Quando Shin Megami Tensei retornou ao Nintendo Switch em 2021, os fãs da franquia RPG tiveram muitos motivos para comemorar. Shin Megami Tensei V foi o primeiro jogo da série a apresentar um mundo aberto, e a desenvolvedora Atlus fez isso com maestria. Parecia uma transição natural, já que os jogos anteriores eram puramente segmentados com dungeons.
Agora, a Atlus está dando seu merecido mergulho duplo com uma versão aprimorada do jogo, Shin Megami Tensei V: Vengeance . A nova versão vem completa com novos recursos de jogabilidade, conteúdo de história e melhorias de qualidade de vida. Isso é uma ótima notícia, porque por melhor que o Shin Megami Tensei V original seja, ele tem duas falhas críticas: sua história rasa e desempenho abaixo da média no Switch. O intrincado e bem pensado sistema de batalha baseado em turnos do RPG, a direção de arte deslumbrante e a atmosfera temperamental foram capazes de preencher o vazio do enredo, mas havia espaço para melhorar.
Felizmente, Vengeance aborda os problemas do original para criar um pacote mais forte. O caminho da história recém-introduzido é muito mais coerente, e seu elenco de apoio desempenha um papel mais ativo nele. O melhor de tudo é que, embora Vengeance esteja disponível no Switch, ele não está mais vinculado exclusivamente a essa plataforma. Seu desempenho pode variar dependendo de onde você joga, mas uma mudança para PC, PlayStation e Xbox finalmente desbloqueia seu verdadeiro poder. Shin Megami Tensei V já era um dos melhores JRPGs de mundo aberto que existem, e Vengeance o torna ainda melhor.
Em Vengeance, os jogadores podem escolher entre dois caminhos de história: o Canon of Creation ou o Canon of Vengeance. O primeiro é o encontrado no jogo original, e o último é completamente novo. O maior problema com o enredo original do Canon of Creation é o quão pouco envolvidos muitos dos personagens secundários se sentiram na trama. Assim como nos jogos anteriores da série, o personagem principal, Nahobino, está em uma jornada em um cenário infernal pós-apocalíptico para remodelar o mundo à sua imagem.
Os personagens coadjuvantes geralmente só fazem suas aparições mais impactantes nas últimas horas da história, onde dependendo da decisão que você escolher, você terá finais diferentes. O recém-adicionado Canon of Vengeance tem uma história retrabalhada que parece muito mais com uma narrativa de RPG simplificada que você normalmente experimentaria. A história do Canon of Creation nunca pareceu que ia a lugar nenhum, e as motivações dos personagens aqui eram vagas. Esse não é o caso aqui.
A nova facção de vilões introduzida no Canon of Vengeance, os Qadistu, são uma força antagônica mais coerente para enfrentar. O elenco de apoio está muito mais envolvido dessa vez, e suas motivações são mais claras, tornando o novo enredo mais fácil de se investir.
O Canon of Vengeance também tem uma região explorável inteiramente nova, Shinjuku. Esta substitui a terceira região, Chiyoda, do Canon of Creation. Como a maior parte do jogo se passa em um cenário desértico avermelhado, eu realmente apreciei a mudança drástica de estética de Shinjuku com sua areia branca, quase fazendo parecer neve. Trocar Shinjuku e Chiyoda entre os dois caminhos da história adiciona uma camada de rejogabilidade, especialmente para aqueles que já fizeram seu caminho através do lançamento original.
A jogabilidade baseada em turnos de Vengeance não traz nenhuma grande reformulação do sistema original. Aqueles que jogaram sua série irmã Persona se sentirão em casa. Você ataca as fraquezas inimigas para ganhar turnos extras, dando ao sistema de batalha um ritmo de quebra-cabeça. Jogadores novos na série acharão muito mais difícil e implacável do que Persona, no entanto. A série Shin Megami Tensei realmente enfatiza a composição do grupo. Tentar encontrar o grupo perfeito de três demônios adicionais para ajudar a derrotar um chefe avassalador é tão satisfatório quanto superar um chefe em um jogo Souls. Felizmente, há configurações de dificuldade que podem ser ajustadas a qualquer momento.
A maior mudança no sistema de jogo é a inclusão de membros humanos do grupo. Não só há novos demônios para lutar e coletar, mas o elenco de personagens de apoio também pode lutar ao lado de Nahobino em batalha no enredo Canon of Vengeance. Aqui, Vengeance pega um pouco emprestado de Persona para ir além e fazer o elenco de apoio se sentir ainda mais presente.
Há pequenas mudanças no sistema de batalha que realmente somam. Demônios aliados agora têm habilidades especiais passivas, semelhantes à série Pokémon. Por exemplo, a habilidade de um demônio aplica um aumento de dano passivo aos ataques elementais de fogo do grupo. Novas habilidades Magatsuhi, que funcionam como ataques finais quando um medidor está cheio, também são adicionadas. Algumas só podem ser usadas com uma certa combinação de demônios no seu grupo. Essas duas adições por si só abrem radicalmente o que penso sobre a sinergia do grupo.
Uma maneira de adquirir novos aliados demônios é por meio da negociação demoníaca, onde você fala com monstros durante a batalha e escolhe opções de diálogo para tentar fazê-los se juntar a você. Houve algumas melhorias lá, incluindo a adição de um pequeno minijogo divertido onde o demônio pedirá que você adivinhe a silhueta de outro demônio. Ao adivinhar corretamente, eles se juntarão a você automaticamente. Pequenos momentos como esse dão um ar de frescor.
Há um novo item consumível chamado Gold Card. Se um demônio pedir para você abrir mão de algum dinheiro, itens ou HP para se juntar a você, você pode usar Gold Cards para fazer uma contraoferta e eles se juntarão automaticamente. Embora essas sejam algumas adições bem-vindas, a negociação ainda permanece baseada na sorte, pois escolher a opção de diálogo errada ainda pode fazer com que o inimigo o ataque ou fuja.
As mudanças incrementais na jogabilidade são astronômicas, mas as melhorias na qualidade de vida também são essenciais aqui. Para começar, agora você pode salvar seu jogo em qualquer lugar do mapa em vez de ter que voltar todo o caminho até um ponto de salvamento. Além disso, os novos Magatsu Rails espalhados pelos mapas de mundo aberto permitem que você voe por diferentes pontos, tornando a exploração muito mais rápida. Os destinos das missões agora podem ser vistos no mapa, e são codificados por cores para ajudar a distinguir facilmente entre elevação de altura.
Eu sempre achei o mundo aberto de Shin Megami Tensei V tão impressionante quanto os encontrados em seus contemporâneos como Xenoblade Chronicles 3 e Final Fantasy VII Rebirth . Embora a humanidade tenha sido derrotada e os demônios tenham tomado seu lugar, ele ainda parecia animado com NPCs. Os prédios em ruínas e penhascos oferecem muita variedade e elevação de altura. Todas essas novas mudanças de qualidade de vida no mundo aberto tornam a travessia dele uma experiência mais suave.
Como Vengeance está em todas as plataformas, sistemas mais poderosos aliviam os problemas de desempenho encontrados no lançamento original no Switch, onde ele sofria com longos tempos de carregamento e taxas de quadros oscilantes. Também havia problemas de pop-in e draw-distance no mundo aberto, onde às vezes demônios podiam aparecer na sua frente a qualquer momento. Isso era especialmente irritante se você estivesse tentando evitar batalhas. A versão do Xbox Series S, que testei, não tem nenhum desses problemas. Os tempos de carregamento são mais curtos, com muito poucas, ou nenhuma, lentidão de desempenho ou quedas na taxa de quadros.
VEREDITO
Shin Megami Tensei V já era um RPG de mundo aberto incrivelmente sólido em 2021, e a nova versão de Vengeance vale a pena voltar, tanto que torna o original completamente obsoleto. O enredo Canon of Vengeance por si só seria o suficiente, mas a jogabilidade e os ajustes de qualidade de vida podem fazer de Shin Megami Tensei V: Vengeance talvez o melhor jogo de toda a série.