Pois é, o melhor simulador de cabra está de volta! Após o enorme sucesso que Goat Simulator fez (além de, claro, todos os memes), uma sequência era inevitável. Eis que, mais de oito anos após o lançamento do primeito game, a Coffee Stain Studios nos presenteia com Goat Simulator 3. Pois é, a piada aqui é tão forte que simplesmente ignoraram o número 2, para você ver como as coisas aqui são. Mas será que esse simulador continua tão divertido e com as galhofas que seu antecessor possuía? Vamos descobrir!
As cabras… elas estão de volta!
Goat Simulator sem sombra de dúvidas pegou todos de surpresa no seu lançamento, lá em 2014. Um jogo totalmente fora da caixa com uma premissa deveras estranha, mas que conseguiu conquistar a internet por conta de toda a diversão que conseguia trazer. E já vou ir direto ao ponto nessa análise, a sua sequência também consegue ser tão divertida quanto o primeiro.
Goat Simulator 3 eleva ainda mais o tom de humor e sátiras em comparação ao seu antecessor, e isso desde a introdução, que é de surpreender qualquer um (mas vou evitar soltar spoilers aqui, claro). A partir daí, o humor rola solto durante todo o game, seja em momentos definidos ou até mesmo em eventos aleatórios, já que tudo aqui é feito para resultar nas maiores bizarrices possíveis.
O mapa também é um dos pontos fortes do game. No anterior, os ambientes não eram exatamente um destaque, mas na sequência tudo está mais vasto e variado, fazendo com que a jogatina não fique monótona tão rapidamente. As interações com o cenário também estão melhores e fazem o humor do game ser ainda maior. Você pode simplesmente sair deslizando pela fiação elétrica da cidade, tem coisa mais aleatória que isso?
Partindo para a gameplay, ela é muito similar quando comparamos com a do jogo anterior. Tudo é bem simples e sem nenhum segredo, em pouco tempo você já vai estar fazendo todas as bizarrices que o game lhe permite. Tudo isso se soma a missões principais e secundárias que, mesmo não sendo os pontos fortes aqui, são sim interessantes e trazem uma boa progressão com recompensas conforme você vai avançando na jogatina.
Os visuais e efeitos sonoros também são competentes, nada demais mas competentes. É tudo muito similar ao game anterior, mas vamos ser sinceros: quem liga para isso? Estamos falando de um simulador de cabras, nada aqui é para ser levado a sério, então as similaridades com o primeiro game desses dois itens não é um problema. Agora, algo que eu não consigo entender é como esse game não foi lançado para os consoles da antiga geração, já que convenhamos, não há nada de inovador aqui que necessitasse de um lançamento exclusivo para os novos consoles.
E bugs? Claro que temos, isso já é marca registrada de Goat Simulator, e a grande maioria acaba sendo engraçadinha e não atrapalhando a gameplay. Porém, existem aqueles que estragam a jogatina como, por exemplo, a cabra ficando presa em paredes, algo que aconteceu comigo algumas vezes e prejudicou o ritmo da gameplay, me obrigando até mesmo a voltar em saves anteriores para poder continuar jogando.
Veredito
Goat Simulator 3 pode perfeitamente ser descrito como o primeiro game expandido e melhorado. Tudo aqui é em prol do humor e, devo ser sincero, tive boas risadas durante toda a jogatina com a comédia escrachada que nos é apresentada. O jogo é perfeito? Não, e muito disso se deve pelos bugs que muitas vezes atrapalham a jogatina, mas ainda sim vale a pena por toda a diversão que o jogo tem a oferecer. Goat Simulator 3 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC.