Jump to content
Sign in to follow this  
Xenogue

Tópico de recomendações de obras grandiosas

Recommended Posts

Monto o tópico por falta de títulos ou própriamente recomendação sobre oq ler, naum acho um site e ouvir (no caso ler) opiniões é muito mais interessante.

Portanto, leu alguma coisa q tenha gostado ? Poste-a aki e divida conosco !

Uma vez me recomendaram o best seller de Jô Soares, O Shango de Baker Street, mas teve um infeliz q me contou o final !!! Argh ! Logo eu q gosto pra kramba de livros investigativos

Estou atrás de um livro q chama Buffo Spaglionzani (esse último nome é complicado e nunca lembro), do mesmo escritor de Agosto (Naum me recordo o nome agora), dizem ser tão sensacional quanto Agosto, se alguém já o leu, pode dar uma luz

Eu recomendo Capitães da Areia do Jorge Amado... Muitos criticam, mas é um livro que trata bem a condição social do pais, tive que ler para fazer um trabalho no colegial, e gostei mto.

A linguagem que o Amado usa, é bem simples, o que torna a leitura bem dinamica

A Arte da Felicidade e Hagakure, os melhores livros q ja li..... me ajudou muito no dia-a-dia e depois d ler mudei alguns pensamentos em relaçoes a certas coisas.

O que eu lembro assim de prima eh: O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) e O Silmarilion (J.R.R. Tolkien)

De fato, Apanhador no Campo de Centeio detona. Ele se trata de um adolescente (Holden Caulfield) crescendo e aprendendo a lidar com a rebeldia adolescente inerente à todo adolescente.

Não são livros mas não deixam de ser obras grandiosas. Todo mundo deveria ler Sin City (Frank Miller), Watchmen e Batman - A Piada Mortal (Allan Moore). Sério, eles são realmente muito bons.

Sin City são contos de uma cidade decadente, corroída pelo sexo e pelo crime. Frank Miller e a sua narrativa Max Payneana, não precisa de mais nada.

Watchmen é uma mini-série sobre um universo no qual super-heróis realmente existem. Mas não como em qualquer comic sobre super-herói. O mundo de Watchmen é real, como o nosso mesmo.

E A Piada Mortal é uma análise sobre a sanidade mental, qual a linha divisória entre uma pessoa sã e uma pessoa insana? O melhor comic retratando a relação entre o Batman e o Coringa.

Dá tempo de ler o Sin City e o Watchmen antes dos seus respectivos filmes estreiarem. Sin City estréia já em julho e Watchmen tá marcado pro fim do ano, mas eu duvido que saia tão cedo.

No momento lendo Sandman - Endless Nights. Muito bom, porém extremamente caótico.

meu pé de laranja lima foi o melhor livro que eu já li na minha vida... a infancia acabou é legal tb... na escola antigamente se lia ele... o livro é muito legal...

A Arte da Felicidade e Hagakure, os melhores livros q ja li..... me ajudou muito no dia-a-dia e depois d ler mudei alguns pensamentos em relaçoes a certas coisas.

4323" target="_blank[/snapback]

Procurei no Google e não achei nada sobre o livro, conta mais detalhes sobre ele ;) e onde comprar

Frank Hebert, Dune (os 6 originais, em especial a segunda trilogia) são os melhores livros que já li. (Não deve requerer explicação alguma, todos deviam ter lido, é referencia literária mundo afora...)

Outros admiráveis:

Orwell, 1984 (idem)

Clarke, 2001 (idem)

Clarke, Childhood's End (inacreditavelmente bom, alguns até mencionam ser o melhor do Clarke. Trata-se do fim da nossa infancia, o ponto onde o ser humano finalmente avança para o proximo estágio)

e para não dizer que nada escrito nesse país presta, adiciono nesse ponto

Verissimo (Luiz Fernando), Gula (da serie O Clube dos Anjos) (É verissimo - quem o le sabe o que se trata, nao vem ao caso o tema do livro em questão. Sua absurda criatividade faz com que esse livro seja daqueles que temos de se segurar com muita vontade para conseguir parar de ler)

No meu ver um livro tem de ser criativo.

Esses acima transbordam de criatividade.

Livro é diversão e não aprendizagem. Nunca me ensinaram isso na escola, onde me obrigavam a ler livros idiotas sobre temas que não me interessam.

Eu gosto muito de "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley;

"memórias póstumas de brás cubas", de machado de assis;

"o eterno marido", de dostoievsky;

"o caso dos 10 negrinhos", " a mao misteriosa", " o misterio do trem azul" e a maioria de agatha christie. adoro romances policiais.

Procurei no Google e não achei nada sobre o livro, conta mais detalhes sobre ele ;) e onde comprar

5742" target="_blank[/snapback]

A Arte da Felicidade é um livro no qual Dalai Lama expoe seus pensamentos sobre o budismo d forma q qualquer pessoa nao-praticante do Budismo possa tirar proveito d seus ensinamento, o q me fez gostar desse livro é q ele nao busca soluçoes em fantasia (Deus,Espiritos) perdao se tem algum crente aqui..... Dalai Lama procura dizer q todas as dificuldades da vida é feita pelo seu modo d pensar e visao sobre o mundo .

Sobre o Hagakure ta ai o link da loja com um resumo heheh :

http://www.lojaconrad.com.br/produto.asp?id=220

Lol.. li tão rápido seu post que nem me dei conta que eram dois livros :bangin: hehehe

mas valeu aí pelas infos

to quase comprando o pacote Hagakure + Shin Hagakure, estou com medo de nao ter tempo pra ler, mas tempo a gente cria ;)

Quando eu era um jovem mancedo (redundante, sei), queria muito, mas muito mesmo, ler o Apanhador no Campo de Centeio. Mas era um livro que simplesmente não existia. Falei isso para a patroa. Quando fiz 30 anos ganhei de presente. É um livro muito bom, mas saiu do foco. Não vivo mais as dúvidas do Holden. Fiquei triste ao terminar o livro, em razão da frustação por uma espera que não correspondeu as expectativas.

Cito tudo de Kafka. O cara era genial.

Mas voltando ao que o Cerial disse (concordando e complementando):

Outras obras-primas das HQs:

Asilo Arkham - texto de Grant Morrison e arte de Dave McKean.

Batman vai ao reduto (prisão) onde estão todos seus "semelhantes". [sp]A parte em que o Curinga mete o dedo no rabo do Batman é hilária[/sp]

Cavaleiro das Trevas - Frank Miller

Mostra um Batman com 50 anos. Um dos maiores clássicos (obrigatório) para quem gosta de HQ.

E falando de adaptações para cinema, ainda temos:

V de Vingança - Allan Moore e David Lloyd.

Vou dar um copy and paste:

"Em uma hipotética Londres pós-apocalíptica, a Lei e a Ordem é mantida a todo custo por um opressor regime fascista, conhecido como a Nórdica Chama. Com seus “olhos” (câmeras de vídeo), “ouvidos” (escutas

telefônicas) e “dedos” (temidos agentes que usam a força para manter a ordem), a Nórdica Chama acredita que guiará a Inglaterra a uma nova era, mesmo tirando dos cidadãos aquele que talvez seja seu maior bem pessoal: a sua liberdade.

É neste cenário que surge um “vigilante” mascarado conhecido apenas pelo codinome “V”. Na realidade, V é, pelo menos do ponto de vista das autoridades, um perigoso terrorista que planeja acabar com o regime ditatorial imposto na Inglaterra. Esta é a premissa de V de Vingança (V for Vendetta), publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora Globo e republicado pela Via Lettera.

Entretanto, V de Vingança vai além desta premissa e revela o que acontece quando ideais libertários se disseminam livremente. A obra de Alan Moore em parceria com David Lloyd (foi dele a idéia da máscara inspirada em Guy Fawkes, terrorista inglês do Séc. XVII que tentou explodir a Casa do Parlamento) apresenta ao leitor diversos temas, tais como liberdade, identidade pessoal, direito à privacidade, tolerância racial e sexual."

Eba, um tópico sobre obras literárias! É muito difícil ver algo do tipo em fóruns, principalmente os de vídeo-games.

Bom, eu sou fanático por qualquer tipo de leitura, aí incluídos livros, revistas, HQs, etc. Estou sempre lendo alguma coisa, por mais banal que seja, embora eu ande meio sem tempo e com alguns livros "na fila" para serem devorados.

Vou falar um pouco dos últimos que eu li (e ainda me lembro, heh), a começar por...

Abarat

81114g.gif

Conhecido por seus livros de terror, Clive Barker agora se aventura no território da fantasia e narra a história de Candy Quackenbush, uma adolescente de Galinhópolis, interior do Minnesota (EUA), que se vê transportada ao misterioso arquipélago de Abarat, onde cada ilha corresponde a uma hora do dia e alguns perigos rondam a nova visitante. Esse é o primeiro de uma série de quatro livros (o segundo volume já está disponível no mercado norte-americano), e teve seus direitos comprados pela Disney para uma futura adaptação pro cinema.

Moça com Brinco de Pérola

51327g.gif

Um romance gostosinho que mistura ficção com realidade e nos leva à Delft (na Holanda) do século XVII, onde viveu o famoso pintor Johannes Vermeer. O livro conta a história de Griet, uma jovem humilde, honesta e trabalhadora, como ela se tornou criada de Vermeer e serviu de inspiração para um de seus quadros mais famosos.

Alice - Edição Comentada

40241g.gif

Duas das maiores histórias infantis de todos os tempos (Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho), escritas pelo intrigante Lewis Carroll (pseudônimo do inglês Charles Dodgson), reunidas em uma edição definitiva, recheada com ilustrações originais de Tenniel e comentários interessantes sobre o autor, sua paixão por menininhas, as várias referências a outras obras, personagens e assuntos, além das piadas, que faziam sentido somente na época em que o romance foi escrito. Dos que li, este foi o último, e garanto que vale a pena.

Vou deixar a "cereja do bolo" pra depois, e volto com alguns dos meu favoritos. ;)

Eu estou pra ler V de Vingança e Hard Boiled do Frank Miller há algum tempo já. Mas eu só tenho eles no pc e eu odeio ler comics no pc.

Não achei o Asilo Arkham tão bom assim, ele tem seus momentos, mas num apanhado geral ele fica bem atrás na minha opinião.

O Cavaleiro das Trevas é leitura semi-obrigatória também. Li os 2, gostei mais do 1o (obviamente).

Bah, tem livros bons demais por aí.

Começando... o mais clássico, por assim dizer, que já li foi O Engenhoso Fidalgo Don Quixote de la Mancha; quem tiver paciência, encontra passagens muito engraçadas, e a contato com cultura renascentista é impagável.

Meus autores preferidos? Erico Verissimo, com o Tempo e o Vento detona, especialmente os primeiros dois volumes, O Continente 1 e 2.

Bernard Cornwell e sua Busca do Graal. Muito bom.

Marian Keyes (Melancia, Férias, Sushi) e Helen Fielding (Bridget Jones 1 e 2), especialmente pra mulheres. A primeira muito melhor que a segunda. Guris devem ler se quiserem entender as mulheres.

Luis Fernando Verissimo, a coleção Sexo na Cabeça, Comédias pra se Ler na Escola e as Mentiras que os Homens Contam (num sei se tem mais dessa coleção), maravilhosos.

Dennis Lehane, Sobre Meninos e Lobos. Perfis psicológicos muito mais bem delineados que no filme, muito bom.

Gabriel Garcia Marquez, Cem Anos de Solidão. Essencial.

Harry Potter (todos), O Senhor dos Anéis... Leitura divertida e de qualidade. Também adoro.

Italo Calvino, O castelo dos destinos cruzados e os amores difíceis.

Eoin Colfer, Artemis Fowl (trilogia). Também nada clássico, mas diverte bastante. Recomendo.

E poesia... Mario Quintana, e Fernando Pessoa. Nenhum livro em particular, só uma coletânea já mostra o nível altíssimo dos caras.

É isso no momento.

Luis Fernando Verissimo, a coleção Sexo na Cabeça, Comédias pra se Ler na Escola e as Mentiras que os Homens Contam (num sei se tem mais dessa coleção), maravilhosos.

Gabriel Garcia Marquez, Cem Anos de Solidão. Essencial.

5947" target="_blank[/snapback]

Do Veríssimo tem também o Banquete com os Deuses, que é um apanhado sobre arte e cultura em geral. Seria excelente se o Veríssimo não fosse tão mente fechada pra certos assuntos. Jazz não é tudo. Porém, ele escreveu "As mentiras que os homens contam", então eu deixo passar, esse livro é divino.

E Cem anos de solidão me entediou até as calças, por algum motivo.

É, realmente ele é meio cego pra algumas coisas... Mas enfim, as boas crônicas dele compensam, como disseste.

Cem anos de solidão... aiai. Tipo, tu olhas o livro e são aquelas páginas quase sem parágrafo, uma metralhadora de frases. Mas gostei, embora tenha levado uma vida pra terminar. Gosto é gosto, mesmo.