Jump to content
Sepu

Clube do Livro - VGBR

Recommended Posts

Não sei se já tem, mas se tem está perdido por ai, porque eu não achei. Então vamos lá:

No momento estou lendo em papel:

Musashi - Volume II 

Eiji Yoshikawa

Z304223.jpg

Acho que de Musashi todo mundo já ouviu falar: maior samurai de todos os tempos, estrategista e criador do estilo de esgrima Nitten Ichi-Ryu, que usa uma Katana e uma espada curta ao mesmo tempo.

O livro na verdade é um encadernado de histórias que foram publicadas originalmente  em capítulos num jornal. A obra é divida em 7 livros (A Terra, A Água, O Fogo, O Vento, O Céu, As Duas Forças e A Harmonia Final). Na minha edição esses 7 livros foram divididos em 2, ficando de "A Terra" até a primeira metade de "O Vento" no primeiro livro, e esse segundo com todo o resto.

To gostando muito do livro tanto quanto gostei do primeiro. Ele explora muita coisa legal da história japonesa, tem ótimas citações filosóficas e referências budistas, mas acima de tudo é um livro de ação e de artes marciais. O único defeito que eu apontaria é que por ter sido originalmente publicado em capítulos, o autor não consegue evitar de dar uma enrolada pra alguns fatos e encontros inevitáveis acontecerem, mas nada que quem já acompanhou um mangá ou um anime na vida vá estranhar.

Estou na metade do segundo livro, mas pelo que já li do primeiro livro e desse, já da pra recomendar pra quem tem interesse em história do japão e em artes marciais com pinceladas de filosofia. Quem já leu Vagabond sabe exatamente o que esperar... O inicio dos dois é idêntico.

Elantris

Brandon Senderson

Elantris-Brandon-Sanderson.jpg

Esse estou lendo no Kindle. Não tinha muito interesse, mas tive tantas referencias boas do Brandon Sanderson que resolvi aproveitar esse, já que estava no Kindle Unlimited (gratuito pra quem assina).

No momento ainda não tenho condições de avaliar. To gostando da escrita e a história até agora ta prendendo a atenção, mas acho que ele exagera muito em palavras inventadas. Não ligo pra nomes de lugares e pessoas inventadas, mas quando o cara começa inventar nomes pra cargos eu começo a torcer um pouco o nariz. Quando eu leio que o cara foi promovido a "arteth", evidentemente isso não me diz porra nenhuma sobre porra nenhuma. Nesses casos prefiro palavras conhecidas. De qualquer maneira não será isso que irá estragar o livro... É chato mas não compromete.

Resumidamente Elantris é uma cidade que já foi sagrada e lar de pessoas que passavam por um processo que as tornava especiais. Hoje esse mesmo processo torna as pessoas mortos vivos e Elantris virou uma prisão pra esses amaldiçoados. O protagonista acabou de ser amaldiçoado.

Quando terminar o livro volto pra dar uma avaliação / recomendação. Se fosse avaliar por esses 10% que li, diria que é OK.

Edited by Sepu
  • Like 1

Bom tópico.

Eu preciso retomar minha leitura dos livros do R.A. Salvatore sobre o Drizzt Do Urden, o elfo negro fodão.

Tenho a coleção com pelo menos uns 12 livros físicos, mas ainda quero comprar todos 20.

6 horas atrás, LOP disse:

Bom tópico.

Eu preciso retomar minha leitura dos livros do R.A. Salvatore sobre o Drizzt Do Urden, o elfo negro fodão.

Tenho a coleção com pelo menos uns 12 livros físicos, mas ainda quero comprar todos 20.

Nunca tinha ouvido falar desse cara. Fui pesquisar e vi que os livros deles são ambientados nos Forgotten Realms. Também nunca tinha ouvido falar haha. Fui procurar e vi que é um mundo de fantasia usado não exclusivamente, mas principalmente para D&D.

Impressionante o tanto de gente que conhece essa porra e o tanto de livro que esse R.A. Salvatore escreveu a respeito, e ainda assim eu nunca tinha ouvido falar.

Vou tentar pegar um no Kindle, embora eu tenha uma puta preguiça de ler livros longos em inglês, principalmente de fantasia ou histórico.

Edited by Sepu

Eu li os Musashi a muito tempo atrás e cheguei a reler o 1º. Muito bom mesmo.

Ja tem um bom tempo q não leio nada, to com o 6º livro do Crônicas Saxônicas lacrado ainda :(

Recomendo TODOS do Neil Gaiman, sempre é uma leitura agradável.

Lendo Assassin's Creed (filme versão livro) no momento, mas esse Musashi está no backlog. Até já comecei a ler. Devo ter lido quase metade do primeiro até agora.

Terminei o Elantris.

No geral eu gostei. Pra um primeiro livro do autor é um bom trabalho. A história é boa e original e os personagens são ótimos e carismáticos.

Fiquei um pouco decepcionado com o final porque achei meio corrido em alguns pontos e meio explicado demais em outros. Um lance que fica meio entre um final Scooby Doo com um final Deus Ex Machina hehe. Acho que ele precisaria de mais umas 50 páginas pra desenvolver esse final melhor, porque tudo que ele conseguiu evitar de clichê do gênero e de diálogos nos primeiros 2/3, ele gastou no último 1/3.

Ainda assim é um bom livro. Era um teste pra saber se eu deveria ler a trilogia "Mistborn" dele, e foi aprovado. Vou ler sim.

Em ebook agora vou ler "O velho e o mar" que é curtinho. Em papel sigo no Musashi, e nos mangás de Ghost in the Shell , Berserk e Lobo Solitário.

• Like 1

Preciso comprar o ultimo livro do Resident Evil, to prolongando demais isso.

• Like 1

Agora estou lendo um livro técnico, mas muito envolvente e divertido, sobre design sprint, chamado Sprint.

Sou funcionário público agora, e realmente muita coisa no governo, por melhores que sejam os funcionários envolvidos, sofre com muita burocracia. Aqui tem um pessoal ligado à UNB, trabalhando como bolsistas, pesquisando sobre coisas bem legais, então fizemos uma visita num setor de inovação do BB (uma das mais burocráticas e fechadas a novas idéias), que nos mostrou que dá pra trabalhar, inovando. Eles usam essa metodologia, e nos mostraram que a grande evolução do APP do BB (que era horrível há 5 anos, e hoje é -pra mim- o melhor) aconteceu das idéias e projetos nessa sala. Era uma sala pra 10 pessoas, e hoje rola uma rotatividade de projetos, e é um dos departamentos mais disputados pra se trabalhar com TI no banco. 

Basicamente, é uma metodologia para sair da idéia de resolução do problema, para um protótipo para ser testado com pessoas "reais" (não envolvidas no projeto), num período de 5 dias consecutivos.

Em paralelo, vou lendo a passos curtos a biografia da Dusty Springfield, Dusty.

• Like 1

Eu também to lendo alguns livros técnicos em paralelo. No momento to focando na coisa que eu mais odeio na vida: Gestão de TI. Não tenho nenhuma vontade de aprender isso de verdade, mas como resolvi fazer a merda da pós-graduação, estou sendo obrigado no momento... Pelo menos to aproveitando esses estudos pra tirar umas certificações que sempre ficaram pendentes (Como ITIL e Cobit) e pra me preparar pra caso eu queira prestar concurso.

Terminei de ler ontem O Velho e o Mar:

ce804b96366128c9f745460ada8eb69c.jpg

É um livro bem curtinho mas muito muito bom. Conta a história de um velho pescador cubano no mar do Caribe. Não é a história da vida do velho, mas a história de um momento específico, e tudo é contado de maneira bem simples e sem floreios. Da pra ler em umas 3,5 horas pra um leitor de velocidade média, e vale demais a pena.

É bastante emocionante e se você tem um avô ou um pai velhinho, da vontade de ligar pra ele e quem sabe reavaliar como você o tem tratado. É um livro que todo mundo deveria ler. É uma aula de como escrever uma coisa muito bonita sendo extremamente simples e econômico com o texto.

Edited by Sepu

Estou no terceiro livro da série do The Witcher. Peguei a coleção depois de terminar e adorar o jogo.

Não pensei que fosse gostar tanto. Até penso num New Game + lá pra frente. (ainda não joguei as dlcs) Chegaria a mudar algumas decisões que tomei durante meu jogo.

O personagem do Geralt é ótimo. No livro também!

• Like 1

18 minutos atrás, Leno disse:

Estou no terceiro livro da série do The Witcher. Peguei a coleção depois de terminar e adorar o jogo.

Não pensei que fosse gostar tanto. Até penso num New Game + lá pra frente. (ainda não joguei as dlcs) Chegaria a mudar algumas decisões que tomei durante meu jogo.

O personagem do Geralt é ótimo. No livro também!

Eu não terminei ainda essa série, mas li os dois primeiros.  Achei muito bom também e é divertido você jogar tentando simular o que o Geralt real faria.

Esses dois primeiros livros me fizeram começar a aceitar mais o formato de conto. Sempre tive resistência a histórias muito curtas, mas to aprendendo a apreciar melhor esse formato. To com mais dois lá na fila se não me engano... Parece que no quarto ele optou por escrever um romance, mas acho que acostumei e gostaria que tivesse se mantido como coletânea de contos...

• Like 1

Isso mesmo. Quando comecei achei isso estranho. Comprei sem saber desse estilo. O primeiro eu estranhei muito mesmo por não estar habituado a este estilo.

O enredo está sempre lá, no fundo do conto. Avança em pequenas doses, mas como os contos são bem legais, você nem chega reclamar disso.

Terminei no começo da semana de ler Seis Anos Depois do Harlan Coben.

resenha-do-livro-seis-anos-depois-de-har

Comprei esse livro há uns poucos meses por curiosidade apenas. Eu gosto geralmente dos livros da Editora Arqueiro que costumam ter boa diagramação, papel amarelado, fontes grandes e etc, embora ainda falte lançar umas linhas mais caprichadas com capa dura e ilustrações ,mas OK. Enfim, no Facebook da Arqueiro eu tinha notado que esse tal de Harlan Coben é meio rei. Todo mundo gosta e pelo jeito vende pra caralho, tanto lá fora quanto aqui... Como eu tava precisando de um autor novo de suspense policial, resolvi testar um livro desse cara.

Olha, gostei. O livro é exatamente o que eu esperava , no sentido de ser bem clássico de livros que viram filmes. Coisa do tipo "Cara gosta da mina, mina some e seis anos depois ele tenta encontrá-la e acaba se metendo em uma rede de intrigas e segredos". Bem genérico, bem SuperCine e bem o que eu procurava pra dar uma descansada na mente da sequencia de livros de época e fantasia que eu vinha lendo antes.

O livro é todo em primeira pessoa e, embora eu tenha lido algumas reclamações sobre o protagonista, eu gostei bastante, achando ele bastante carismático e as vezes engraçado. O livro é muito bem escrito e relativamente curto. São 272 páginas mas da pra ler tranquilo em uns 3 dias.

Não é nada genial, mas é um bom livro pipoca. Gostei do autor e vou procurar outras coisas dele em breve.

Comprei em pré venda o primeiro volume de Akira, que está sendo relançado no Brasil. Não vejo a hora. <3

Enquanto isto estou lendo Roberto Carlos em Detalhes, biografia do "Rei". O livro é excelente, e gosto demais de saber essas histórias antigas da música brasileira. Por pior que RC seja hoje, ouvindo umas coisas antigas dele, eu me amarro demais.

Este é o livro que o RC mandou tirar das livrarias brasileiras, comprei numa livraria em Portugal. Aqui custa uma fortuna, tipo uns 400, 500 reais.

#fuckThePolice sou malaco comprador de livro proibido memo

• Like 1

Porra esse Akira é meu sonho molhado faz anos... Também ta na lista.

Eu comecei a ler Ghost in the Shell e até agora (to bem no começo) não achei tããããão legal assim. Espero que melhore pra justificar o hype.

Também to lendo "The Last Unicorn", justamente por causa da citação que se encontra na capa abaixo. Eu gosto dos livros do Patrick Rothfuss e vi ele falando sobre esse livo numa entrevista e fiquei curioso. O livro tem um inglês que as vezes da um trabalho pra ler, mas deus salve o Kindle e seu dicionário embutido :notworthy:

51jAmCjH5qL._SX328_BO1,204,203,200_.jpg

• Like 1

Estou lendo a biografia do Galvão Bueno, mesmo não sendo lá grande fã dele, o livro vale a pena para quem curte futebol e principalmente fórmula 1, tem muitas histórias de bastidores bem bacanas, as favoritas até agora são com o Pelé e Ayrton Senna.

• Like 1

Fora os técnicos, estou lendo:

Resultado de imagem para a canção de sangue

To gostando MUITO do livro, trama legal, ótimos personagens. Peguei no escuro e to gostando ;)

• Like 1

Os livros de The Witcher só são contos mesmo os dois primeiros. Do terceiro para frente é um romance como qualquer outro e Geralt é muitas vezes deixado de lado. Tem livro que Geralt só aparece em 1/3 do livro praticamente, mas no geral é uma grande saga. Com o tempo Siri tem mais destaque que Geralt nos livros, mas o bruxão sempre está presente.

Já li todos os que foram publicados no Brasil, aguardando agora lançarem os novos livros. Creio que em agosto sai mais um por aqui.

• Like 1

Em 09/05/2017 at 22:35, grun disse:

To gostando MUITO do livro, trama legal, ótimos personagens. Peguei no escuro e to gostando ;)

Li várias pessoas falando dessa série "A sombra do corvo"  comparando de algum modo com O Nome do Vento. Nem sei o qual a relação, mas se estão comparando com O Nome do Vento, então entrou pra minha fila :-) 

• Like 2

To lendo Fortaleza Digital de Dan Brown e é surpreendentemente bom, eu tenho Código da Vinci e Anjos e Demônios ai comprei esse e tava embaçando pra ler mas é muito bom.

Não tenho ainda O Simbolo Perdido e Inferno que seriam o 3º e 4º livros da Quadrilogia do personagem, alguém sabe me dizer se vale a pena? eu nem assisti Inferno ainda, pretendo ver assim que puder.

Só pra deixar claro, Fortaleza Digital não tem nada a ver com os 2 livros que viraram filmes citados acima, ao que me parece ia virar série da ABC, mas não sei a quantas anda isso.

• Like 1

13 minutos atrás, Sepu disse:

Li várias pessoas falando dessa série "A sombra do corvo"  comparando de algum modo com O Nome do Vento. Nem sei o qual a relação, mas se estão comparando com O Nome do Vento, então entrou pra minha fila :-) 

Olha... não curti tanto O Nome do Vento, mas esse, estou adorando. Acho esse melhor em muitas coisas.

Só não vou ler em seguida o resto pra não ficar saturado.

Com o nome do vento por eqto só ví relação no fato de ser uma aventura de alguem 'sozinho' tendo que si virar hahaha

Edited by grun
  • Like 1

1 hora atrás, Seifer Almasy disse:

To lendo Fortaleza Digital de Dan Brown e é surpreendentemente bom, eu tenho Código da Vinci e Anjos e Demônios ai comprei esse e tava embaçando pra ler mas é muito bom.

Não tenho ainda O Simbolo Perdido e Inferno que seriam o 3º e 4º livros da Quadrilogia do personagem, alguém sabe me dizer se vale a pena? eu nem assisti Inferno ainda, pretendo ver assim que puder.

Só pra deixar claro, Fortaleza Digital não tem nada a ver com os 2 livros que viraram filmes citados acima, ao que me parece ia virar série da ABC, mas não sei a quantas anda isso.

A Fortaleza eu não li, mas Código da Vinci e Anjos e Demônios eu li e gostei. Para quem gosta de uma aventura com "detetive" é legal. Mas não é tudo aquilo que a mídia fez parecer também, ganhou destaque mais por questão de religião.

Mas são bons livros. Um dia ainda compro o Símbolo Perdido e Inferno também.