Ícone do siteÍcone do site vgBR

Nintendo cancela participação na BGS 2013

Hoje tivemos a triste confirmação de que a Nintendo cancelou sua participação na edição 2013 da Brasil Game Show, a maior feira de videogames do Brasil.

Em uma entrevista à Folha, Bill van Zyll, gerente-geral da Nintendo para a América Latina disse: “Estamos fazendo com que as novidades cheguem ao mundo todo por meio da Nintendo Direct (conferências de vídeo transmitidas on-line) e canais de redes sociais”. Ao que tudo indica, a Nintendo está expandindo a decisão tomada na E3 2013, onde pela primeira vez na história do evento, ficou de fora das tradicionais conferências de imprensa e foi bastante criticada por isso.

Em nota, Marcelo Tavares, organizador da BGS, lamentou a decisão da empresa. “Além de organizador da feira, falo como fã: estou chateado e decepcionado. Tenho um imenso carinho pela Nintendo e tentei negociar de todas as formas possíveis.” No lugar da Nintendo, teremos uma livraria: A Saraiva ocupará o espaço que foi da empresa na edição 2012 do evento.

A pergunta que fica é: no que isso afeta os gamers brasileiros? Bem, se você gostar da Nintendo, a má notícia é que a recíproca não parece ser verdadeira. O Wii U, que já havia sido prometido aos brasileiros no início de 2013 e depois foi adiado para o final deste ano, até agora continua sem qualquer perspectiva de lançamento em terras nacionais. E esse atraso não parece que estava nos planos da empresa, já que o console conta com os menus em Português do Brasil como opção de fábrica. Já as rivais Sony e Microsoft, confirmaram os lançamentos de seus próximos consoles no Brasil, PlayStation 4 e Xbox One respectivamente, ainda em 2013.

E não é como se a gigante japonesa não tivesse recursos financeiros para bancar sua participação no evento. Longe de uma crise financeira, os resultados da empresa são positivos, mas a decisão que parece ser mais “estratégica” mostra que a Nintendo pode estar sofrendo de uma crise de gestão. O Wii U vende mal, não recebe tantos lançamentos e não tem tido um bom suporte das thirds. Em seu primeiro ano, o novo console da Nintendo passou de pouco mais de 3 milhões de unidades enquanto o Wii vendia 6 milhões no mesmo período.

Mas é em uma de suas suas franquias principais que a Nintendo aposta pra virar o jogo: The Legend Of Zelda: Wind Waker HD, ganha um remake com bundle exclusivo no Wii U e é um dos carros chefes da empresa para tentar emplacar o aparelho. Algumas outras promessas para 2013 são Super Mario 3D World, que sai em 22 de Novembro e Donkey Kong Country: Tropical Freeze que será lançado em 6 de Dezembro.Super Smash Bros e Mario Kart 8 também foram anunciados, mas só devem aparecer no Wii U no próximo ano.

A Brasil Game Show 2013 acontecerá em São Paulo, no Expo Center Norte, de 25 a 29 de Outubro.

Sair da versão mobile