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Redação vgBR

Samurai Shodown – Análise

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Originalmente Samurai Shodown, lançado nos anos 90 era um jogo difícil para muitas pessoas, graças ao sistema único baseado em armas, a cadencia do combate e o elevado dano que os ataques causam. Agora imagine tudo isso podendo te fazer perder a partida em apenas alguns segundos? Seja bem vindo a essa releitura do jogo original, pois é exatamente isso que você vai encontrar no novo Samurai Shodown. Prepare-se para um combate sangrento, cadenciado e pesado, aonde um único ataque pode tirar até 80% da sua barra de vida.

Mantendo a maioria das mecânicas originais, Samurai Shodown retorna de um limbo de mais de uma década pra bater de frente com a fórmula já consagrada de Street Fighter, Mortal Kombat, e tantos outros jogos. Surpreendentemente ele consegue atingir o objetivo ao bater de frente com as séries gigantes, ficando a frente dessas no número de registros de candidatos do maior campeonato de jogos de luta do mundo, a EVO.

O game está disponível para Xbox One e PS4 e vai chegar às plataformas Nintendo Switch e PC no final deste ano e ao Google Stadia em algum momento deste ano ainda. 16 personagens estão disponíveis no lançamento, 13 dos quais estão retornando lutadores de títulos anteriores, e três que são totalmente novos na série. Pode parecer pouco quando comparado aos 28 personagens de Samurai Shodown V Special, ou mesmo aos 19 de Samurai Shodown 4 (em breve com os personagens do DLC vai ultrapassar a contagem deste último) mas isso não estraga de forma alguma o brilho do jogo, que chegou desacreditado após o fraco lançamento de The King of Fighters XIV. Fui surpreendido positivamente pelo jogo ser bem acima de qualquer coisa que eu imaginava, mesmo depois de ver os trailers e jogado o demo que saiu pouco antes do lançamento.

A parte mais surpreendente é a jogabilidade com ritmo cadenciado e quase melódico, um verdadeiro balé de armas, ao invés de lutas muito rápidas com combos extensos e num ritmo mais frenético dependendo dos personagens escolhidos, mas em sua grande parte as batalhas se desenrolaram de forma cautelosa justamente pelo alto dano dos golpes, principalmente se você errar um golpe forte ou especial que vai abrir sua guarda e fatalmente você tomará um golpe que se pouco, vai te tirar 30% da barra de vida, o que convenhamos, em um jogo de luta é muito.

Já que estamos falando de dano, vamos falar dos famigerados “golpes especiais” o primeiro deles, é o Weapon Flipping Technique, técnica que se consegue usar após a barra de Rage ficar completa o que só acontece, apanhando. A outra forma de se encher a barra, mas bem pouco é fazendo uma defesa no momento exato que o golpe acerta o seu personagem, também chamada de Just Defended, ou Defesa Justa e que acaba por desarmar o adversário se o acertar, logicamente.

A segunda técnica especial do jogo se chama Super Special Move (original não?) e não depende de barra de Rage, ou de qualquer coisa para ser executada, mas que somente pode ser executada uma vez por luta, e se você errar o golpe, também não pode repeti-lo de novo, então fique atento para encaixar o golpe com sabedoria em seu adversário.

Por último e não menos importante, assim como nos jogos anteriores você pode literalmente “explodir” sua barra de Rage e apertando a mesma sequencia de botões para explodir a barra, desferir um golpe chamado Lightning Blade Attack. É aqui que achamos a cereja do bolo, pois esse golpe pode tirar nada mais, nada menos que até 80% da energia do oponente, dependendo da sua barra de vida e de quanto resta da sua barra de Rage ativada. De quebra você ainda pode usar o Weapon Flipping Technique algumas vezes antes da barra se esgotar ou você usar o Lightning Blade Attack.

Não vou entrar no mérito do modo História, que traz apenas com algumas imagens estáticas de cada personagem ao desenrolar das batalhas. Diferente da primeira versão onde o protagonista era Haohmaru, nesse jogo todos eles tem suas histórias separadas e um rival para se enfrentar antes da decisiva batalha contra o último chefão do jogo.

Os modos de jogo são bastante variados, vale a pena explorar para conhece-los todos, dos mais clássicos como Arcade, Versus, Treino para outros nem tanto como o modo Online Fantasma, onde você enfrenta fantasmas de outros jogadores e o modo online que até o fechamento desta analise não pode ser testado de forma satisfatória. Consegui jogar algumas vezes, mas a escolha pelo modo de atraso, ao invés do modo tradicionalmente usado pelos jogos de luta mais modernos, não foi uma boa para esse jogo. Com uma boa conexão e a taxa de ping baixo para ambos os jogadores, talvez você consiga uma luta ou outra sem pausas, teleportes e outras coisas que atrapalham bastante a jogatina online.

Com duelos de mecânica simplificada e golpes simples (todos os personagens tem o mesmo comando de especial) Samurai Shodown com certeza é um dos melhores jogos lançados esse ano, quiçá a geração inteira. Vida longa à SNK!

Prós

  • Sistema de jogo vai agradar a novatos e jogadores hardcore
  • Boa apresentação, gráficos bons e a soberba animação do jogo

Contras

  • Sistema online deficiente
  • Os loadings são muito demorados
  • Modo história é só um “Arcade Mode” disfarçado, não da pra chamar de modo história
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Post original em Samurai Shodown – Análise

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Sistema online deficiente

 

Snk nunca decepciona nesse quesito. PQP!

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o Nautilus disse que tava bom sim, mas tava dificil achar alguem

 

acho que vendeu pouco

 

pena

 

pois parece que o jogo ficou otimo

 

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Sempre gostei de jogar nos arcades da época. Mas nunca comprei uma versão de console.

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É foda q vira um ciclo, não compro pq não tem online, mas não tem online pq ninguém compra hahahahahah

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Eu jogava um dos Samurai Showdowns na casa de um amigo meu que tinha Neo Geo CD e nunca achei muita graça pessoalmente falando.

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Em 05/07/2019 em 09:53, Alucard disse:

o Nautilus disse que tava bom sim, mas tava dificil achar alguem

 

acho que vendeu pouco

 

pena

 

pois parece que o jogo ficou otimo

 

 

O Nautilus está errado... só digo isso, só se algum patch corrigiu o online nesses dias.

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19 horas atrás, Seifer Almasy disse:

 

O Nautilus está errado... só digo isso, só se algum patch corrigiu o online nesses dias.

 

Não corrigiu, camarada meu falou q esta uma merda tb.

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Conheço uma galera q joga online de boa, mas diferente de SF e MK (e Tekken um pouco), eles não usam matchmaking, tudo entrando em discord e marcando partidas por lá.

Tirando isso, o netcode é até melhor q do SFV (o que não é difícil).

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Eu gostei do jogo, nem de longe é meu favorito em luta, mas gostei. Fiz 100% das conquistas, mas online comigo é sempre lento. Até acho jogador, demora, mas acha. Só que é lento, a velocidade do jogo diminui e parece que estou jogando em câmera lenta.

 

Quando sair mais personagens volto a tentar jogar.

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Pode ter o online de KI q vai demorar do mesmo jeito se não tiver gente.

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Isso eu não sei responder, só pesquisando pra saber...

 

Mas provavelmente não, mas não imagino um número pequeno, visto que o jogo é um sucesso

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Susesso pra um jogo desse é 1m já. Ai vc se pergunta quantos desse querem realmente jogar além da brincadeira com amigos em casa ou single play.... chuto q no maximo uns 3%.

 

Se SFV q tem gente chega a demorar mais de minuto, imagina Smasho q deve ter metade, no max. Só MK11 e tek7 q tem mais e mesmo assim, dependendo do horario, vc num acha nada.

 

 

O pior disso tudo é q o port de SamshoV Special na Steam tem um online MUITO melhor.

Edited by Vash

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Em 05/09/2019 em 23:30, vgBR Cody disse:

A burrice fica por não ser cross, pegam o gênero mais morto ever e deixa a base separada

JAPANESE DEVS SMART PEOPLE

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Vamos ver agora se com o maior jogo de todos os tempos sendo Cross eles acordam (CoD mesmo seus fdps)

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Em 10/09/2019 em 11:39, vgBR Cody disse:

Vamos ver agora se com o maior jogo de todos os tempos sendo Cross eles acordam (CoD mesmo seus fdps)

 

Como se pra ser Crossplay dependesse só da Dev, só ver ai quanto tempo o Rocket League demorou pra ter Crossplay, e só a Sony que não queria.

  • Like 1

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Ruim de Samurai também é que não saiu para PC. Se tivesse para PC já teria ao menos cross com ele, aumentando o número de jogadores. Mas o jogo é bom. Estou esperando lançarem o Kazuki em dezembro para voltar a jogar com mais empolgação.

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