Jump to content
vgBR - Videogames Brasil
Deivid ;D

Analógico ou D-pad para jogos de luta ? ;)

Recommended Posts

Fala galera beleza ? ;)

Sempre fui acostumado a jogar no analógico todo tipo de jogo. Mas de um tempo pra cá comecei a focar mais em jogos de luta. Recentemente ouvi algumas pessoas dizendo que a precisão do d-pad em jogos de luta 2D era melhor do que o próprio analógico. Foi aí que me fez surgir a seguinte dúvida:

- É possível se tornar um bom jogador jogando no analógico ?. Ou de alguma forma o analógico perderia rendimento em jogos de luta 2D, comparado ao d-pad ?

Confesso que não tenho problemas em executar combos em jogos como Street Fighter ou Dragon Ball FighterZ. Meu problema se trata em dar dash usando analógico, que nesses jogos citado anteriormente fazem a diferença para estender os combos :mellow:. Sendo que no d-pad se torna mais rápido e fácil, e no analógico um pouco mais demorado (Já fizeram o teste ?)

Na opinião de vocês, acham que seria melhor  :

1 - Se adaptar a jogar no d-pad ?                                

2 - Continuar a jogar no analógico, e aprender um dash decente ? ^^'

Valeu galera, abraço ! ;)

Edited by Deivid ;D

Teste você mesmo.

Eu joguei em Pad minha vida inteira, até comprar um Arcade Stick e hj acho muito esquisito jogar no Pad. Mesmo assim, tem coisas que seriam mais faceis pra mim no Pad, só que não quero ter que ficar nesse vai e volta.

Na lógica, a melhor opção seria um Hitbox-like, pq os comandos são mais rápidos e exigem muito menos esforço, além da precisão quase exata nesse tipo de controle... mas se você não gosta de jogar nesse tipo de controle, não vai ter lógica que vai te fazer um bom jogador.

Tenho um colega aqui q joga no analógico e joga MUITO. Eu só consigo usar o dpad, ate arcade desacostumei e sofro mais

Como qualquer periférico, tudo é baseado na preferência e na ergonomia do usuário. Não existe um periférico perfeito universal. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Joga com D-PAD ou com analógico, ou mesmo com alavanca Arcade, tudo é uma questão preferencial.

Eu por exemplo, só jogo Street Fighter e Killer Instinct com controle Arcade.

Em contrapartida, só jogo Dragon Ball FighterZ e Naruto Ultimate Ninja Storm com D-pad (controle do Xbox 360), mesmo eu tendo um controle arcade, um controle de PS4 e umcontrole de Xbox One em casa.

Existem jogos que fazem melhor uso de analógicos e vice-versa.

Mas você precisa encontrar o periférico que melhor se adapta à sua ergonomia. Assim você poderá ter uma melhor performance.

Depois que vi gente fazendo estrago jogando FPS com joystick, acredito que tudo é questão de treino e costume.

Manda bala no analógico. Se você conseguir pegar as manhas de fazer dash nele, vai jogar bem.

• Like 1

Pra luta 2D eu sempre usei o d-pad, mas sei que tem gente que prefere analógico pra jogos de luta meio 3D tipo DOA.