Jump to content
SEELE-01

Activision fodendo com a Blizzard

Recommended Posts

Decisões estratégicas na Blizzard agora são tomadas pelo grupo financeiro

Vq6KYXP.jpg

Uma nova matéria publicada ontem a noite no site Kotaku fomentou mais ainda as alegações de fontes internas que a Blizzard tem cortado custo com desenvolvimento.

Acontece que isso tem sido o padrão da empresa para este ano, especialmente depois que Amrita Ahuja, o novo diretor financeiro (o qual entrou na empresa em Março, após anos na Activision) ter dito para toda equipe pisar no freio.

Alem do mais, vários ex e atuais funcionários tem relatado anonimamente ao site Kotaku que pela primeira vez na história da empresa, o grupo econômico está tomando as decisões estratégicas.

Ao longo do último ano, a Blizzard tem tentado ativamente encontrar maneiras criativas de cortar gastos que não atrairão a atenção negativa da imprensa.
Aquele discurso de Amrita sobre cortar custos, isso não foi uma coisa única. Nos disseram para cortar custos mensalmente.

Finanças em geral na Blizzard era uma dessas funções invisíveis que estavam lá, mas ninguém metia o bedelho. Da noite para o dia as reuniões começaram.

Agora muitas das decisões estão sendo tomadas pelos engravatados, o pessoal do marketing e finanças. Agora há uma verdadeira luta entre desenvolvedores e os caras de negócios. As decisões estratégicas estão sendo conduzidas pelo conselho financeiro.

E o estúdio é um lugar especial. Muitas pessoas estão preocupadas com o futuro da Blizzard, se o método da Activision se infiltrar mais, o que isso vai se tornar.

Nem preciso dizer, parece estranho escrever uma matéria sobre uma das mais bem sucedidas desenvolvedoras de games da história da indústria, graças a sucessos globais como Warcraft (World of Warcraft em particular), Starcraft, e Diablo bem como a mais nova IP, Overwatch.

De volta a empresa com sede em Irvine, Califórnia, recentemente tem sido fortemente criticada por suas pisadas na bola. A primeiro foi relacionado ao sistema de lootbox adotado em Overwatch, que, embora cosmético, chegou a ser proibida em alguns países, como a Bélgica.

Mais recentemente, houve todo aquele fiasco envolvendo Diablo Immortal após o grande anúncio da BlizzCon 2018.
Alguns fãs achavam que isso mostrava um cronograma de desenvolvimento da Blizzard completamente diferente, baseado em receita, e este último relatório certamente não vai amenizar essas preocupações.

Como recordar é viver, a Blizzard Entertainment se fundiu com a Activision em 2008. Naquela época, ela era uma subsidiária da Vivendi Games; A influência da Vivendi terminou em julho de 2013, quando a Activision Blizzard comprou 429 milhões de suas ações e tornou-se uma empresa independente.
Fonte: Wccftech

2 horas atrás, Goro Daimon 7113 disse:

O que é  sistema de lootbox adotado em Overwatch? Estou por fora. 

Nada demais.

São apenas cosméticos, mas podem ser comprados com dinheiro real e são como "jogos de azar".

Ou seja, você pode torrar R$200,00 em caixas no Overwatch e só dropar itens que você já tinha antes, desbloquados apenas jogando.

5 horas atrás, psg1 disse:

a pergunta que fica...

será que é de hoje? Activision esta ali a anos. 

Sim.

Inclusive, está escrito na matéria.

Acontece que isso tem sido o padrão da empresa para este ano, especialmente depois que Amrita Ahuja, o novo diretor financeiro (o qual entrou na empresa em Março, após anos na Activision) ter dito para toda equipe pisar no freio.

Activision Blizzard são a mesma empresa desde 2008 quando a Vivendi comprou a Activision e unificou.

Eles tem CEOs diferentes e operações e sedes distintas mas no fim são a mesma empresa.

Overwatch é um dos maiores acertos dessa geração. jogo totalmente honesto que assim como Witcher 3 vale mais do q o preço q vc paga. coisa rara hj em dia.

Agora esse negócio do Diablo foi um erro mesmo. Mas estão fazendo muita barulheira por conta disso. Espero q eles façam um Diablo 4 em breve mais parecido com os 2 primeiros e todo mundo fique feliz de novo.

• Like 3

Quem fez mais sucesso, Diablo 3 ou 2? Se a resposta for o 3, pode sonhar em ver um no nível do 2.

Activision linda, tudo q toca vira sucesso

• Like 1

É muito difícil comparar dois jogos que tiveram estratégias de vendas tão diferentes e pertencem a contextos completamente distintos.

Agora se vendeu mais pq é fofinho Diablo for kids, ou se é pq mudaram o sistema de jogabilidade... aí não tem como saber. Ela teria q fazer um Diablo hoje com o estilo de visual adulto dos anteriores, com jogabilidade feita daquela forma e aí sim daria pra comparar.

Vendeu muito porque era um dos jogos com o maior hype da historia. Até eu comprei na pré-venda, para vocês verem com era serio o negocio :mua:.

D3 vendeu coisa de 30-40 milhões de copias contando todas as plataformas. Metade disso no pc

Edited by psg1
  • Like 1

Até recentemente a Activision dava muita autonomia para a Blizzard, mas o tom mudou de lá para cá.

A pressão para cortar custos e lançar mais jogos é a tônica nesses últimos tempos.

Pode até ter retorno de curto prazo, porém mais para frente a empresa vai se tornar irreconhecível. Jogos com menos polimento e lançados com mais rapidez, empresa sem a reputação de outrora.

Antes davam muita importância aos fãs, agora voltaram atrás em muitas iniciativas anunciadas 2 meses atrás na Blizzcon. Cancelaram os campeonatos internacionais de HotS e as iniciativas de atrair mais pro gamers, além de diminuir o time de desenvolvimento tendo falado que iriam pisar no acelerador. Deixaram toda a comunidade de progamers no escuro para na última hora anunciar o cancelamento de tudo (todo ano anunciavam os detalhes antes).

Confirmaram que realocaram os melhores desenvolvedores da empresa para jogos mobile e que todas as franquias terão versão mobile. Jogos mobile serem projetos paralelos eu não veria problema (como foi Heartstone), só que os seus melhores times estarem fazendo isso é MUITO preocupante.

Mostra uma mudança radical na empresa.

• Like 1

Essa empresa sempre foi polêmica. Na época do Diablo 3 eles meio que cagaram pros fãs também e acabou dando certo como disseram no tópico. Vendeu horrores.

Daí fazem Overwatch, q nada tem a ver com porra nenhuma q ela fez no passado e bum.. sucesso massivo, um dos maiores da geração.

Daí fico me perguntando sobre esse raciocínio: "Em breve a empresa não será mais a mesma." Essa empresa nunca foi sempre a mesma.

Eu prefiro julgar quando sair alguma coisa. E de fato os investidores tem razão pq ela está num hiato. Tem q lançar alguma coisa mesmo. Se sair alguma bagaceira, aí eu critico.

• Like 2

Sempre teve uma ótima reputação com os seus fãs e mesmo quem não é fã, uma reputação quase inabalável em toda a indústria, nunca existiu isso de que sempre foram polêmicos.

A polêmica do Diablo 3 arrumaram com o tempo, por isso no final saíram com saldo positivo.

O problema é que deram uma banana para os fãs nestes últimos tempos e a comunidade, com razão, vem pela primeira vez questionando a Blizzard como um todo.

Qual é o problema da comunidade com a Blizzard? Não estou sabendo desse problema.

No tópico foi citado a questão do Diablo mobile que sim, foi um fiasco, porém e daí? E lootbox de Overwatch que é algo bastante honesto. Estou querendo saber qual é o motivo desse rage. Pra mim os investidores estão certos. Está na hora de lançar mais coisas. E só.

Edited by Libraink

É esse o problema, ouvir os investidores (na verdade os engravatados da Activision) e se esquecerem dos fãs. Aliás a Activision Blizzard perdeu quase 50% do valor de suas ações em 3 meses.

Logo depois do Diablo Mobile fechando a Blizzcon teve uma conferência aos jornalistas e confirmaram que realocaram todos os seus melhores desenvolvedores para projetos mobile. Após isso as ações despencaram de vez, como se os próprios investidores não aprovassem isso.

De maneira geral as ações de empresas de tecnologia e games já vem caindo, porém a maior parte da queda da Activision Blizzard coincide com esses acontecimentos.

Já que não estão entendendo, vamos lá:

1- Voltaram atrás no que foi falado na Blizzcon, de que continuariam dando suporte ao HotS, que teriam campeonatos internacionais e as iniciativas de atrair mais pro gamers. Deixaram os pro gamers e as equipes no escuro sem comunicarem mais detalhes, para no final cancelar e acabar com centenas de empregos indiretos, isso apenas 2 meses depois do evento. Teve uma quebra de confiança muito grave com a comunidade, pois foi tudo conduzido da pior maneira possível. Os desenvolvedores ficaram sabendo disso na semana que a empresa anunciou.

2- Ficaram soltando várias pistas de projetos de Diablo, aumentando o hype dos fãs para um grande anúncio iminente na Blizzcon, para no final fecharem a Blizzcom com o Diablo mobile como o último anúncio. Para não terem conseguido antecipar o enorme backlash, realmente perderam o contato com os seus fãs.

3- Após isso teve um painel de perguntas para a mídia onde comentaram que os melhores desenvolvedores foram realocados para projetos mobile. Isso mostrou um enorme distanciamento dos seus fãs tradicionais.

4- Está em curso um grande programa de demissão voluntária na Blizzard, com estimativas de mais de 100 pessoas já terem aderido ao programa. Há matérias citando que muitos desenvolvedores estão desconfortáveis com a mudança da cultura corporativa da Blizzard. A tônica atual é cortar custos ao invés de dar prioridade na qualidade dos jogos.

Tem de tudo aí, desde quebra de promessa em poucos meses, demonstração de distanciamento da sua base de fãs e até falha de leitura bizarra em antecipar a reação.

Não dá para negar também que realocando seus melhores desenvolvedores para projetos mobile demonstra uma grande mudança no perfil da Blizzard, que sempre lançou jogos complexos e/ou muito polidos, o que geralmente não são os casos de jogos mobile.

Edited by ryo

Mas ai é q esta, Diablo 3 e Overwatch ja não entra nessa quebra de confiança? A Blizzard ja percebeu q ter novos fãs da mais lucro q fazer jogos para os fãs de Diablo 2.

Overwatch não entendo o motivo de vc achar isso, foi um jogo bem polido e de muita qualidade.

O Diablo 3, apesar do lançamento ruim, com o tempo foram consertando e a expansão ficou muito boa.

Não há nenhum problema em buscar novos mercados com ports para novas plataformas além do PC. O problema é realocar todos os seus melhores desenvolvedores para projetos mobile, mostrando que o foco agora é outro. Quase uma mudança no estilo da Konami que acho que ninguém achou bom.

Edited by ryo

Eu não posso falar nada de Heroes of Storm. Nunca nem joguei. 

Agora Overwatch eu posso. E a questão pra mim é a seguinte: Eu respeito o direito de choro do pessoal q é "pro" no jogo, q joga 1 zilhão de horas e ficam aí choramingando por questões q ela disse q faria e não fez ou q fez errado e bla bla bla. Mas como sou jogador casual estou cagando pra essas críticas.

Eu tenho amigos viciados em Overwatch. Há 2 anos era uma babação só. E agora vejo gente reclamando.. como se nada q ela tivesse feito antes tivesse valor. Então acho q existe uma diferença entre as lamúrias de jogadores profissionais e do público em geral.

Eu como público em geral não posso concordar com críticas à porra da empresa q fez Overwatch. Se o próximo jogo dela for medíocre, ok, mérito de vcs q previram a situação.

Se não for... lamento mas é questão de nicho.

Edited by Libraink
  • Like 2

Pqp devolvam a conta do Link ahahhaahhahahah

Bem isso, fodeu 40 profissionais? FODA SEEEEEE não pode é foder comigo!

Diablo eu citei pq foi uma mudança brusca Ryo, principalmente no visual. Toda vez inventam novas reclamações, mesmo com tudo batendo com seu gosto

A reclamação do visual do D3 acho que é pertinente, embora eu nem ache que isso estrague o jogo.

Em HotS vinham fazendo um bom serviço mas isso de de cancelar os campeonatos e diminuir os updates (na verdade vão deixar em modo manutenção estilo o D3)... Isso depois de afirmarem o contrário na Blizzcon, coisa de 2 meses atrás. É uma facada nas costas de toda a comunidade do jogo e um sinal de alerta.

Na Blizzcon decepcionam os fãs que pagam caro para estarem lá fechando o evento com um jogo mobile, hauhauahuahuahau. Aliás decepcionou a maior parte dos fãs da série depois de ficar soltando pistas e criando hype.

O jogo é co-produzido por uma empresa chinesa e adivinhem, Diablo mobile é um reskin de um jogo deles...

Nem jogadores de WoW estão felizes, deixaram eles quase um ano sem updates e a expansão recém-lançada decepcionou. Apontam essa falta de sintonia dos desenvolvedores com os jogadores, não ouvem o feedback.

Edited by ryo
  • Like 1

Pessoas que não acompanham as merdas que a Activision vem fazendo com a Blizzard acha que não tem nada demais pessoas importantes serem "incentivadas" a deixar a empresa, que não tem nada de mais colocar um jogo em life support mode(no caso do hots) normal, que loot boxes são normais mesmo tendo sido consideradas jogos de azar em vários países e banidas por conta disso não vão achar nada de mais nisso daqui

https://www-polygon-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.polygon.com/platform/amp/2018/12/27/18158184/blizzard-twitch-chat-battle-net-overwatch-contenders?usqp=mq331AQECAFYAQ%3D%3D&amp_js_v=a2&amp_gsa=1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.polygon.com%2F2018%2F12%2F27%2F18158184%2Fblizzard-twitch-chat-battle-net-overwatch-contenders

Long story short, se por um acaso quiser assistir as partidas do competitivo de overwatch pelo twitch você vai ter de linkar sua bnettag ao twitch, e caso escreva algo no chat e o moderador não goste ele pode não só te censura e ou banir do chat bem como banir o seu jogo da sua conta e ou remover o mesmo quer você goste ou nao.

A briga pela pior developer desse ano ta acirrada, EA sendo EA Bethesda fazendo merda atrás de merda e a Activision Blizzard também, não é a toa que as ações de todas essas empresas estejam despencando nas bolsas

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk

HOTS dava lucro para a blizzard? 

bethesda ta na frente ainda

Bethesda asks suspected Fallout 76 cheaters to write essay about why cheating is bad
By Samuel Horti 12 hours ago

Bethesda community lead confirms the request was genuine.

Bethesda has told suspected Fallout 76 cheaters that they can appeal their account bans—but only if they write an essay on why "the use of third-party cheat software is detrimental to an online game community".
The approach, which reminds me of a punishment for naughty school children, was used in emails to players who have had their account banned in recent weeks. It was first flagged in this YouTube video by JuiceHead, which he recorded after contacting players that had been banned for using what Bethesda vaguely called a "third-party application". Upon closer inspection (credit again to JuiceHead), it seems most bans resulted from the use of either Cheat Engine, a memory editor, or Reshade, a post-processing tool.  
In its email to the banned accounts, Bethesda said: “If you would like to appeal this account closure, we would be willing to accept an essay on ‘Why the use of third-party cheat software is detrimental to an online game community’ for our management team to review.” You can see a partial screenshot of the email below, taken from one of JuiceHead's videos.

6oJbYcGKD7uPgVzwmvJuX5-650-80.jpg
The request was confirmed to be genuine by Bethesda's community lead in this Resetera thread (look for the account with the 'Verified' purple tick). The community lead, using the account Gstaff, said that the "essay request happened", and that the team would "talk about it more" after the holiday season.
Gstaff explained that Bethesda flagged the use of third-party applications "because we do not want players exploiting the game in ways that provide a competitive advantage or negatively impact the servers & gameplay experience of other players".

Some players have claimed they were banned simply for using mods that do not give them an advantage, such as visual enhancement mods. Gstaff said that, in that case, they should reach the team using the Bethesda support site, and that the developer doesn't "need an essay for this". The account later re-iterated that there would be "definitely no essay going forward", although it's not clear whether that covers all banned players, or just players banned for using non-cheat mods.

In its email to banned players, Bethesda lists a number of programs that could result in bans, including "'bots', 'speed hacks', 'deep-link', 'page-scrape', 'robot', 'spider', algorithm or other programs that monitor any part of the Services (including, but not limited to, the game and/or forums)." It also cites "software that transmits, manipulates or distributes the data stream or any aspect of the Services to another computer, server websites or other publication or distribution media, or software that permits you to use Services without human input".

Bethesda has previously said it is working on mod support for Fallout 76

tem ou não tem que piratear cada centímetro de um lixo desses?

Edited by psg1

8 horas atrás, psg1 disse:

HOTS dava lucro para a blizzard? 

Eu não sei, mas tanto eu quanto quem joga comigo já gastou dinheiro nesse jogo em um montante que equivale à compra de um jogo novo.

Imagino que a comunidade lá fora gaste ainda mais.

Agora, HOTS parece ser um jogo bem mais caro de manter do que um Overwatch, por exemplo, devido ao grande número de personagens, mapas, balanceamentos etc.