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Redação vgBR

Shadow of the Tomb Raider – Análise

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Shadow of Tomb Raider é uma experiência impar. Algo particularmente especial pra mim porque, como um amante de jogos de RPGs, explorar o mundo rico e aberto lotado de objetivos, progressão de melhorias por ácumulo de experiencia, itens, criação de armas com recursos e conteúdo opcional, muito me agradou durante minha estada por entre as florestas e as tumbas perigosas.

Escrever sobre um jogo com um valor de esmero por parte do estúdio da Eidos Montreal/ Crystal Dynamics é de fato muito gostoso.

Shadow of Tomb Raider é o último jogo da saga da nova trilogia (o famoso reboot da série) e provavelmente o mais completo em praticamente todos os aspectos do game.

Lançado para o Playstations 4, Xbox One e PC, Lara embarca em uma aventura de proporções gigantescas para salvar o mundo de um apocalipse Maia e desvendar os mistérios por trás do assassinato de seu pai. Tudo regado a belíssimos cenários, imersão e uma narrativa de primeira.

Música e Som

A maneira que a história é contada através das cutscenes é uma experiência cinematográfica de muito bom gosto e é impressionante como os desenvolvedores conseguiram mostrar tanta evolução técnica em tão pouco tempo. É de encher os olhos! Inclusive, kudos para os dubladores brasileiros que fizeram um trabalho fenomenal neste título.

O som dinâmico das conversas e sons de ambiente são incríveis, geram uma imersão notável e muito bonita. O trabalho com a trilha sonora também não fica para trás, ele faz aquilo que promete, mas eu sinto falta de temas mais melódicos em jogos desse gênero.

No entanto a composição ambiente é bem satisfatória sim. O compositor é Brian D’Oliveira, autor e colaborador de algumas trilhas sonoras de filme e outros jogos como Little Big Planet 3, Tearaway Papo Yo.

História

Após os eventos do jogo antecessor, na companhia de seu fiel amigo Jonah Maiava, Lara parte em busca da ruína que ainda não havia sido tocado pela Trinity (a organização secreta da qual a força opositora da trilogia faz parte), para impedir que seu lider, Doutor Dominguez, encontre de vez o artefato que recriará o novo mundo – que viera ser localizado nas profundezas da cidade de Cozumel no México.

Ao descobrir que a Trinity de fato rondava a área, Lara procede pela cidade durante o festival que acontecia, e inicia uma corrida contra o tempo para alcançar a entrada das ruínas. Atravessando por entre a cidade, evitando encontros com os homens da Trinity até uma saída na floresta que posteriormente daria acesso ao templo.

Explorando a fundo, Lara encontra o artefato no qual julga ser o que o antogonista procurava, a Adaga Cerimonial. Ao remover, nossa heroína acaba desencadeando uma série de eventos que levaria ao apocalipse Maia, previamente visto nos murais deste templo, arruinando a cidade de Cozumel com uma terrivel tsunami, dizimando boa parte da população, resultando também na perda do artefato para a Trinity antes do primeiro contato com a enorme onda.

Após obterem pistas vagas sobre como evitar o desastre, Jonah e Lara seguem viagem para as florestas da américa do sul, no Peru.

Jogabilidade

Shadow of Tomb Raider é fantástico no quesito gameplay e é claramente o foco principal do jogo. Mas nem tudo é mil maravilhas e já irei explicar o porque.

Vamos começar pelo lado bom da coisa: Tudo flui perfeitamente, não existe um momento do jogo no qual você vai ficar incomodado com algo não funcionando da maneira que não é para funcionar. O controle é perfeito, os pulos são fáceis de se executar, os puzzles são excelentes e com um excelente grau de dificuldade, que inclusive é ajustável durante a jogatina, fazendo que Lara dê dicas mais detalhadas sobre como resolver um problema, por exemplo.

A exploração é um fator impecável como sempre foi desde o primeiro jogo da trilogia. A diferença é que os mapas estão muito maiores e os locais mais espalhados também. As trilhas sempre vão esconder alguma coisa interessante para se ver ou coletar, uma tumba perdida (repleta de pequenos desafios, puzzles, artefatos e peças de equipamento) ou uma cripta por exemplo.

Chegar nestes locais muitas vezes vai envolver realizar pulos arriscados, descer de rapel, escalar arvores ou entrar em locais de dificil acesso. Durante o percurso você vai coletar recursos naturais e matéria prima (minerais, penas, madeira, gordura, frutas, etc) para confeccionar diversos itens que vão de itens de cura, flechas, até reforço de equipamento e melhoria dos mesmos, nos quais podem ser acionados nos acampamentos espalhados pelo mapa.

A interface do mapa ajuda muito, tudo é legendado de acordo, facilita muito na hora de buscar um tipo de recurso em especial e também existe um fast-travel como conveniencia também.

Um sistema de missões secundárias enriquece muito o jogo também, e eu fiquei impressionado com a vida que os vilarejos do jogo possuem, dialogos com voz, lojas para você comprar e vender, interagir com a história particular dos NPCs também.

Shadow of Tomb Raider não seria completo sem o combate, nosso personagem é muito ágil e versátil. Não houve uma diferença tão grande nesse aspecto em comparação com os outros jogos, mas você encontra polimento notável na hora de trocar de armas, arremessar uma granada ou até mesmo executar uma esquiva de emergência.

Falando ainda sobre o sistema de batalha do jogo, novas mecânicas de stealth ajudam muito a lidar com alguns tipos de inimigos mais resistentes, executando golpes fatais enquanto escondido por entre as arvores ou enquanto submerso. Agora Lara conta também com itens que aumentam temporariamente seus atributos e resistências para somar a estrutura da batalha.

Com o sistema de árvore de habilidades, tudo o que você faz durante a aventura conta para somar pontos de experiência e fortalecer seu personagem, com isso você ganha acesso a diversos tipos de conveniências que nos permite atravessar as batalhas de maneira mais divertida e dinâmica. Todo esse feeling de experimentação é instigante e faz você querer mais sempre, já que Lara conta com um arsenal muito variado a seu dispor.

Sobre o que eu mencionei o que não era tão legal assim são as constantes paradas para caminhadas e conversas em rádio, o que eu chamo de síndrome de Last of Us. Quebra clima demais isso. Nada que vai deixar você irritado, mas acaba esfriando o hype da jornada.

Gráficos

Fazia um bom tempo que eu não me impressionava graficamente com um jogo, mas os grandes cenários abertos e cheios de vida me fizeram ficar minutos admirando a paisagem, coisa que eu não costumo fazer.

Muito me agrada ambientes naturais, dão sempre a sensação de liberdade. E como o jogo se passa em ambiente de floresta na maioria do tempo, os efeitos de luz, névoa, sombras e partículas são verdadeiros eye candies.

A maneira que a cutscene é dirigida unidas a qualidade dos modelos dos personagens traz um realismo bacana, os personagens parecem realmente estar vivos nas situações de alegria ou dor (dor na maioria das vezes, porque como essa garota sofre nesses três jogos).

Conclusão

A nova aventura de Lara é excelente para pegar e jogar, você não se estressa em combates frustrantes, não fica confuso com uma história mirabolante e muito menos fica empacado em puzzles sem solução.

Shadow of Tomb Raider é uma obra prima do inicio ao fim e reclamar desse jogo na minha opinião é um exagero. Quem não vai gostar são as pessoas que não curtem MESMO o gênero de aventura, porque os demais eu tenho certeza que vão curtir muito a maneira que o jogo se desenrola como um todo.

Prós

  • Level design de qualidade
  • Combate dinâmico e divertido
  • Excelente conteúdo extra

Contras

  • Interrupção da ação com caminhadas e blá-blá-blá
  • Excesso de necessidade de ação stealth
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Leia essa análise no site, participe e comente!!

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Esse pularei lindamente.

 

Eu deveria ter pulado o Rise... Mas já que comecei vou até o fim...

 

Mas... Jogou o primeiro, jogou TODOS.

 

Não há a mínima necessidade de gastar tempo nesse.

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8 horas atrás, JD disse:

Esse pularei lindamente.

 

Eu deveria ter pulado o Rise... Mas já que comecei vou até o fim...

 

Mas... Jogou o primeiro, jogou TODOS.

 

Não há a mínima necessidade de gastar tempo nesse.

 

Até entendo o raciocínio...mas não é exatamente a mesma coisa com Uncharted? Exatamente?

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O jogo esta muito bom mesmo, gostei bastante.

Muito engraçado como o JD ve mais do mesmo nesse e não nos da Sony ahahahaha

Infamous ele idolatra, Uncharted idem... cara de pau

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Me senti jogando o mesmo jogo pela terceira vez, mas não senti o mesmo com Uncharted 4.

 

Essa série de Tomb Raider reaproveita totalmente as animações, set pieces e jogabilidade desde o primeiro jogo e isso não acontece com os jogos da Naughty God, pelo menos na parte gráfica.

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7 horas atrás, Cerial disse:

 

Até entendo o raciocínio...mas não é exatamente a mesma coisa com Uncharted? Exatamente?

Não. Uncharted está uns 20 mil anos luz a frente de qualquer Tomb Raider...

 

Em todos os aspectos que vc possa imaginar...

2 horas atrás, LOP disse:

Me senti jogando o mesmo jogo pela terceira vez, mas não senti o mesmo com Uncharted 4.

 

Essa série de Tomb Raider reaproveita totalmente as animações, set pieces e jogabilidade desde o primeiro jogo e isso não acontece com os jogos da Naughty God, pelo menos na parte gráfica.

Todo mundo sabe disso.

 

Eles sabem disso.

 

Mas fingem não saber só por "implicancinha"

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28 minutos atrás, JD disse:

Não. Uncharted está uns 20 mil anos luz a frente de qualquer Tomb Raider...

 

Em todos os aspectos que vc possa imaginar...

Todo mundo sabe disso.

 

Eles sabem disso.

 

Mas fingem não saber só por "implicancinha"

 

Pode até estar anos luz a frente de tomb raider mas um Uncharted não tá anos luz a frente do anterior não ein.

 

E mano, Uncharted 4 reaproveita textura de portas a 2 metros uma da outra e não vai reaproveitar asset de um jogo pro outro?? Tem dó né caralho, para de Alucardear fdp.

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Uncharted sabe contar história e tem personagens interessantes. Gameplay é boçal mesmo, pouca ou nenhuma barreira pra acomodar o maior denominador comum.

 

Tomb raider (2013) eu curti demais. Rise se perdeu feio em algum lugar. Sem hype pra esse Shadow, que vi só trailer da e3 até agora.

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Fechei Rise. Méquétréfé

 

Nota 6.

7 horas atrás, Cerial disse:

 

Pode até estar anos luz a frente de tomb raider mas um Uncharted não tá anos luz a frente do anterior não ein.

 

E mano, Uncharted 4 reaproveita textura de portas a 2 metros uma da outra e não vai reaproveitar asset de um jogo pro outro?? Tem dó né caralho, para de Alucardear fdp.

Uncharted é produção.

 

Não sei pq preciso explicar isso num fórum de games onde tem pessoas que, teoricamente, entendem do assunto.

 

É gráfico, roteiro, dublagem, música, efeitos. Tudo MUITO acima da média.

 

 

 

 

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Eu gosto de Uncharted pela história e Tomb Raider pela exploração.

 

São jogos do mesmo gênero e muito parecidos em vários aspectos mas com focos completamente diferentes.

 

Na minha opinião a história, narrativa e desenvolvimento dos personagens de TR são bem fracos. Em Uncharted são os pontos de excelência.

 

A exploração, platforming e os puzzles da série Uncharted são uma bosta. Em TR são os pontos de excelência.

 

O combate, seja tiro ou stealth são falhos nos 2. Tecnicamente ambos são bons, mas Uncharted quando lança impressiona mais. A trilha sonora de ambos é genérica. A progressão de ambos é bem feita, mas TR tem mais mecânicas.

 

Na minha opinião ambos são jogos que falham e acertam em coisas diferentes. A jogabilidade de TR é mais ampla, complexa e melhor qo meu ver, mas Uncharted é um jogo mais interessante pelo Storytelling muito superior.

 

SotTR tem ainda mais foco na exploração e isso pra mim tornou ele melhor que TR e RotTR. Se eu fosse rankear meus favoritos seriam:

 

Uncharted 2

Shadow of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider

Uncharted: The Lost Legacy

Uncharted 4

Tomb Raider

Uncharted

Uncharted 3

Uncharted Vita

 

 

  • Like 2

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5 horas atrás, JD disse:

Fechei Rise. Méquétréfé

 

Nota 6.

Uncharted é produção.

 

Não sei pq preciso explicar isso num fórum de games onde tem pessoas que, teoricamente, entendem do assunto.

 

É gráfico, roteiro, dublagem, música, efeitos. Tudo MUITO acima da média.

 

Sim, tá, eu nem discordo disso, meu ponto nem era esse. Meu ponto era, Uncharted é mais do mesmo. Eu não sou adepto da filosofia "jogou um jogou todos" pq 2 jogos (ou até uma série inteira) na mesma linha podem ser agradáveis pra quem gosta dessa linha. Mas se for pra aplicar isso a TR, não se aplica a Uncharted tb? Não se adiciona NADA de um Uncharted pro outro.

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18 horas atrás, Cerial disse:

 

Sim, tá, eu nem discordo disso, meu ponto nem era esse. Meu ponto era, Uncharted é mais do mesmo. Eu não sou adepto da filosofia "jogou um jogou todos" pq 2 jogos (ou até uma série inteira) na mesma linha podem ser agradáveis pra quem gosta dessa linha. Mas se for pra aplicar isso a TR, não se aplica a Uncharted tb? Não se adiciona NADA de um Uncharted pro outro.

Então joga o 1 e volta aqui depois de ver as mecânicas merdas lá de trás.

 

E @RhaZo. Gráfico de Tomb Raider é incompreensível diante de Uncharted... Deveria ser minimamente comparável e isso é impossível.

 

Rise em 4k e em FPS mode tem tanto slowdown que chega a dar nojo.

 

Só os modelos são bacanas. Uncharted 4 com HDR é impressionante mesmo diante dos melhores expoentes de gráfico da geração.

 

Antes o problema de Tomb Raider fosse o gráfico....

Edited by JD

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17 horas atrás, JD disse:

Então joga o 1 e volta aqui depois de ver as mecânicas merdas lá de trás.

 

E @RhaZo. Gráfico de Tomb Raider é incompreensível diante de Uncharted... Deveria ser minimamente comparável e isso é impossível.

 

Rise em 4k e em FPS mode tem tanto slowdown que chega a dar nojo.

 

Só os modelos são bacanas. Uncharted 4 com HDR é impressionante mesmo diante dos melhores expoentes de gráfico da geração.

 

Antes o problema de Tomb Raider fosse o gráfico....

 

Shadow of the Tomb Raider é mais bonito que Uncharted 4 e Lost Legacy.

 

Rise nunca joguei no PC ou a versão Enchanced de Xbox One X que são as principais.

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Unchartd 4 pelo menos teve o pulo de geracao lindo

 

se comparar com o 2 que e so corredor estreito, ate tem boa mudanca pois o 4 tem arenas mais planejadas, BEM mais planejadas

 

agora tombs , sairam 3 em 5 anos

 

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8 horas atrás, RhaZo disse:

 

Shadow of the Tomb Raider é mais bonito que Uncharted 4 e Lost Legacy.

 

 

Eu duvido que isso seja verdade

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Ficou muito bom, terminei hj com 83%

Finalmente ta com uma exploração digna da série, coisa linda. A história é bem mais ou menos, mas nunca prestou mesmo lol

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