Jump to content
Sign in to follow this  
Billy Lee Black

Ajuda com velocidade de wifi

Recommended Posts

Eae pessoal.

To com um problema chato no meu wifi, provavelmente causado por congestionamento de sinal.

O sinal da wifi é perfeito na casa toda. Porém, ao executar aquele speed test da Ookla, no notebook, mesmo no wifi, pega o máximo da velocidade (35 megas), mas nos celulares, Chromecast e PS3 fica entre 3 e 7 megas, mesmo se eu deixar eles do lado do roteador =(

Já testei a wifi nos canais 1, 6 e 11, e acontece com todos. Inclusive, rodei aquele app do celular que mostra as redes próximas, e aqui no meu prédio realmente tem muita rede conectada. Mas, mesmo assim, cerca de 3 em cada canal. Dificilmente mais que isso.

Meu telefone sem fio funciona em 1.9 Ghz, ou seja, não interfere na wifi. E mesmo se interferisse, já fiz o teste desligando ele não mudou nada.

Já pensei em botar um router Dual Band, com 5Ghz e 2.4Ghz pra ver se resolve, mas o Chromecast, por exemplo, não pega 5Ghz, então acho que não iria resolver nada.

E ae, existe solução? Alguma sugestão?

Ah sim, infelizmente meu apartamento não foi preparado pra passar rede cabeada pra sala (o modem fica no escritório), então vou ter que resolver com o wifi.

Já fiz de tudo aqui. Hoje testei a wifi de 2.4GHz em todos os canais, em 40 MHz, 20 MHZ e nada.

Para todos, o roteador indica que o nível de interferência é severo. Fui executar aquele app do celular, Wifi Analyzer que mostra os canais mais livres, e aqui no meu prédio TODOS os canais estão abarrotados de wifis. Só pode ser esse o problema....

Se eu botar uma rede de 5GHz, será que resolve? Alguém já teve experiência com o uso desse tipo de rede?

Mas é foda. O engraçado é que o notebook pega velocidade de boas. Pega velocidade máxima. Somente os outros aparelhos ficam com velocidade lenta. A interface de rede do notebook é tão melhor assim que de celulares, chromecast, PS3 etc?

Edited by Billy Lee Black

Chutei o balde e comprei esse TPLink Archer C50:

Archer-C50-01_1492996514367t.jpg

Em um primeiro teste, funcionou perfeito! Chromecast pegando quase 30 Megas de velocidade, mesmo na rede de 2.4Ghz, ou seja, rodou um vídeo em HD no netflix sem soluços de qualidade =D

E o celular conectado na rede de 5Ghz pega a velocidade máxima da internet sem problemas :D

Tomara que tenha resolvido mesmo, e não tenha sido só sorte temporária.

Bom, faz uns meses que meus roteadores aqui (tenho dois TP-Link TL-WR941N/ND v5) resolveram ficar lentos a ponto de cair o wifi e, quando tento conectar de novo, dá “senha incorreta.” Preciso desligar ele, dar uns 10 seg., ligar de novo pra voltar.

Só que hoje resolveu dar pau de vez. Apple TV não conectava, só um dos iPads conectava, o outro não. Os telefones conectavam, mas ficava extremamente lento.

Googleei uns custom firmwares e achei o LEDE (v 17.01). Resolvi instalar em um dos roteadores, funcionou lindo! Coloquei no outro roteador, lindo também! Apple TV rodando numa TV, You Tube no iPad, Spotify no celular, tudo rodando sem qualquer engasgo.

Já configurei pro roteador principal reiniciar todos os dias as 4h30, e o secundário as 4h35, limpando todos os logs e liberando toda a memória constantemente.

Vamos ver como tudo vai se comportar pelos próximos dias. Se continuar assim vai ser lindo demais!