou... Fora que os jogos mais novos não rodam nele....

• Like 1

O gateway ja ta podendo gravar mais de um jogo e a ultima firmware é a 4.5 para rodar... Mas é um negocio tão complicado de rodar que com certeza não pegou... Fora que os jogos mais novos não rodam nele....

Será que ainda usa peças de cartuchos originais?

O wiiu teve hacker tirando onda que era simples e tal e esbarraram em um sistema operacional mais complicado que o do 3ds onde é praticamente impossível rodar algo no processador fora do modo sandbox (wii) então...

Será que ainda usa peças de cartuchos originais?

Hoje em dia devem ser peças similares e a nintendo deve ter trocado algumas dessas peças, tanto que os jogos novos só rodam na firmware mais nova... Edited by Dermev

E ninguém percebeu ainda a ideia por trás do New 3DS.

Pra nós é só processador novo, pra eles é ganatia vs gateways da vida.

Não acho que tenha muito haver, já que o gateway simplesmente não funciona nos 3DS mais novos (digo, já um bom numero de OFW atrás... está na 9 agora não?). E tem uma pá de jogo que não roda e sequer existe uma previsão de que vá rodar.

Ainda é muito cedo pra pensar em Desbloqueios funconais.

Mas eu acho que a industria venceu a pirataria de outra forma, Com o risco de perder o online, banimentos e os beneficios Plus da Sony/MS cada vez fica menos inviavel e interessante investir nisso.

A galera está sendo re-educada a usar originais. De inicio foram forcados pelo Ban-Hammer da MS e pela demora do Desbloq da Sony, Depois viram os beneficios de nao ter dor de cabeca pra fazer ISO funcionar, Revenda, trocas... Tambem colocaria o Steam no meio desse incentivo PRO originais, Porem a ultima cartada foram os games gratuitos mensais. Isso desencorajou muito grande maioria dos jogadores.

Óbvio que sempre vai ter uma galera atras da pirataria, porem a parcela esta MUITO pequena agora. e a tendencia devido a técnologia é diminuir ainda mais.

• Like 4

Ainda é muito cedo pra pensar em Desbloqueios funconais.

Concordo com isso (na verdade com o resto tbm). O que eu to achando estranho é a apatia. Nada surge, nenhuma nota do tipo "ei acho que a validação funciona assim...."

A cena está absolutamente quieta.

Concordo com isso (na verdade com o resto tbm). O que eu to achando estranho é a apatia. Nada surge, nenhuma nota do tipo "ei acho que a validação funciona assim...."

A cena está absolutamente quieta.

Bem nessa geracao passada tivemos 2 cenas bem distintas.

A do Roleta que após um ano de lancamento já chegou chutando a porta, e a cada mes uma invencao e programa novo surgiam do nada sem alarde. Basicamente nao se ouve falar em `nomes de devs` da pirataria do X. Foi algo bem unido entre todos os envolvidos. Galera trabalhava e compartilhava conhecimento sem egos.

A do PS3 era uma briga de pirocas atras da outra, um querendo ser o mais transao que o outro. Tinha anuncio de anuncio, uma briga de egos infernal. e Por causa desses anuncios de anuncios, a Sony sempre já tentava de alguma forma bloquear ou se precaver com o mesmo.

Mas é como falei, pirataria nao esta compensando pra ninguem mais, hardware mais seguro ainda com a exp ganhado da ultima gen. Outro ponto seria a `cena` ter aprendido com a do X360 e ficado quietinha estudando as brechas até ter algo funcional pra evitar correcao antes de ficar pronto.

• Like 2

Mas é um negocio tão complicado de rodar que com certeza não pegou... Fora que os jogos mais novos não rodam nele....

Logo que surgiu custom firmware no PS3 eu pensei em colocar pra jogar aqueles jogos que pagaria no máximo R$ 5 numa locadora pra ficar no final de semana. O negócio era tão complicado, mas tão complicado, que deixei pra lá.

No Wii foi um doce, muito fácil desbloquear, e só por causa disso consegui jogar tudo o que queria. Como vendi antes de terminar Xenoblade e Last Story, estou atrás desses dois jogos em mídia original, porque não quero desbloquear nada no Wii U, só que tá complicado conseguir...

Logo que surgiu custom firmware no PS3 eu pensei em colocar pra jogar aqueles jogos que pagaria no máximo R$ 5 numa locadora pra ficar no final de semana. O negócio era tão complicado, mas tão complicado, que deixei pra lá.

Agora com Plus e o servico da MS (que nao sei o nome) desde o inicio da geracao, Provavelmente todos esses games seram dados gratuitamente a certo ponto da geracao.

Pirataria em consoles morreu. A troca de funcionalidades não compensa mais.

• Like 1

O problema dessa história toda é que a pirataria foi pro limbo, mas nada dos preços dos jogos baixarem. Tá tudo 200 reais (os da nova geração).

Pra mim o grande herói nesse embate contra a pirataria são as lojas virtuais (steam, origin etc). Jogo a 20 reais não dá nem vontade de ter o trabalho de pegar pirata.

O problema dessa história toda é que a pirataria foi pro limbo, mas nada dos preços dos jogos baixarem. Tá tudo 200 reais (os da nova geração).

Pra mim o grande herói nesse embate contra a pirataria são as lojas virtuais (steam, origin etc). Jogo a 20 reais não dá nem vontade de ter o trabalho de pegar pirata.

200 é lançamento, claro que os jogos de Consoles são bem mais caros que os de PC, mas basta pesquisar um pouco que da para arrumar games a preços legais, o que ferra mesmo são os lançamentos que fica complicado pagar barato, eu mesmo garimpei para conseguir pegar o Halo Master Chief ontem por um preço aceitável.

promobahia.JPG

De qualquer forma a "pirataria" nos videogames hoje em dia se da pelos compartilhamentos, algo que não é possível apenas no Wiiu e 3DS

Edited by ITA

Po, @ITA, mas não é só lançamento. Qualquer jogo dificilmente se acha por menos de 150 reais. Isso é o mesmo preço de sempre.

Ou seja, o papinho de que pirataria influenciava no preço do jogo era tudo balela.

Agora, realmente é fato que com a pirataria no limbo, a venda de jogos massificou legal! MUITAS lojas agora vendem games e você consegue achar mais facilmente no mercado. Agora, geralmente, se apela pra importação pra conseguir preços melhores e não por disponibilidade do produto no mercado nacional.

Eu mesmo jamais pegarei novo ou lancamento. Farei a estratégia que fiz no PS3 por um bom tempo. Compro 1 usado que me interesse, e depois de derrotar vendo ou troco por outro. Agora com isso da Plus vai ajudar muito, pois nao ficaria alguns dias sem ter o que jogar.

ainda não.

mas aprenderam a respeitar o consumidor, aprenderam a ceder.

antigamente só trouxa comprava só original.

agora está ficando interessante.

Os preços são altos, mas tem também que ter um pouquinho de paciência, porque esse pessoal enfia a faca mesmo quando a procura está alta... No primeiro dia eu só achava Bayonetta 2 por R$ 229,00. Andei uns 2 quarteirões a mais no dia seguinte e achei em outra loja por R$190,00.

A respeito da pirataria, eu acho que o banimento é um ponto, mas não é o único. Se esse fosse o único motivo, compensaria ainda ter um segundo console banido pra jogar o offline... O que acho é que muita gente criou vergonha na cara mesmo e entendeu que o desenvolvedor trabalha e merece ser pago.

Wiiu...

Aqui no One eu paguei 20 reais pra zerar BF 4, jogar Need Rivals e Plants vs Zombies até enjoar.

Alguns jogos como Outlast saíram por 40 reais.

Alien, lançamento recente, paguei cem em mídia digital. está ficando interessante até pra quem mora nesse fim de mundo.

bom, até o PT quebrar a economia vamos aproveitando.

não tem o esquema de comprar por vpn e o serviço onlinda da nintendo é porco, não tem apoio nem de indie.

Edited by Libraink

não tem o esquema de comprar por vpn e o serviço onlinda da nintendo é porco, não tem apoio nem de indie.

Você tem o console?

Eu tenho um porrada de indie, vários deles exclusivos, eu compro um monte de coisa online... em dólar, sem precisar de VPN.

Edited by Sepu

O maior problema de games digitais no Wiiu é que se o videogame queimar e você precisar de um novo, irá perder tudo que comprou, pois não existe vinculo do jogo com sua conta e sim com o próprio console ao qual o game foi comprado, tirando essa sacanagem a Nintendo está no caminho certo em distribuições digitais, inclusive baixo um game muito mais rápido na rede da Nintendo do que na PSN que leva uma eternidade.

Sem contar o Club Nintendo, só com ele já peguei 3 games gratuitos no WiiU, sendo que um deles foi Pikmin 3.

Edited by ITA