Jump to content
RhaZo

A falta de criatividade da 8º geração de consoles.

Falta de criatividade  

25 members have voted

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Vcs vão entender q evolução do q existe é tão importante qnto adicionar algo novo qndo lançar o Shenmue HD.

Novamente, se puderem testem RDR e vejam a grande diferença q faz os jogos hj ainda beberem da mesma mecânica criada la atrás.

• Like 1

Como uma mídia de entretenimento, jogos tem que surpreender e são poucos que conseguem fazer isso com quem tem tanta bagagem quanto nós.

Talvez seja isso que tenha me desanimado tanto com videogames nos últimos anos.

Mas de vez em quando surge um Zeldinha ou God of War pra salvar a experiência e mostrar que eu não to cansado de videogames, to cansado é da mesmice de sempre mesmo.

• Like 3

4 minutos atrás, LOP disse:

Como uma mídia de entretenimento, jogos tem que surpreender e são poucos que conseguem fazer isso com quem tem tanta bagagem quanto nós.

Talvez seja isso que tenha me desanimado tanto com videogames nos últimos anos.

Mas de vez em quando surge um Zeldinha ou God of War pra salvar a experiência e mostrar que eu não to cansado de videogames, to cansado é da mesmice de sempre mesmo.

É por ai mesmo, acredito que boa parte dos jogadores de longa data ainda acabam jogando bastante dentro do gênero favorito deles, como eu nos RPGs ou Cody em FPS, mas é só sair algum jogo de outro gênero com algo revolucionário que voltamos a pirar com videogames como um todo.

O meu sonho era mais jogos B, sem gráficão, mas sem pixel preguiça também. Aquele mid-term estilão jogos de Dreamcast.

É, SEGA faz falta. Tão torrando toda a criatividade deles na série Yakuza pelo visto :(

1 hora atrás, WangTang disse:

O meu sonho era mais jogos B, sem gráficão, mas sem pixel preguiça também.

Foi o que comentei. Faltam mais jogos que não querem ser blockbuster. na last gen tinha uma caraiada.

2 horas atrás, Dark_Cloud disse:

Vcs vão entender q evolução do q existe é tão importante qnto adicionar algo novo qndo lançar o Shenmue HD.

Novamente, se puderem testem RDR e vejam a grande diferença q faz os jogos hj ainda beberem da mesma mecânica criada la atrás.

besteira. Shenmue original tinha cidadães  bem distintos um dos outros por exemplo. prefiro ver poder de processamento aplicado a esse tipo de coisa do que fazer 4k 60 fps. Mais interação com cenário, mais AI...

Escolhi "Não": Ainda acho os jogos super diferentes e divertidos mesmo quando se parecem um pouco.

Edited by Pressthedent

Perdão mas mass effect, farcry 3 e bioshock não foram inovadores nem na época.

Bioshock seguiu até com mesma estrutura narrativa do system shock 2 (até as viradas do enredo são iguais). farcry 2 e 3 foram evoluções (fora que crysis bota ambos no bolso) e o mass effect é um kotor com uma capa de tps em cima (até a bioware ja admitiu isso). Isso ai é +- dizer como se Skyrim fosse inovador.

De certo modo acredito o principal problema é que antes era mais barato arriscar nos video games. Hoje com orçamentos e um publico muito maior os AAA tendem a se arriscar menos para garantir o lucro. Movimento normal até ai e que eu considero algo cíclico, daqui a pouco talvez vejamos viradas nos modelos de negocio para sair dessa mesmice. O que pode ocorrer é esses AAA mais inovadores serem bancados como exclusivos e servirem como chamariz para venda de consoles.

A mesma coisa acontece no cinema. As vezes aparece um blade runner 2049 da vida que é um filmaço, mas mal bate o breakeven seco. Enquanto isso se a disney peidar e colar o selo da marvel em cima ela ja garante 500m de boxoffice. Mas vez ou outra aparece um get out/quiet place custando pinga e fazendo 10-20x o que custaram.

Acaba ficando mais na mão das publishers/estudios menores o papel de tentar algo diferente. Se da certo, os grandes enlatam (ou compra o estudio inteiro de uma vez, como a valve faz)

Mas com um ano como o ano passado, não da para dizer que a coisa esta feia por essa falta de inovação

Edited by psg1

2 horas atrás, DanielGalvani disse:

cidadães  

17 horas atrás, e-gamer disse:

Tópico da soneca.

Nego reclama mas continua comprando.

Sobre RDr ser travado esta igual a todos os GTAs.

Qual o problema de vcs?

16 horas atrás, RhaZo disse:

VR é realmente super inovador, a Sony é pioneira no segmento né? VR tem um suporte especial e as mecânicas de jogo são inovadoras pra caralho, por isso é um sucesso estrondoso. Eu não vou ser cobaia de VR, sinto muito. Se eu fosse gastar com isso não seria no PSVR. Se você gosta tanto deveria comprar.

Agora eu não dou 1 centavo no Labo. Achei a sacada genial e querendo ou não ela é única, diferente de VR que existe a mais de 20 anos e infelizmente nunca conseguiram emplacar. E nem estou falando de Virtual Boy, VR é comum em filmes até alguns arcades dos anos 90-2000.

O publico alvo do Labo são crianças, se eu tivesse filho talvez compraria. Pelos videos de uso não tenho motivação alguma em gastar nisso.

Num aspecto, ExGamer tem razão...

Quem regula essa porra é o mercado.

Zerei todos os Ratchet... Desde o PS2. Saiu aquele remake pro PS4.... Comprei? Não! E olha que tá 29 reais no Submarino.

Único remaster que comprei foi SOTC... e isso pq os caras praticamente refizeram o jogo. 

• Like 1

Vc pode analisar jogos sob dois aspectos. Temática e jogabilidade. Temática eu não acho q tenha caído tanto, apesar das empresas ficarem recliclando seus clássicos e nessa geração sobretudo os japoneses não inventar nada. 

Agora em jogabilidade é muito difícil inovar. O q eu acho é o pior da modernidade dos jogos é que eles forçam as vendas de tecnologia usando só um tipo de estética de jogo. Por exemplo pra rodar o último lançamento vc precisa da última placa. Isso sem falar ba demência dos 4k.

Enquanto tem jogos q usam outras tecnologias como Cuphead e que são bem mais leves. Contudo não alimentam o mercado de placas. Daí eles meio que educam as pessoas a achar lindo ver tijolinho em alta resolução quando antigamente contava mais era o traço do artista, que também não vende placa.

Então nesse sentido está tudo mais voltado pra potência do que pra arte. E isso afeta o gameplay pq a empresa precisa economizar na produção de jgoos assim e acabam reciclando muita coisa.

Tuso isso é uma questão de demanda. Quando as vendas caírem vertiginosamente eles se reunirão pra bolar novas alternativas. Esses momentos de crise são importantes. Talvez o mercado caminhe pra isso pois são jogos que dependem de tecnologia como algo primordial

Quando o público encher o saco eles se tocam.

Eu acho que não existe mais possibilidade de crash.

Aquela era outra época... Muito amadorismo...

Hj... O patamar do "negócio videogame" é outra coisa

• Like 3

Hahahhahah público encher o saco... qndo vcs vão entender q são a MINORIA e não a maioria? O público nao esta enchendo o saco, o público só faz crescer.

• Like 2

Sres acho q tem gente confundido a coisa. Inovação é uma coisa, imaginação é outra.

Bioshock foi sim um bom jogo, com uma cidade fantastica e etc. Usar mecânicas de system shock pega nada. Eu não preciso inovar nada pra ter um jogo bem bolado e diferente.

Hoje, por exemplo, acho a probabilidade de sair um jogo tipo dark void qse nulas.

Se reaproveitou o q ja existe quer dizer q tb faltou criatividade hrs.

Por isso acho complicado analisar por esse lado

10 minutos atrás, Dark_Cloud disse:

Se reaproveitou o q ja existe quer dizer q tb faltou criatividade hrs.

Por isso acho complicado analisar por esse lado

Mecânicas.

Pegue overwatch mesmo, q vc gosta. Praticamente todas as missões já existiam em outros jogos. Personagens malucos tbm já existiam. Mas a blizzard conseguiu dar uma roupagem nova, e integrar algumas mecânicas distintas

Fez um puta jogo e não necessariamente foi inovador.

Pugb por outro lado foi inovador por exemplo.

Bioshock usou algumas mecânicas e estruturas de narrativas q já existiam, mas nunca se havia visto um ambiente como rapture. Uma temática cono aquela.

Outro era aquele enslaved. Tudo que é mecânica nele era batida, mas galera curtiu, tinha uma proposta diferente pra época. Era todo colorido, brilhante e etc.

1 hora atrás, psg1 disse:

Bioshock seguiu até com mesma estrutura narrativa do system shock 2 (até as viradas do enredo são iguais). farcry 2 e 3 foram evoluções (fora que crysis bota ambos no bolso) e o mass effect é um kotor com uma capa de tps em cima (até a bioware ja admitiu isso). Isso ai é +- dizer como se Skyrim fosse inovador.

De certo modo acredito o principal problema é que antes era mais barato arriscar nos video games. Hoje com orçamentos e um publico muito maior os AAA tendem a se arriscar menos para garantir o lucro. Movimento normal até ai e que eu considero algo cíclico, daqui a pouco talvez vejamos viradas nos modelos de negocio para sair dessa mesmice. O que pode ocorrer é esses AAA mais inovadores serem bancados como exclusivos e servirem como chamariz para venda de consoles.

A mesma coisa acontece no cinema. As vezes aparece um blade runner 2049 da vida que é um filmaço, mas mal bate o breakeven seco. Enquanto isso se a disney peidar e colar o selo da marvel em cima ela ja garante 500m de boxoffice. Mas vez ou outra aparece um get out/quiet place custando pinga e fazendo 10-20x o que custaram.

Acaba ficando mais na mão das publishers/estudios menores o papel de tentar algo diferente. Se da certo, os grandes enlatam (ou compra o estudio inteiro de uma vez, como a valve faz)

Mas com um ano como o ano passado, não da para dizer que a coisa esta feia por essa falta de inovação

Sim era bem comum um RPG com combate TPS/RPG em 2007 quando lançaram Mass Effect uhauhauhauhauh.

Bioshock lembra System Shock 2 em algumas coisas por ser do mesmo criador. Acho que principalmente ambientação e a narrativa são bastante parecidas, mas mecanicamente são jogos completamente diferentes. System Shock tinha mecânicas de RPG e management que podem e são tidas como chatas por muitos jogadores. Bioshock é bem mais direto ao ponto e focado na ação. System Shock 2 nem é uma franquia tão conhecida assim para diminuir a importância e a criatividade de Bioshock, eu mesmo só joguei System Shock 1 & 2 porque gostei muito de Bioshock. Indo além até coisas de Thief foram implementadas no Bioshock e isso não diminui o quão bem feito e diferente esse jogo era e ainda é na indústria.

Far Cry 3 realmente é o menos inspirado desses 3 e embora seja baseado na escola de Crysis e Far Cry 2 o jogo implementou um monte de mecânicas que nenhum jogo do gênero tinha na época, coisas como progressão lite de rpg, stealth bem avançado, caça e assim vai. Não vou ficar listando coisas que são únicas no jogo, ele se destacou e não foi a toa.

em algumas coisas nada. 

system shock2 / bioshock estão no mesmo nível que morrowind esta para oblivion/skyrim. Deram a mesma streamlineada em ambas as series no mesmo molde. Sim, bioshock é um produto muito mais bem acabado (quase 10 anos de evolução em fps para consoles né), mas não se tem nada de tão novo ali também não. É um puta jogo, mas não é exatamente inovador.

Se tivessem terminado e lançado o SS2 de Dreamcast como era o plano (e o jogo tivesse dado algum resultado), boa parte do forum ia fazer essa associação.

MAs voce entrou no ponto que eu queria, principalmente nesses 3 caso, veja que as ditas inovações que você cita são sempre incrementais ou misturas de elementos de outros gêneros. E isso essa gen ainda tem. Logico que faltam jogos realmente diferentes/com inovações de ruptura (talvez pelo fato que a industria esta atingindo um certo nível de maturidade?), mas não vejo isso como um grande problema ainda.

Edited by psg1

Nao seriam os loot boxes e o GaaS inovações estruturais nos games que ocupam neste momento a cadeia evolutiva dos mesmos?

O Cody fala que a progressão da técnica inovou, percebeu isso jogando RDR. Os istas entendem que ele ta falando de 4k 60fps.

Mecânica e jogabilidade não tem nada a ver com gráfico.

A evolução gráfica talvez tenha sido baixa da sétima pra oitava, mas a evolução mecânica em questão de jogabilidade é completamente diferente.

6 horas atrás, DanielGalvani disse:

Pugb por outro lado foi inovador por exemplo.

PUGB na verdade só copiou um mod de Arma 3, o mod battle royale sim foi inovador. Pegaram o criador deste mod e desenvolveram o PUGB.

Algo parecido com o que a Valve fez com o DOTA 2, pegaram um dos principais desenvolvedores do DOTA 1 e fizeram o DOTA 2.

2 horas atrás, PedroKakaz disse:

O Cody fala que a progressão da técnica inovou, percebeu isso jogando RDR. Os istas entendem que ele ta falando de 4k 60fps.

Mecânica e jogabilidade não tem nada a ver com gráfico.

A evolução gráfica talvez tenha sido baixa da sétima pra oitava, mas a evolução mecânica em questão de jogabilidade é completamente diferente.

Pior q a evolução gráfica tb não fica ruim não, mas infelizmente só no X isso foi perceptível, novamente cito RDR1, q com um leve up, ja deixa a versão 360 laaaaaaaaaaaaa atrás.

Shenmue vai dar ate pena qndo sair o remaster, tudo travado é tipo voltar pra RE tank. Coisa q foi inédito lá na época hj é mal feito, graças a evolução da fórmula 

• Like 1

8 horas atrás, ryo disse:

PUGB na verdade só copiou um mod de Arma 3, o mod battle royale sim foi inovador. Pegaram o criador deste mod e desenvolveram o PUGB.

Algo parecido com o que a Valve fez com o DOTA 2, pegaram um dos principais desenvolvedores do DOTA 1 e fizeram o DOTA 2.

Digo é mais...

PUBG copiou foi Minecraft com o modo Hunger Games!

Postei e sai correndo... :devil-smiley:

Edited by SEELE-01

9 horas atrás, Dark_Cloud disse:

Shenmue vai dar ate pena qndo sair o remaster, tudo travado é tipo voltar pra RE tank. Coisa q foi inédito lá na época hj é mal feito, graças a evolução da fórmula 

Até porque já era meio travadao naquela época né?

Inovação e Criatividade são coisas diferentes.

Quem jogou Superhot sabe do que falo.

Aliás tem muito mais indie provocando aquela sensação de criatividade e inovação do que jogos AAA

O grande problema hoje é que inovar pode custar caro, então preferem a formula que da dinheiro, é bem simples aliás.

Quanto a Zelda e Mario do Switch, não tem nada de inovador, tem de diferente... ou mecanicas usadas de formas diferentes, criatividade? depende... não acho que sequências de jogos possam ser criativas em momento nenhum, porque acaba bebendo da fonte, seja do jogo original ou do anterior de alguma forma, o que se tem sim é uma lapidação dos sistemas, mecânicas e etc que tornam o jogo melhor, agora inovação e criatividade? isso com raras exceções ficou nos anos 90.

Eu por exemplo acho Sunset Overdrive um jogo bem criativo e inovador até pelas mecânicas usadas da forma que foram usadas, não por serem mecânicas novas.

• Like 2

Em 04/05/2018 at 16:48, psg1 disse:

Farcry foi sim

Aquele  esquema de marcar o inimigo e ele ficar sempre visível começou a nele e influenciou dezenas de jogos importantes

Bioshock tb e bem único 

E apesar que System Shock é no mesmo esquema ele nunca teve alcance nas massas então também é outro jogo referência.

E como dizer que resident nao e algo unico e importante pq teve alone the dark no pc

Far cry 3 bota crysis no bolso

Em tudo

Gameplay

Design do crysis e preguicoso .amador 

Historia e fetida