Jump to content
Sign in to follow this  
Flávia

Polícia britânica mata brasileiro por "engano"

Recommended Posts

23/07/2005 - 16h16

Polícia britânica confunde brasileiro com terrorista e mata

ÉRIKA FRAGA

da Folha de S.Paulo

A Scotland Yard matou o mineiro Jean Charles de Menezes, 27, na estação de Stockwell, no sul de Londres, após tê-lo confundido ontem com terrorista ligado aos ataques de quinta-feira (21) na capital britânica.

Menezes era natural de Gonzaga, no interior de Minas, e vivia há cerca de quatro anos em Londres como eletricista.

Hoje, a Scotland Yard admitiu o erro. Segundo a polícia britânica, Menezes morreu dentro de um vagão do trem estação, depois de ter se recusado a obedecer a ordens da polícia de parar.

"Um homem morrer nestas circunstâncias é uma tragédia e a Polícia Metropolitana lamenta", afirmou a Scotland Yard.

A ação ocorreu na estação de Oval, também no sul de Londres, onde na quinta-feira um suposto terrorista deixou uma mochila com uma bomba que não chegou a explodir.

Segundo a polícia britânica, Menezes tinha saído antes de uma casa que era vigiada pelas forças de ordem por suspeitas de que pudesse ter um vínculo com os atentados de quinta-feira contra três estações do metrô e um ônibus.

Menezes teria pulado as barreiras da estação e entrado em um vagão sem atender às ordens dos policiais, que atiraram cinco vezes à queima-roupa na cabeça.

Ontem, a polícia britânica liberou um homem preso na semana passada em Leeds (norte da Inglaterra) por suspeita de ligação com os ataques do último dia 7 em Londres --que deixaram 52 mortos, além de quatro suicidas.

Em outra ação, a polícia prendeu um suspeito de envolvimento nas explosões desta semana.

Os ataques desta quinta-feira (21) foram registrados às 12h30 (8h30 desta quinta-feira, em Brasília) nos metrôs Warren Street (centro), Oval (sul), e Shepherd's Bush (oeste). Outro artefato explodiu em um ônibus que estava em Hackney Road, próximo à Columbia Road (leste). Ninguém ficou ferido.

Tiros a queima roupa. Absurdo. Agora lamentam... :realmad:

Ta mal contada essa historia.

Sinceramente ao meu ver foi idiotisse do brasileiro.

2 Ataques terroristas em Londres em 1 mes, a policia DOIDA para achar algum suspeito e mostrar serviço e no meio de toda essa paranoia o cara foge quando abordado pela polícia.

GrayFox

Sinceramente ao meu ver foi idiotisse do brasileiro.

2 Ataques terroristas em Londres em 1 mes, a policia DOIDA para achar algum suspeito e mostrar serviço e no meio de toda essa paranoia o cara foge quando abordado pela polícia.

GrayFox

24763" target="_blank[/snapback]

BBC e cometarios

Exato!

Se eu correr aki da policia enquanto berram "para! para!!" jah mereço morrer. Agarraram o cara, e eh dito que ele tentou reagir mesmo com uma pilha de policiais emcima dele - esse ponto, na situacao atual, que fez dele um provavel terrorista e, sem tempo algum para poder se certificar se ele esta ou nao carregando uma bomba, que mataram ele.

Só lamento pelas injustiças espalhadas pelo mundo! :( apesar que o cara tbm foi errado em não obedecer uma ordem da polícia britânica, mas essa atitude não justifica sua morte!

O que você faz:

Para e levanta as mãos

O que você não faz:

Sai correndo

Ele é brasileiro, tinha mais do que obrigação de saber disso :P

Isso obviamente não inocenta a polícia inglesa. Aliás, eu achei que a força policial inglesa não usasse armas de fogo...?

Porra, é só ver as perseguições policiais na tv, nunca o bandido foge... É melhor se entregar de uma vez...

O cara vacilou, mas tomar tiro na cabeça pq saiu correndo foi foda hein...

O problema é que, tiro na nuca à queima roupa significa que ele ja estava praticamente rendido, se ele realmente correu. Eu ainda acho que essa historia ta esquisita.

Poderiam ter atirado nas costas, nas pernas, mas 5 tiros a queima roupa na nuca...

Brasileiros são sofridos, e sempre se fodem nos outros países =(

O que você faz:

Para e levanta as mãos

O que você não faz:

Sai correndo

Ele é brasileiro, tinha mais do que obrigação de saber disso :P

Isso obviamente não inocenta a polícia inglesa. Aliás, eu achei que a força policial inglesa não usasse armas de fogo...?

24779" target="_blank[/snapback]

Nesses tempos de terrorismo devem carregar até bazuca por la.

Vi na Tv que o cara era legalizado e entendia mto bem ingles. Realmente a historia ta mal contada, mas andar de moleton em pleno verao ingles, e correr ao ser abordado pela policia é demais.

GrayFox

Aliás, eu achei que a força policial inglesa não usasse armas de fogo...?

A Scotland Yard usa...

quanto ao restante, sem comentarios... uma policia tão bem treinada, não deveria agir de forma tão "imprudente"

O problema é que, tiro na nuca à queima roupa significa que ele ja estava praticamente rendido, se ele realmente correu. Eu ainda acho que essa historia ta esquisita.

Poderiam ter atirado nas costas, nas pernas, mas 5 tiros a queima roupa na nuca...

24842" target="_blank[/snapback]

Pensa rapido: tu ta perseguindo o que tu acredita que seja (e poderia mesmo ser) um terrorista, que teria como estar carregando uma bomba.

Matar ou revistar pricurando pelo explosivo?

Pode ter sido errado, como alguem falou na BBC, ele poderia nao ter entendido que era ara parar (mesmo dominando ingles), pensado o oposto - que era para correr pois estava ocorrendo outro atentado. Isso desqualifica o fato dele ter reagido ao ser imobilizado, mas nesse ponto acho que temos apenas a palavra dos policiais.....

De qualquer forma: acho justificavel a acao da policia, e completamente absurdo o titulo da Folha (como sempre). Nao eh "Polícia britânica mata brasileiro por "engano"", e sim algo como "A pessoa morta equivocadamente pela policia britanica era brazileira". Pois a nacionalidade desssa pessoa nao importa - teria morrido igualmente fosse um britanico.

feles, eu so quero saber como essa historia aconteceu direito, pq ta mal contada. CINCO tiros a queima roupa e todos na nuca é muita coisa.

se ele estivesse correndo, os tiros nao pegariam todos na nuca. se ja estivesse imobilizado, nao teria pq ter sido morto.

Foi uma falha grave deles, independente do cara ser brasileiro... mostra despreparo em lidar com essas situações. E isso de um país como a inglaterra.

feles, eu so quero saber como essa historia aconteceu direito, pq ta mal contada. CINCO tiros a queima roupa e todos na nuca é muita coisa.

se ele estivesse correndo, os tiros nao pegariam todos na nuca. se ja estivesse imobilizado, nao teria pq ter sido morto.

Foi uma falha grave deles, independente do cara ser brasileiro... mostra despreparo em lidar com essas situações. E isso de um país como a inglaterra.

24900" target="_blank[/snapback]

O que entendi eh que eles imobilizaram o cara, mas o demente nao parou, tava tentando reagir (pensa: pra fazer o que, se jah tem uma pilha de policial emcima de ti!!).

Ai, logicamente, atiraram pra matar.

os 5 tiros na nuca foram os únicos disparos que os policiais deram? Pode ter ocorrido o seguinte. A polícia gritou e ele, talvez confuso, talvez por sabe-se lá que motivo, correu. No que correu atiraram. Não pegou, mas daí bateu o desespero no cara "Fudeu, vão me matar". De alguma forma alguém agarrou ele, imobilizaram e(talvez simplesmente por já terem começado a atirar, e já estavam prontos pra matar mesmo, ou talvez pelo desespero da situação que o fez reagir mesmo após imobilizado), executaram.

Se ele é do tipo que corre quando a polícia berra com ele, ele teria vivido menos ainda no Brasil, infelizmente

Esse Brasileiro estava na hora e no lugar errado...

Nao tiro a razao dele correr pois os Policiais estavam a PAISANA... imagine um monte d cara armado atras de vc, seu instinto é correr... se estivessem fardados "acho" que o cara nao correria... mas talvez do jeito que brasileiro pensa ele pensou "vou correr que se foda vc acha q os caras vao atirar em mim so porq pulei a catraca e na frente do pessoal?"

Por outro lado nao tiro a razao da policia.... ocorreu um atentado a poucos dias, todos sao suspeitos em potencial de agora em diante.... o cara morava numa area suspeita e estava sobre investigaçao, o maluco sai com um jaquetao nada chamativo pula a catraca e sai correndo... se eu fosse um policial atirava pois vai saber se o cara ta com uma bomba no corpo.... pelo q sei os tiros foram so na cabeça pois caso estivesse com explosivos no corpo e uma bala acertasse explodiria.....

Inocentes vao morrer mas fazer o q ? e se esse suspeitos forem os homens bombas e deixarem passar batido....

O Grande problema é q esses homens bombas pode detonar elas a qualquer instante, tipo se os policiais chegarem perto explodirem... ninguem sabe por isso atiram pra matar....

Esse não desistiu nunca...

24917" target="_blank[/snapback]

Roubou minha piada.

:realmad:

acho que tinha um pm daqui lá... esse tipo de ação é tipico dos pms cariocas... o rambo deve ter achado massa isso!!!

Hoje ao ver uma reportagem sobre "tática de alvejar na cabeça" me lembrei de cenas de reportagem vistas em filmes como RoboCop,ou mesmo em quadrinhos como o Cavaleiro das Trevas,retratando o mundo louco e violento em que se passam estas histórias.

Lmentavel esse mundo em que vivemos.

O problema nao foi acertarem na cabeca os tiros todos (e que mira, se fuder!!!), foi (se entendi bem) que UM nao foi na cabeca!!!

Se o cara tem uma bomba mesmo, o que justificaria esses tiros e justamente na cabeca, esse um tiro podia ter feito BOOM.

Conseguiram cagar ao matar, e cagar se estivessem certos.

Acho que faltou peito ao Brasil pra meter a lenha nos britânicos. Vcs sabem como seria o inverso. E não só de lá pra á. internamente tb tomariamos pau diariamente, a imprensa iria malhar.

O tribunal de haia não serviria para esses casos?

Como uma política como essa, comprovadamente falha há menos de um mês de execução, continua em andamento e executando vidas humanas?

tah fodis

Acho que faltou peito ao Brasil pra meter a lenha nos britânicos. Vcs sabem como seria o inverso. E não só de lá pra á. internamente tb tomariamos pau diariamente, a imprensa iria malhar.

26073" target="_blank[/snapback]

O inverso iria resultar em agencias de turismo britanicas ensinando como proceder e reagir ao visitar o brazil.....

(os britanicos nao tem isso ainda sera?)

vamo cair na realidade, era mais facil ele morrer por engano AKI do que lah - alem de estar LAH por OPCAO dele, e nao mataram um brazileiro - mataram alguem que, acidente: era brazileiro.

e eu trocaria o resto da minha vida pelo ultimo dia da dele, sem pensar 2 veses (claro, nao se soubesse que, apos morrer, um bando de (falta palavras aki) iria protestar nas ruas embarradas e cantar o hino do brazil devido a min...)